sábado, 16 de dezembro de 2017

Como fazer crescer as bordas laterais do cabelo?


Estou de volta com mais um post!! Sei que tenho estado desaparecida, mas nestes últimos meses não tenho andado com muito tempo. No entanto, com estes fins-de-semana "grandes" com o feriado lá consegui arranjar um tempinho para ir escrevendo aos poucos no Blog.
Fiquei indecisa se lançava já o post ou não, porque como já tinha falado nos meus snaps, estou a trabalhar num novo projeto, e queria esperar que fosse lançado para começar a atualizar os posts... mas decidi não esperar porque ainda não tenho data de lançamento. Na altura ficarão a saber qual é... uma surpresa que vem aí 😋

Bem mas vamos ao post...

O que pode causar as falhas nas laterais do cabelo?
  • Usar tranças muito apertadas.
  • Usar tissagens ou outras extensões muito apertadas.
  • Usar constantemente o cabelo apanhado e muito apertado.
  • Ter os poros sempre entupidos com produtos.
  • Apanhar o cabelo enquanto está molhado.
  • Outras causas (problemas de saúde, etc...)
As dicas que vou dar neste post servem para tratar as falhas das bordas causadas pelos 5 primeiros pontos acima mencionados. Se achas que as tuas falhas se devem a algum problema de saúde ou outro tipo de problema deves consultar o teu médico de família ou um dermatologista!

Como ter as bordas do cabelo de volta?

Se já estás com falhas laterais há muito tempo, andas desesperado(a), provavelmente já deves ter ouvido para massajares essa zona com óleos para estimular o crescimento. Bem, e isto até é tudo verdade, mas vamos primeiro parar para perceber a ciência do cabelo... O cabelo nasce a partir dos folículos pilosos ("poros" ou "furinhos que temos no couro cabeludo"), e se esses furinhos estiverem entupidos, o nosso cabelo terá mais dificuldades para crescer.
Por isso primeiro de tudo, seja qual for uma dessas 5 causas anteriores de queda capilar, deves tratar de desentupir os folículos pilosos usando um bom shampoo purificante! 
Podes usar as técnicas, óleos, entre outras coisas que quiseres, mas se os teus folículos estiverem entupidos, o teu cabelo não vai crescer ou vai crescer muito lentamente!

  • Usa um shampoo purificante:
Opta por usar um shampoo purificante herbal que contenha algum destes ingredientes: aloe vera, alecrim, hortelã-pimenta, tea tree (árvore-de-chá), camomila, ou vitamina E. 
Ser um shampoo purificante não significa que tenha que ter sulfatos! Aliás, evita usar shampoos com o ingrediente: Sodium Lauryl Sulfate. É um ingrediente conhecido por ser extremamente irritante no couro cabeludo, causando secura, descamações e às vezes até feridas! É um ingrediente usado em muitos champôs por ser um ingrediente barato, mas toma atenção aos rótulos!
Se quiseres algo mesmo natural usa por exemplo o sabão preto africano como shampoo, e até é conhecido por ser um esfoliante natural por isso vai ajudar a estimular a circulação sanguínea na área afectada e consequentemente promover o crescimento do cabelo.

Sugestões de champôs purificantes:
(A lista não está ordenada!)

1. Giovanni Tea Tree Triple Treat Invigorating Shampoo (sem sulfatos)
2. ORS Hairepair Invigorating Shampoo (sem sulfatos)
3. EDEN BodyWorks Peppermint Tea Tree Shampoo (sem sulfatos)
4. Shea Moisture African Black Soap Deep Cleansing Shampoo (sem sulfatos)
5. Desert Essence Tea Tree Replenishing Shampoo (sem sulfatos)
6. Real Natura Shampoo Pro Detox Argila verde | Alecrim (sem Sodium Lauryl Sulfate)

  • JBCO + Óleos Essenciais:
O Jamaican Black Castor Oil (JBCO) é um óleo já bastante conhecido por estimular o crescimento do cabelo e torná-lo mais forte e volumoso. Com certeza não é o único óleo que estimula o crescimento do cabelo, mas é dos poucos que tem o poder de estimular os folículos já adormecidos.

E se adicionares óleos essenciais ao teu JBCO as propriedades benéficas serão acrescidas!
Os óleos essenciais são conhecidos por:
- Libarar as toxinas do couro cabeludo (óleo de madeira de cedro, etc.);
- Promover a circulação sanguínea (o sangue circulando melhor, o cabelo cresce mais rápido!) (óleo de alecrim, óleo de hortelã-pimenta, etc.);
- Aliviar as inflamações do couro cabeludo (óleo de lavanda, óleo de alecrim, óleo de camomila, óleo de hortelã-pimenta, etc.);
- Melhorar o metabolismo celular (óleo de alecrim, etc.);
- Limpar as células mortas (óleo de tea tree, etc.);
- Desentupir os poros (óleo de tea tree, etc.);
- Acabar com impurezas, bactérias e fungos (óleo de tea tree, óleo de lavanda, etc).

Como vês são tudo propriedades que vão melhor o estado do teu couro cabeludo, possibilitando assim que o cabelo cresça mais rápido e de forma saudável.

Junta uma colher do JBCO com 2 ou 3 gotas de um óleo essencial ao teu gosto (aconselho óleo de alecrim ou óleo de lavanda), molha os teus dedos nos óleos e massaja muito bem o couro cabeludo por 2-3 minutos, principalmente a zona calva. Massajar bem o couro cabeludo é um passo super importante porque vai permitir melhorar a circulação sanguínea. Faz este tratamento pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.

  • Tolha molhada bem quente:
Para melhorar ainda mais o tratamento anterior, enrola uma toalha molhada com água bem quente à volta da cabeça, essencialmente na zona calva, durante 10 minutos. Isto possibilitará abrir os folículos facilitando a absorção dos óleos no couro cabeludo. Se tiveres uma daquelas toucas térmicas com manga para o secador e uma touca de alumínio, cobre o cabelo e a toalha com a touca de alumínio e a seguir a touca térmica usando um secador para que a toalha permaneça sempre quente e o tratamento seja ainda mais eficaz.


  • Hot Oil Treatments (Tratamentos com óleos quentes):
Outra alternativa a usar uma toalha quente seria massajar o couro cabeludo com óleos previamente aquecidos.
Se os óleos estiverem quentes, serão absorvidos pelo couro cabeludo com mais facilidade.
Lê mais aqui como deves fazer um tratamento com óleos quentes (Hot Oil Treatment).

  • Dorme com almofadas com fronhas de cetim:
A maioria das fronhas são feitas com tecido de algodão. O algodão proporciona muito atrito entre o nosso cabelo e o tecido, gerando assim o aumento da queda e quebra dos fios. Além disso o tecido de algodão absorve toda a hidratação do cabelo, deixando-o muito mais seco de manhã.
O tecido em cetim é muito macio, assim o teu cabelo vai deslizar melhor não criando o atrito. E o melhor ainda é que não vai "roubar" a hidratação do cabelo, de manhã os teus cremes não estarão estampados na almofada!
Se preferires usar toucas em cetim, certifica-te que não tenham um elástico muito apertado para não incomodar as bordas do cabelo.

  • Evita usar penteados muito apertados (tissagens, tranças, etc.):
Fica longe de tissagens e tranças! Estou a falar muito a sério!
As tissagens e as tranças geram imensa tensão no cabelo, têm quase o mesmo efeito de estares constantemente a puxar o teu cabelo para sair. 
Se estás a tentar que o teu cabelo cresça, não vais querer usar nada que contrarie este efeito, não é?
E se não és adepta de tissagens nem tranças, mas todos os dias apanhas o cabelo e as bordas ficam assim apertadas como por exemplo as desta imagem, então também não estás safo(a)!

  • Evita usar gel (mesmo os que não têm álcool):
Se és daquelas pessoas (como eu... confesso 😝) que adora apanhar o cabelo e usar gel para alisar e domar os baby hairs, tens que parar com este vício!... Pelo menos parar o vício com o gel, seja qual for o gel (mesmo os sem álcool).
Todos os géis são feitos à base de proteínas, são elas que fazem com que o cabelo fique "duro" e no sítio depois de aplicarmos o gel.
Usar gel de vez em quando não faz mal nenhum, mas se usas todos os dias vais sofrer de protein overload, isto é excesso de proteínas. E se tens baixa porosidade, vai ser então um problema terrível! Mesmo para quem tem alta porosidade, as proteínas não devem ser usadas em excesso.
Portanto, de vez em quando vai alternando o gel com um edge control à base de castor oil (óleo de rícino) e sem álcool!
Existem vários bons edge control à base de óleo de rícino, tens aqui alguns exemplos:
(A lista não está ordenada!)
1. Cantu Shea Butter Edge Control
2. ORS Olive Oil Edge Control
3. Sunny Isle Jamaican Black Castor Oil Edge Control
4. Creme of Nature Argan Oil Perfect Edges

  • Não entupir o couro cabeludo de produtos:
Os únicos produtos que deves usar no couro cabeludo são os shampoos e óleos naturais apenas!
Nunca deves pôr condicionador no couro cabeludo, a não ser que seja um condicionador de cowash. Máscaras, cremes, espumas, etc, também deves apenas usá-los exclusivamente no comprimento do cabelo!
Usar demasiados produtos no couro cabeludo vai causar o entupimento dos folículos, e como já tinha explicado antes, vai assim dificultar o crescimento do teu cabelo.

  • Evita produtos químicos:

Por último, mas não menos importante, deves também evitar usar produtos químicos (desfrisantes, progressivas, tintas químicas, etc.). 
Deves estar ciente que os químicos vão enfraquecer e podem partir os fios de cabelo, principalmente os mais frágeis que são os das bordas. 



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Optimo post Sandy...as alwasys. Obrigada! Bjs

    ResponderEliminar
  2. ameias dicas estava precisando de dicas assim brigada.





    amei estas dicas estava precisando de algo assim brigada.

    ResponderEliminar