domingo, 7 de janeiro de 2018

A verdade sobre os Produtos para Crianças


Praticamente todas as marcas de produtos de cabelos têm uma linha para crianças.
Mas será que existem mesmo diferenças entre os produtos de crianças e de adultos?
Bem, não quero já dar uma resposta sem antes juntos analisarmos todas as hipóteses...

Por exemplo, marcas como a Shea Moisture, Camille Rose, As I Am, etc... são conhecidas por terem produtos naturais e têm todas linhas específicas para crianças.
A maioria das vezes as pessoas preferem comprar linhas indicadas para as suas crianças por acreditarem que são menos agressivas. Mas se essas marcas são reconhecidas por serem "completamente" naturais, os produtos de adultos serão muito idênticos ou mesmo iguais aos de criança!

Infelizmente, há algo que muitos desconhecem, as marcas não são obrigadas a listar nos rótulos todos os ingredientes que usam para fabricar um produto, julgo eu que cerca de 10% não é obrigatório estar no rótulo!
Tanto os produtos de adultos como para crianças podem conter ingredientes que serão sempre desconhecidos por nós! Se quisermos permanecer 100% naturais e saudáveis, o melhor é só usarmos água no cabelo 😂

Vamos ver aqui um exemplo de dois produtos da Shea Moisture: um condicionador da linha Coconut & Hibiscus e um condicionador da linha para crianças:


A lista de ingredientes do Coconut & Hibiscus é a seguinte:

E esta é a lista de ingredientes da linha Mango & Carrot para crianças:
Se observarmos bem as duas listas, são praticamente iguais! As únicas diferenças é que a ordem dos ingredientes está um pouco trocada e há um ou outro ingrediente que um tem que o outro não tem (e ainda bem, senão seria gozar demais com a nossa cara!).
Os ingredientes listados, a maioria são naturais. Talvez o mais estranho de ler é o Sorbitol Esters que é usado nos cremes/condicionadores como um agente emulsionante, nada de especial até agora.

As marcas lançam linhas para crianças simplesmente por pura propaganda, porque sabem que os pais vão ficar descansados ao verem a foto de uma criança estampada na embalagem ou a palavra "para crianças" escrita em letras gordas na frente do rótulo!

Outra coisa muito importante, não caiam na tanga dos desfrisantes para crianças! Não digo sempre, mas a maioria das vezes são iguais aos de adulto ou às vezes até piores, trust me!
Eu costumava usar sempre o Dark and Lovely Moisture Plus Shea Butter, e uma vez fui a uma loja para comprar mas não havia. Apesar de já ter lido que os desfrisantes de adulto e criança são a mesma coisa, decidi levar o Dark and Lovely de crianças porque pensei "bem deve ser igual, mais forte não deve ser de certeza"... Errado!! Foi um desastre, tive o meu primeiro corte químico! Só usei uma vez, desfrisei normalmente como costumava desfrisar, e pimbas espeta-me com um corte! Como é que isto pode ser para crianças se é ainda mais forte que o de adultos, alguém me explique?! É que a seguir a isso fui ler reviews e soube de várias pessoas que passaram pelo mesmo problema... I.n.a.c.r.e.d.i.t.á.v.e.l.! Imagina isto no cabelo de uma criança!

Queres usar um desfrisante mais fraco? Não uses os de criança, mas sim um texturizer! E sim, não digo todos, mas vários texturizers fazem exatamente aquilo que prometem e nota-se mesmo que não têm muitos químicos, ou os que têm não são muito fortes porque não conseguem alterar totalmente a estrutura do fio de cabelo.

O importante é leres sempre bem os ingredientes! Não te fies pelo que está estampado no rótulo da frente. Há marcas espertinhas que enganam muito e para não te passares por ignorante, lê bem o que está escrito nas letrinhas pequeninas da lista de ingredientes! Já vi champôs que à frente diziam com letras bem grandes "SEM SULFATOS" e na lista estava logo lá em 1º lugar o Lauryl Sulfate!
Compara os produtos de adulto com os produtos de criança da mesma marca, se não houver diferenças o teu filho(a) pode usar os teus produtos. E tu também podes usar os de criança, não fiques restrito(a) a pensar "ah isto é uma linha para crianças, não é para mim", é pois! Se tiver melhores ingredientes, melhor para ti também! Eu própria uso a linha de Cantu para crianças, até gosto mais do cheiro. Não há cá restrições. O importante é ler os ingredientes. Lê, lê e lê!
O meu próximo post vai ser uma ajuda de como decifrar os ingredientes de um produto.



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Incrível o que esta gente faz para vender. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Ola Sandy
    Realmente ha com cada truque para se vender
    Eu por acaso uso o Dark and Lovely para criancas,por achar menos agressivo.uso ha anos e agora ando com queda de cabelo na parte frontal que e onde tenho pintado com tinta da wella que me disseram nao ter amoniaco.
    Para reverter a queda estou a usar minoxidil 2,que ja havia usado uma vez por aconselhamento do dermatologista,tomo os comprimidos viviscal,tenho colocado no couro cabeludo um tonico natural de aloe vera e oleo de coco e seguindo uma das tuas indicacoes, as vezes mastigo um dente de alho em jejum,hidrato e selo uma vez por semana e lavo o cabelo tambem uma vez.na parte frontal tenho tido muita comichao e nao sei se e uma especie de crosta.para reduzir esse efeito pareide usar o shampoo sem sulfatos da ORS e tenho usado o medicinal Tedol.nas mascaras semanais uso a hair mayonaise da ORs, intercalo com a da Apoghee two step e sempre misturando com oleo de ricino, de coco e azeite extra virgem.so que agora nada parece resultar e ando desesperada,pois o cabelo da tras esta cumprido e muito lindo e a frente caindo
    Reconheco que nao gosto de beber agua.
    O que me aconselhas por favor? Mudei de tinta para sta_sog-fro pois disseram-me que era mais natutal.condicionador uso da Tresemme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Parece-me que tens um regime semanal de cabelo bem elaborado.
      Mas tenta bem perceber o que o cabelo precisa, porque por vezes usar demasiados produtos também não é bom, principalmente para um cabelo sensível ou com queda.
      Há quanto tempo estás a fazer os tratamentos?
      Demora algum tempo até se ver resultados. Se já passaram por exemplo 6 meses e não viste resultados, experimenta um novo regime, por exemplo trocar os comprimidos... Já experimentaste a biotina de 5000mcg? Ou experimenta ampolas, as da Risfort Bioplacenta ou Placenta Choque são muito boas.
      É muito importante tomar atenção à alimentação, bebe mais chás e tenta comer salmão e atum também ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar