quinta-feira, 22 de junho de 2017

O teu cabelo será alérgico ao Óleo de Coco?


Provavelmente, o óleo de coco deve ser dos ingredientes mais falados no que toca aos cuidados do cabelo africano.
A maioria das pessoas tende a amar este óleo e é dos ingredientes que mais costuma fazer parte da rotina do nosso cabelo. 
Que produto de cabelo tens no armário que não contém óleo de coco nos ingredientes?... É difícil responder, não é? A maioria dos produtos especializados para cabelos africanos contêm ou óleo de coco ou manteiga de karité no topo dos ingredientes. 

Já alguma vez te questionaste se és alérgico(a) ao óleo de coco?
Fazes de tudo para o teu cabelo ficar perfeito, tens uma rotina capilar exemplar, mesmo assim continuas com queda de cabelo, ou os fios andam quebradiços, ou então o teu cabelo continua seco/áspero e já não sabes o que fazer... Talvez possa estar saturado do óleo de coco!
Usas shampoos que contêm óleo de coco, o condicionador também, ainda voltas a pôr o leave-in que é à base de óleo de coco e no fim ainda selas com óleo de coco extra-virgem... Será que o teu cabelo não te anda a gritar "Já chega de óleo de coco! Ando sufocado, deixa-me pleaseeee!!"? 

Mas como saber se és mesmo alérgico(a) ao óleo de coco?
Existem dois tipos de pessoas:
  1. Aquelas que já experimentaram o óleo de coco extra-virgem e aperceberam-se logo que o cabelo não reage bem a ele.
  2. Aquelas que têm uma rotina capilar exemplar, até acham que gostam do óleo de coco, mas o cabelo parece estar maior parte das vezes seco, baço, ou quebradiço ou até andam a passar por uma experiência de queda de cabelo.
Cataloguei as pessoas por tipos para te ajudar a perceber se o teu cabelo realmente tem algum problema com o óleo de coco ou não. 
A seguir vou detalhar melhor cada um dos tipos e lês apenas o que achas que te enquadraste.

1º Tipo:
Existem algumas pessoas, apesar de poucas, que percebem logo que não se dão bem com o óleo de coco. Geralmente descobrem porque aplicam óleo de coco extra-virgem e sentem logo um efeito contrário ao que esperavam.
Mas nesses casos será que o problema é do óleo de coco em geral ou dessa marca de óleo de coco que usaram em específico?
Se és uma dessas pessoas que pensa que o óleo de coco não se dá bem com teu cabelo e ainda só experimentaste uma marca de óleo de coco, aconselho-te a experimentares outras marcas e só depois aí tirar conclusões.
Digo-te isto porque apesar de já usar óleo de coco há 7 anos no meu cabelo, só agora percebi que a qualidade do óleo de coco muda muito de marca para marca. 
Seria bom fazermos o óleo de coco caseiro, assim assegurávamos sempre uma boa qualidade do produto, mas como isso dá algum trabalho temos que comprar nos supermercados ou lojas. Existem tantas marcas que oferecem óleo de coco extra-virgem e temos a tendência a pensar que é tudo o mesmo, mas de facto não é!

Apercebi-me disso quando comprei o óleo de coco do Jumbo (marca: Bio Origens). O meu cabelo nunca ficou tão áspero! Foi sem dúvida a pior marca de óleo de coco que já usei! Só notei na segunda vez que o apliquei... a primeira vez pensei "deve ser problema doutro produto qualquer" ou "o meu cabelo está com manias hoje"... na segunda vez, o cabelo ficou de tal forma áspero e embaraçado que ao pentear perdi imenso cabelo, foi horrível, nunca me tinha acontecido!
Nas outras marcas de óleo de coco que já usei nunca notei muitas diferenças entre elas, mas agora pensando nisso tenho a ligeira sensação que a primeira marca que usei, no meu inicio da HJ, foi uma das melhores (marca: Fushi), só deixei de comprar porque era um pouco mais cara que a maioria. 
E recentemente no grupo do Blog no Facebook uma seguidora postou que achava o óleo de coco do Celeiro um dos melhores (marca: Nature Foods). Então há pouco tempo fui ao Celeiro e comprei para experimentar...e Wow é mesmo uma diferença ABISMAL em termos de qualidade! Para quem passa da marca Bio Origens para a Nature Foods fica muito encantado(a)! 
O do Celeiro deixa o cabelo super, super, super macio! 
Como é que dois óleos de coco podem dizer-se extra-virgens e serem tão diferentes um do outro!?

Mas isto tudo para te dizer para não te desanimares, porque se achas que o teu cabelo é alérgico ao óleo de coco pode ser só um falso alarme! Experimenta outras marcas e compara os resultados.
Aqui tens algumas sugestões de marcas de óleos de coco consideradas boas marcas:

1. Nature Foods
Como já tinha dito, é a marca que uso atualmente e estou absolutamente encantada. Logo que aplico no cabelo fica muito, mas mesmo muito macio e super brilhante. Hidrata durante dias!
2. Nutiva
Esta marca ainda não usei, mas segundo as pesquisas que fiz esta e a Viva estão as duas no topo das melhores marcas de óleo de coco.
Foram feitas investigações no fabrico de óleos de coco de diferentes marcas e chegou-se à conclusão que estas duas têm a melhor qualidade e atenção na produção.
Inúmeras pessoas comentaram as diferenças do sabor destes óleos de coco comparativamente com outras marcas e dizem que estes sabem e cheiram realmente a coco. Se é dos melhores para comer, creio que seja também dos melhores para o cabelo e para a pele... aliás, apesar de ser difícil encontrar reviews apenas direccionadas para o cabelo, consegui encontrar alguns comentários de pessoas que referiram que acham os efeitos destes óleos de coco no cabelo e na pele melhores que outras marcas.
Este foi um dos comentários que encontrei no fórum do site NaturallyCurly.

Este comentário foi do MakeUpAlley.

Comentário do site iHerb.

São as duas marcas de óleo de coco mais vendidas no Amazon!

Onde comprar? No site iHerb (com embalagem de plástico aqui) (com embalagem de vidro aqui).
Cupão de desconto de 5% - RAQ119.
3. Viva
4. Fushi
Foi a primeira marca de óleo de coco que usei e foi aí que me apaixonei profundamente pelos resultados que proporcionava ao meu cabelo. Já há muitos anos que não compro esta marca por isso não consigo fazer uma comparação assertiva, mas creio que seja uma das melhores marcas também.
Onde comprar? No site FeelUnique.com

Recentemente também usei a marca Jarrow e acho decente. Não é espectacular como a Nature Foods, mas não é horrível como a Bio Origens. Eu passei da Jarrow para a Bio e foi aí que notei que o meu cabelo ficou completamente diferente...para pior!


2º Tipo:
Se és daquelas pessoas que dedica o seu tempo ao cabelo, tem uma rotina capilar bem estruturada, já tentou de tudo para salvar o cabelo e mesmo assim ainda não se sente satisfeita com o estado do seu cabelo... possivelmente é porque algo que andas a usar na tua rotina capilar não te anda a fazer bem ao cabelo e ficas iludido(a) que anda! E isso pode até ser o óleo de coco, já que esse é um ingrediente que está presente na maioria dos produtos que usamos.


O meu conselho seria experimentares passar uma temporada sem usar óleo de coco, mesmo nada com óleo de coco, e ver como o teu cabelo reage. 
Elimina todos os produtos que tenham óleo de coco nos ingredientes, deixa o óleo de coco extra-virgem arrumado lá no fundo do armário e tenta fazer a tua vida independente deste óleo. 

O teu cabelo pode até gostar muito do óleo de coco, mas agora pode estar cansado dele porque o usas em demasia. Tudo o que é demais não é bom, não é verdade?! Com o cabelo não é excepção. Se usas muito um ingrediente, o teu cabelo vai se cansar dele e gritar "BASTA!". 

Confesso, eu sou uma das pessoas que me devo catalogar neste tipo, como disse já uso o óleo de coco há 7 anos, quase todos os meus produtos têm óleo de coco nos ingredientes e sempre acreditei que o meu cabelo não sobrevive sem ele. Mas acho que vou experimentar ficar uma época sem pôr nada com este ingrediente e ver o que acontece. 

Aqui tens alguns exemplos de produtos sem óleo de coco nos ingredientes:


Nesta lista não pus shampoos porque são os produtos mais fáceis de encontrar sem óleo de coco.

(A lista não está ordenada por prioridades!)

Máscaras:
1. Creme of Nature Argan Oil Intensive Conditioning Treatment
2. ORS Olive Oil Replenishing Conditioner
3. TGIN Honey Miracle Hair Mask (ideal para cabelos 4C)
4. Aunt Jackie's Curls & Coils In Control Moisturizing & Softening Conditioner
5. Macadamia Natural Oil Masque 
6. Shea Moisture Mongongo & Hemp Seed Oils High Porosity Moisture-seal Masque
7. Shea Moisture Raw Shea Butter Deep Treatment Masque
8. Keracare Natural Textures Honey Shea Co-Wash (Condicionador de Co-wash)
9. Mielle Organics Babassu Oil & Mint Deep Conditioner 
10. ORS Hair Mayonnaise
Condicionadores:
11. Cantu Shea Butter Hydrating Cream Conditioner
12. Redken All Soft Conditioner
13. Giovanni Smooth as Silk Deep Moisture Conditioner 
Leave-in e Cremes:
14. Kinky-Curly Knot Today Leave-in
15. Shea Moisture Baobab & Tea Tree Oils Low Porosity Protein-Free Leave-In Detangler 
16. TGIN Green Tea Leave In Conditioner
17. Camille Rose Naturals Almond Jai Twisting Butter (ideal para cabelos 4C)
18. Cantu Shea Butter Leave-in Conditioning Repair Cream
19. Cantu Argan Oil Leave-in Conditioning Repair Cream
20. Cantu Shea Butter Grow Strong Strengthening Treatment
21. Taliah Waajid The Great Detangler
22. Mielle Organics Moisturizing Avocado Hair Milk
23. Aunt Jackie's Quench Moisture Intensive Leave-In Conditioner
24. Keracare Natural Textures Twist & Define Cream
Óleos:
25. ORS HAIRepair Vital Oils


Até não foi muito difícil encontrar produtos sem óleo de coco. Notei que as marcas que mais usam óleo de coco são a As I Am, Shea Moisture (maioria dos produtos) e Keracare (maioria produtos da gama Natural Textures). Mesmo assim dessa marca consegui listar alguns sem óleo de coco, excepto da As I Am.
Provavelmente, a manteiga de karité é dos ingredientes mais usados nos produtos de cabelo africano. Reparei que cerca de 90% destes produtos usa manteiga de karité. Para quem desconfia ter alergias à manteiga de karité, hei de fazer um post só com sugestões de produtos sem este ingrediente.

Espero que esta informação te tenha sido útil :)


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

8 comentários:

  1. Oi,Sandy.
    A única marca do óleo de côco que não fez bem ao meu couro cabeludo e fio é Vitaquell do Celeiro. Tive reação alérgica no couro cabeludo. Também o champô Herbal essence de côco nada deixou o meu cabelo macio. O óleo que gostei é da marca Indiana KTC. Deixa o meu cabelo macio e afins os fios. Experimentei o óleo de côco 100% cento do Pingo Doce e ainda não tenho reparado como ficou. Mas lembro que deixou o meu cabelo macio. Meu Deus, tenho de estar atenta o que uso. Rsrsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jarlenys,
      também já usei a marca Vitaquell...usei depois da Fushi... não me lembro bem como ficava no meu cabelo, não era das piores senão tinha reparado, mas acho que também não foi das melhores.
      Nunca usei esse shampoo da Herbal Essences, mas já usei o condicionador da mesma gama e não gostei também!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. oii, Sandy
    Eu parei um pouco de usar o óleo de coco no cabelo porque o cheiro é muito intenso e não gosto muito.
    Uso mais quando faço a umectação.
    Agora estou a usar o óleo de Argan da marca creme of nature argan oil oil tratment, uso esse óleo para fazer o método LCO.
    Queria saber se esse óleo e recomendado para fazer o método LCO visto que não 100% natural, antes usava o óleo de coco mas o óleo de argan tem um cheiro mais agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kharla,
      Quero muito experimentar esse óleo. É quase, quase natural...é à mesma óleo de argan só que contém fragrância, nada de muito grave ;)
      Beijinhos 😘

      Eliminar
  3. Olá... Já vi vídeos com os produtos da TGIN e adorei! Sabes se é possível encontra-los em Portugal e onde?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia, eu consigo arranjar-te. Envia um email para sandracabelosafricanos@gmail.com
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sandy, gostava de saber se aconselhas a usar os produtos da marca originals by Africa's best? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dayana, já usei alguns produtos dessa marca e gostei, nomeadamente o Kids Organics Shea Butter detangling lotion que é um dos meus cremes preferidos e o spray para comichão de tranças que também achei bom. Beijinhos

      Eliminar