segunda-feira, 12 de junho de 2017

60 Truques para o Cabelo que Todos Deveriam Saber


Na quinta-feira passada não consegui lançar um post, mas para te compensar lancei hoje este post cheio de truques e dicas para o cabelo! Algumas delas podes até já conhecer, mas outras de certeza que vais ficar surpreendido/a!

A lista dos truques é grande, mas são todos muito diferentes e importantes, por isso a minha primeira dica é leres e ires anotando no teu bloco de notas os nº daqueles que mais gostaste. Quando um dia pensares em fazer algum, já tens anotado o nº e já vai ser mais fácil procurares aqui. Espero que gostes =)


60 Truques para o Cabelo:
1. O teu cabelo é extremamente difícil para pentear e perdes sempre muito cabelo quando o penteias? Experimenta pentear enquanto tens a água a escorrer no cabelo durante o banho: Satura o cabelo com muito condicionador, liga o chuveiro e deixa a água a escorrer no teu cabelo, e enquanto está a escorrer no cabelo vai penteando com um pente de dentes largos. Vais ficar chocado/a com tanta facilidade e rapidez!

2. As pontas dos teus Twist Outs ou Braid Outs ficam sempre muito finas? Não faças twists ou as tranças até ao final das pontas, ao invés disso no final enrola as pontas com um flexi rod ou com um perm rod. Os rolos vão criar um look mais volumoso.

3. Tens o cabelo 4C e já tentaste de tudo para definir os caracóis mesmo assim nada resultou? Usa Argila para deixar os caracóis super definidos! Num recipiente de plástico junta argila bentonita + vinagre de maçã até que fique numa pasta uniforme. Molha o cabelo e vai aplicando a pasta por secções. Cobre o cabelo com uma touca de plástico, deixa assim por 30min e a seguir enxagua com água morna. Vais ficar surpreendido/a com os resultados, vais ver caracóis nunca antes vistos! (Vê aqui neste vídeo ao pormenor como se faz).

4. No Verão guarda o leave-in no frigorífico, as cutículas dos fios de cabelo vão ficar mais seladas e o cabelo mais brilhante também!

5. Tens as laterais do cabelo muito finas ou vazias e não gostas de ter a aparência de uma testa muito grande? Usa um lápis de sobrancelhas ou uma sombra com um pincel para disfarçar as áreas mais vazias.

6. Queres as laterais do teu cabelo de volta? Semanalmente usa o Jamaican Black Castor Oil que é muito bom para estimular o crescimento do cabelo nessa área. Quando usares o JBCO vai fazendo movimentos circulares com uma escova de dentes (soft) para esfoliar essa área e estimular ainda mais o crescimento.

7. Quando fazes um rabo-de-cavalo gostavas que tivesse mais volume e ficasse mais comprido? Divide o cabelo ao meio usando apenas a ajuda dos dedos, faz dois totós (um à frente e outro atrás), depois só tens que certificar que o cabelo do totó da frente cobre o elástico de trás...e pronto, aí tens um rabo-de-cavalo mais volumoso e super comprido!
Vê o vídeo abaixo para perceberes melhor como se faz.
(Neste vídeo aqui a Naptural85 usa ganchos para deixar um look ainda mais natural)
(Outro vídeo alternativo aqui para quem tem o cabelo desfrisado ou liso.)


8. Se não tens uma touca de plástico ou de alumínio para fazer Deep Conditioning opta por usar um saco de plástico. O meio ambiente vai agradecer-te por isso!

9. Tens um cabelo difícil de pentear e não queres gastar muita água ou tens uma filha que chora imenso quando lhe penteias o cabelo? Usa a escova Tangle Teezer ou a Escova Vazada Jäneke da Marco Boni ou a Denman Brush D31 ou a D41. São as melhores escovas para pentear o cabelo crespo ou encaracolado! Desembaraçam os nós facilmente, não doem ao pentear e não arrancam tanto o cabelo.

10. Se tens uma escova Denman Brush D3 e notas que é um bocado agressiva a pentear e parte muito o cabelo, podes sempre remover algumas filas de dentes da escova para que os dentes fiquem mais espaçados uns dos outros e assim já não arranca tanto o cabelo. A maioria das pessoas costuma tirar 3 filas. (Vê aqui um vídeo a explicar como se faz).

11. Se tens uma escova Tangle Teezer e achas que tem os dentes muito curtos, experimenta a mais recente Tangle Teezer para cabelos crespos e encaracolados (Tangle Teezer Thick & Curly Brush lançada em Março de 2016), tem os dentes mais longos e fortes. Vais notar logo a diferença, é MUITO melhor que a original!

12. Costumas desembaraçar o cabelo apenas com os dedos mas tens notado que os teus caracóis não estão muito definidos? Experimenta usar a escova Denman Brush + gel Eco Styler Olive Oil na finalização para teres caracóis super definidos!

13. Querias ter um daqueles secadores de pé de salões de cabeleireiro mas não tens espaço em casa para ter um? Usa um Heat Cap com um secador de mão, faz praticamente o mesmo efeito. E até podes usá-lo nos teus Deep Conditionings.

14. Estás sempre a perder os teus ganchos e elásticos? Aqui tens uma solução: Pega numa embalagem vazia de especiarias que tenhas em casa e coloca os ganchos bobby-pins lá dentro, e os elásticos podes pô-los à volta da embalagem. Vê a imagem abaixo.

15. Vais passear e sabes que mais tarde vais precisar de usar ganchos no cabelo? Guarda 2 ou 3 ganchos bobby-pins no porta-moedas ou na carteira.

16. Acabaste de lavar o cabelo e precisas que o espelho desembacie rapidamente? Não te preocupes, seca o espelho com o secador de mão (modo quente), vai logo desembaciar num instante!

17. Queres prevenir que o espelho fique sempre embaciado cada vez que tomas banho? Quando estiveres a limpar o espelho, na parte do espelho que não queres que embacie limpa com uma espuma de barbear. Vais ver que das próximas vezes que tomares banho, o espelho já não vai ficar embaciado nessa parte que limpaste com a espuma de barbear.

18. Com preguiça de aquecer o óleo de coco em banho-maria? Usa o secador de cabelo para aquecê-lo e voilà, em menos de 1min está pronto.

19. Se não gostas do cheiro do óleo de coco podes aplicar um óleo com alguma fragrância depois de pores o óleo de coco no cabelo. Por exemplo, eu costumo usar o óleo da ORS Hairepair Vital Oils que é uma mistura de vários óleos naturais e tem uma boa fragrância que cobre o mau cheiro do óleo de coco.
Outra solução seria usares o óleo de coco fraccionado que é um tipo de óleo de coco que fica sempre no estado líquido, não tem cheiro nem sabor.

20. Usa apenas o shampoo no couro cabeludo e na raiz do cabelo. Quando enxaguares o shampoo, vai escorrer para as pontas e remover a sujidade sem deixá-las ressequidas nem frisadas.

21. Quando fazes Braid Outs costumas ficar com o cabelo frisado, encolhido e sem movimento perto da zona da nuca? Experimenta fazer alguns twists na parte de baixo ao invés de tranças no cabelo todo. Por exemplo, faz tranças quase no cabelo todo e cá em baixo perto da nuca faz dois ou três twists.

22. Uma sugestão de spray refrescante para usares sempre que o cabelo fica seco: é só juntares água, um condicionador, e um pouco de um óleo natural num borrifador. Assim podes refrescar os caracóis e deixá-los mais definidos e sem frizz.

23. Esqueces-te sempre do elástico de cabelo quando sais de casa? Põe um ou dois elásticos no teu porta-chaves e assim tens sempre um quando necessitares.

24. Usa um vaporizador ou um Heat Cap com secador para teres um Deep Conditioning mais eficaz.

25. Não tens um vaporizador ou um Heat Cap nos teus Deep Conditionings? Não te preocupes, aquece a tua máscara em banho-maria antes de aplicares no cabelo e vais ter resultados muito semelhantes. (Não te esqueças de passar a máscara para um recipiente à parte e NÃO aquecer a máscara diretamente na embalagem original!).

26. Usas tranças mas tens sempre muita comichão no couro cabeludo? Experimenta um destes DIY sprays para combater as comichões:
  1. Enche um borrifador pequeno com água e adiciona 2 ou 3 gotas de Óleo de Tea Tree. Borrifa no cabelo sempre que sentires comichões.
  2. Num borrifador mistura 1/2 de água + 1/2 de vinagre de maçã. Borrifa no couro cabeludo sempre que sentires comichões.
  3. Se não suportares o cheiro do vinagre, aqui tens outra solução: Enche um borrifador pequeno/médio com Água das Rosas e junta 1 ou 2 colheres de Vinagre de Maçã. Borrifa no couro cabeludo sempre que sentires comichões.
  4. Este não é um spray mas também é muito bom: Esfregar gel da planta Aloe Vera no couro cabeludo alivia as comichões.
  5. Se nenhuma dos DIY anteriores resultou contigo, experimenta o spray da African Pride Braid Sheen Spray, é super bom para acabar com as comichões.
27. Tens um filho bebé que não gosta de sentir a água a escorrer pela cara ou fica incomodado quando o shampoo vai para os olhos? Não te preocupes, existe a solução perfeita para este problema! Inventaram uns chapéus-pala de plástico próprios para o banho dos bebés (podes ver na imagem abaixo).

28. Se o teu cabelo tem baixa porosidade e queres uma alternativa ao shampoo, usa Bicarbonato de Sódio (Baking Soda) para lavar o cabelo. O Bicarbonato de Sódio tem um alto pH, por isso vai ajudar a levantar um pouco as cutículas removendo bem a sujidade e oleosidade excessiva do cabelo.
Junta 1/2 copo de Bicarbonato de Sódio + 1 copo de água quente e usa esta mistura para lavar o cabelo, principalmente o couro cabeludo. Se vires que a mistura é demasiado agressiva para os teus fios junta 1 ou 2 colheres de vinagre de maçã.

29. Compraste um condicionador mas não o achaste muito hidratante? Adiciona-lhe uma colher do teu óleo natural preferido.

30. Estás a fazer penteados com rolos ou flexi rods e faltam-te alguns rolos para terminar? Não te preocupes, improvisa com um saco de papel. (Vê aqui neste vídeo como se faz).

31. Se não tens nenhum bom condicionador ou creme para desembaraçar o cabelo, usa gel de Aloe Vera ou então Óleo de Coco. São dos melhores produtos naturais para ajudar a pentear!

32. Se o teu cabelo tem tendência a dar nós enquanto o lavas com shampoo, divide o cabelo em quatro secções, faz um twist em cada secção e vai lavando por secções.

33. Usas um Edge Controler ou um gel para alisar as laterais quando apanhas o cabelo mas não tem resultado ou não dura muito tempo? Então assim que puseres o gel, ata um lenço à volta da cabeça, bem apertado (como mostra a imagem abaixo), deixa estar durante 30min e depois retira. As laterais do cabelo vão ficar bem lisinhas e também vão durar mais tempo!

34. Caso não tenhas uma escova de cerdas (Boar Bristle Brush), a escova de dentes também é boa para ajudar a alisar as laterais quando usas um edge control ou um gel.

35. Se não tiveres um edge control ou um gel para alisar as laterais, experimenta usar a manteiga de karité e depois amarrar o cabelo com um lenço durante 30min.

36. Tens caspa ou muita comichão no couro cabeludo? Adiciona umas gotas de Óleo de Tea Tree ao teu shampoo.

37. Se as tuas máscaras acabaram usa os ingredientes que tens na cozinha para fazer uma máscara caseira. Ingredientes para reconstrução: ovos, iogurte grego natural, maionese... Ingredientes para hidratação: mel, banana... Ingredientes para parar a queda: chá preto, chá verde, gengibre, alho, aloe vera...

38. Se sempre que fazes Twist Outs ou Braid Outs nunca secam totalmente durante a noite, então antes de fazeres estes penteados e também antes de aplicares os produtos finalizantes deixa o cabelo secar cerca de 30%.

39. Queres ter Twist Outs/Braid Outs/Flexi Rods super definidos? Quanto mais molhado o cabelo estiver quando estiveres a fazer o penteado mais definidos vão ficar os caracóis quando o cabelo secar.

40. Nos Twist Outs/Braid Outs ou noutros penteados semelhantes, quando fores desfazer os twists ou as tranças e se o cabelo não estiver totalmente seco, o penteado não vai ficar perfeito! Para teres os melhores Twist Outs/Braid Outs/Flexi Rods/etc de sempre tens que deixar o teu cabelo secar completamente!

41. Não queres sujar o lavatório com cabelo enquanto penteias? Antes de penteares cobre o lavatório com película aderente.

42. Não consegues dormir com uma touca de cetim porque te sentes "sufocado/a"? Experimenta então usar uma fronha de cetim. Se não dormes com almofada, usa lençóis de cetim.

43. Estás com a máscara no cabelo e precisas de ir ao supermercado num instante? Cobre o cabelo com uma touca de alumínio ou de plástico e ata um turbante africano por cima. Vais desfilar no supermercado com um look super fashion e ninguém perceberá que estás a fazer Deep Conditioning, além disso o teu cabelo vai permanecer super quente e humedecido!

44. O ralo do chuveiro fica sempre entupido com os teus fios de cabelo? Antes de lavares o cabelo usa um filtro para prevenir que os fios entrem. (Vê a imagem abaixo).

45. Achas que o teu cabelo é alérgico ao óleo de coco? Até pode não ser esse o problema, e sim na marca do óleo de coco que usaste! Mesmo que diga na embalagem que o óleo de coco é 100% virgem puro, existem marcas melhores que outras que fazem toda a diferença no cabelo. Experimenta outras marcas e vê se o problema persiste.

46. Não queres que o cabelo fique frisado depois de o lavares? Troca a tua toalha por uma t-shirt de algodão. O algodão é mais soft nos fios de cabelo e não os deixa frisados.

47. Queres um cabelo mais volumoso ou penteados como Braid Outs/Twist Outs/Straw Curls/etc menos encolhidos? Antes de dormires põe o cabelo todo para a frente como se estivesses a fazer um apanhado em formato abacaxi mas sem o elástico, a seguir cobre o cabelo com uma touca de cetim (como mostra esta imagem aqui). Na manhã seguinte o cabelo vai estar mais volumoso e menos encolhido.

48. Quando fizeres Co-Wash ao enxaguares no final não removas todo o condicionador, deixa cerca de 50% do condicionador no cabelo. O cabelo ficará mais macio e maleável durante vários dias e os caracóis também vão ficar mais definidos!

49. Usa um hair brush cleaner para limpar os fios de cabelo da tua escova. (Vê a imagem abaixo).

50. Depois da máscara usa um condicionador para selar as cutículas dos fios de cabelo. E o enxaguamento final deve ser com água fria ou morna quase fria para que o cabelo não fique frisado quando secar.

51. Nunca uses as unhas para esfregar o couro cabeludo ao lavar o cabelo, vais acabar por ter o couro cabeludo irritado e possivelmente com feridas, sujeito a apanhar bactérias e fungos com mais facilidade.

52. Vê aqui os 8 truques para combater o factor encolhimento no cabelo natural.

53. Usa toalhitas de bebé para remover o excesso de oleosidade e sujidade do couro cabeludo.

54. Antes de fazeres Twist Outs/Braid Outs/Flexi Rods/Straw Curls/etc verifica primeiro as condições meteorológicas. Estes tipos de penteados não combinam bem com a humidade!

55. Para fixar os penteados, no final dá com o secador de mão em modo cool (ar frio).

Dicas apenas para quem tem o cabelo desfrisado:
56. Queres prolongar os períodos sem desfrisar, mas estás a ter dificuldade em lidar com as duas texturas diferentes? Manipula menos o cabelo optando por usar mais Braid Outs/Twist Outs/Straw Curls/Flexi Rods/etc, ou apanha o cabelo em donut, ou se quiseres ficar 1 mês sem te preocupares muito com o cabelo faz tranças postiças.

57. Os desfrisos deixam os teus fios de cabelo cada vez mais finos? Opta por fazer Texlax ou se quiseres algo ainda mais fraco usa um Texturizer.

58. O teu cabelo desfrisado parte-se muito, já tentaste de tudo e nada parece resultar? Se costumas usar desfrisantes No-Lye experimenta trocar para desfrisantes Lye, são mais gentis no cabelo e não fazem partir tanto. (Lê mais aqui sobre isto)

59. Se passares óleo de coco ou vaselina no couro cabeludo antes do desfriso vai prevenir as queimaduras, irritações e outros problemas que os químicos possam causar ao couro cabeludo.

60. Se tiveres queimaduras no couro cabeludo devido aos desfrisantes, aplica gel de aloe vera ou óleo de vitamina E. Estes dois ingredientes ajudam a cicatrizar as feridas e a aliviar os ardores.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário