quinta-feira, 9 de março de 2017

Tenho o cabelo danificado..e agora que faço?

Ter o cabelo danificado é o pior dos males que nos pode acontecer ao cabelo.. E quando acontece pela primeira vez entramos em pânico, desesperados(as) sem saber o que fazer...
Se estás a ler este post e identificas-te com a situação descrita, podes agora ficar calmo(a)... no resto do post vou explicar-te o que deves fazer quando o cabelo está danificado e quebradiço.

Como saber se o cabelo está danificado?
  • Quebra dos fios - Se os fios do teu cabelo se partem com alguma frequência é sinal que o cabelo está danificado! Se quando penteias, ou passas a mão no cabelo, ou fazes penteados, ou até nem fazes absolutamente n.a.d.a. e saem fios de pequenas dimensões, então sofres de quebra de cabelo! (Atenção, quebra de cabelo não é mesmo que queda de cabelo! Queda de cabelo é quando os fios saem pela raiz..consegue-se distinguir porque normalmente quando é queda se olhares para a ponta dos fios tem uma bolinha branca e os fios são também mais compridos).
  • Pontas espigadas - Muitas pontas espigadas também podem ser um indicativo de cabelo danificado. Enrola uma pequena secção de cabelo à volta de uma caneta, se houver muitos fios a saírem para fora significa que tens pontas espigadas. Lê mais aqui.
  • Cabelo extremamente seco - Se sentes que o teu cabelo anda mais baço/seco que o habitual pode querer dizer que está danificado.
  • Desfrisantes excessivos ou mal aplicados - Se desfrisas sempre o cabelo com uma periodicidade menor do que 2 em 2 meses ou sempre que desfrisas pões o desfrisante da raiz até às pontas, tens mais probabilidades de sofrer danos nos fios de cabelo ou cortes químicos.
  • Tintas excessivas ou mal aplicadas - Se pintas o cabelo demasiadas vezes ou descoloraste, tens mais probabilidades de sofrer danos nos fios de cabelo ou cortes químicos.
  • Demasiados alisadores/chapinhas - Se usas o alisador/chapinhas frequentemente tens grandes probabilidades de ter o cabelo danificado. Se o cabelo estiver quebradiço e com pontas espigadas, é um indicativo de cabelo danificado.
  • Secadores com temperaturas elevadas - O uso frequente de secadores com temperaturas muito elevadas pode levar a que o cabelo fique danificado.
  • Muita exposição ao Sol ou muito contacto com o cloro - O contacto excessivo dos raios UV ou do cloro com os fios de cabelo podem deixá-lo frágil e danificado.
  • Não absorve a hidratação - Se sentes que o cabelo já não absorve tão bem a hidratação ou se absorve e logo a seguir perde-a facilmente, pode indicar que o teu cabelo esteja poroso e consequentemente danificado (lê mais aqui sobre este assunto).
  • O cabelo custa mais a desembaraçar que o normal - Se tens demorado mais tempo a desembaraçar o teu cabelo e sentes que está cada vez mais difícil de pentear, pode ser um sinal de cabelo danificado.

Como tratar o cabelo danificado?
1º - Reconstruir os fios

Se o teu cabelo está danificado e queres evitar cortá-lo, a primeira coisa que deves fazer é comprar uma boa máscara reconstrutora ou ir a um bom cabeleireiro profissional fazer um tratamento de reconstrução dos fios.
Os tratamentos reconstrutores são feitos à base de proteínas, essas proteínas são o factor chave para ajudar-te a ver livre desses danos.
Deixo-te uma imagem com uma breve explicação de como as proteínas agem quando os fios estão danificados...


Como o cabelo não "vive" só com proteínas, é importante que equilibres os tratamentos reconstrutores com tratamentos hidratantes e nutritivos, senão o cabelo vai continuar baço e quebradiço! Se não estás muito a par destes termos, sugiro-te que leias primeiro este post: "Equilibrio entre hidratação e proteínas" e depois este post: "Diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução".
P.S. No post "Equilibrio entre hidratação e proteínas" não mencionei a nutrição porque muitas vezes a hidratação e nutrição estão muito ligadas... nos sites afro americanos geralmente não fazem distinções entre as duas...
«As proteínas e a hidratação funcionam em harmonia para produzir um cabelo saudável. Elas precisam uma da outra!!! O cabelo irá absorver melhor a hidratação se tiver, regularmente, adequadas quantidades de proteínas.» (excerto do post "Equilibrio entre hidratação e proteínas") 

Sugestões de ótimas máscaras reconstrutoras:
Para quem tem o cabelo mesmo MUITO danificado as 4 primeiras máscaras são TOP! Têm reviews muito satisfatórias e com pontuações muito elevadas no MakeuUpAlley!
1. Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor
Depois de usares esta máscara reconstrutora deves aplicar um condicionador hidratante no cabelo. Sugestão: Joico K-Pak Conditioner To Repair Damaged
2. Aphogee Two Step Protein Treatment
Depois de usares esta máscara reconstrutora é muito importante que faças um tratamento hidratante a seguir. Sugestão: Aphogee Balancing Moisturizer
3. Nexxus Emergencee Strengthening Polymeric Reconstructor
Depois de usares esta máscara reconstrutora deves aplicar um condicionador hidratante no cabelo. Sugestão: Nexxus Humectress Ultimate Moisturizing Conditioner
4. Affirm 5 in 1 Reconstructor
Depois de usares esta máscara reconstrutora deves aplicar um condicionador hidratante no cabelo. 
5. Redken Extreme Strength Builder Plus
Depois de usares esta máscara reconstrutora deves aplicar um condicionador hidratante no cabelo. 

2º - Tratamento com óleos quentes (Hot Oil Treatment)
Outro tratamento também muito eficaz para combater o cabelo danificado é fazer Hot Oil Treatments.
O Hot Oil Treatment restaura a elasticidade nos fios, para a quebra e ajuda a reter a hidratação.
Este tratamento consiste em aquecer um óleo natural extra-virgem (podes aquecer em banho-maria, ou no fogão ou no microondas) e aplicar no cabelo umas horas ou um dia antes de lavares o cabelo.

Receita detalhada:
  1. Escolhe um óleo natural 100% extra-virgem para usares. Aliás podes fazer uma mistura com vários óleos...
  2. Aquece o(s) óleo(s) em banho-maria, ou no fogão ou no microondas. (Há quem prefira não aquecer no microondas para que os óleos não percam os seus nutrientes)
  3. Divide o cabelo em 4-6 secções.
  4. Borrifa cada secção com água para que fique húmido (não molhado, mas sim húmido!)
  5. Aplica o óleo já quente em cada uma das secções. (atenção, o óleo não deve estar a muito quente!)
  6. Cobre o cabelo com uma touca de plástico.
  7. Opcional: depois de colocares a touca de plástico podes fazer o tratamento num vaporizador de cabelo.
  8. Espera 45min e depois lava o cabelo normalmente.
  9. Sugestão: podes fazer este tratamento à noite, ir dormir com a touca e no dia a seguir lavares o cabelo.
Melhores óleos para o Hot Oil Treatment:
  • Óleo de Coco
  • Óleo de Abacate
  • Azeite Extra Virgem
  • Óleo de Jojoba
  • Óleo de Amêndoas Doces

3º - Coisas a Evitar quando tens o cabelo danificado:
  • Shampoos anti-resíduos (Clarifying Shampoo) - Estes tipos de shampoos contêm ingredientes como sulfatos que abrem muito as cutículas dos fios, e como o teu cabelo já tem as cutículas muito abertas por estar danificado deves evitar ao máximo este tipo de shampoos.
  • Químicos - Se foram químicos (desfrisantes ou tintas) que te deixaram o cabelo danificado, então pleaseee, a sério, não uses mais químicos até que o cabelo melhore o seu estado! Este ponto é extremamente importante!
  • Alisadores/chapinhas - Não uses alisadores nem secadores com temperaturas muito quentes até que o teu cabelo fique melhor. Se quiseres usar o secador, usa-o no modo cold.
  • Géis com álcool - Evita ao máximo usar géis que contenham álcool. Vê aqui quais são os maus tipos de álcool que existem.
  • Lavar muitas vezes o cabelo com shampoo - Prioriza o co-wash ao invés de lavagens com shampoos. Os shampoos servem para remover a sujidade e acumulação de gorduras no nosso cabelo, mas por outro lado tendem a ressequir os fios também!
  • Penteados muito apertados - Como o cabelo danificado fica muito frágil, os penteados muito apertados podem quebrar mais os fios.
  • Secar o cabelo com uma toalha - Depois de lavares o cabelo não uses uma toalha! Ao friccionares a toalha no cabelo estás a fragilizá-lo ainda mais.. Ao invés de usares uma toalha usa um turbante em toalha ou então uma t-shirt
  • Pentes e escovas muito agressivas - Considera usar um pente de dentes largos ou uma escova mais gentil no teu cabelo. Como exemplo tens a Tangle Teezer..esta escova é uma maravilhaaa! Desembaraça sem partir muito, facilita o pentear e deixa o cabelo muito macio!
  • Alta exposição ao Sol - Se hoje planeaste passar o dia na praia ou vais fazer um piquenique, antes de ires não te esqueças de proteger o cabelo do calor e dos raios UV. Se vais à piscina ou tencionas entrar na água do mar, usa produtos que protejam o teu cabelo do cloro e do sal. Lê mais aqui sobre isto.
4º - Cortar as pontas
A forma mais eficaz de te veres livre do cabelo danificado é cortares o cabelo, mas se não tiveres coragem de o fazer, é muito importante que cortes ao menos as pontas com mais frequência.
Num cabelo saudável deve-se cortar as pontas de 6 em 6 meses. Neste caso como tens o cabelo danificado, aconselhava-te a cortares de 3 em 3 meses. 

5º - Usar mais Estilos Protetores (Protective Styles)
Nesta fase mais crítica do teu cabelo, deves ver-te livre de utensílios de calor (alisadores, modeladores, etc.), de manusear constantemente o cabelo e deves sobretudo proteger as pontas. Vê aqui algumas sugestões de estilos protetores e aqui também.


Sugestão de um Cronograma Capilar para o cabelo danificado:

Explicação:
1ª Semana:
Na segunda-feira usa produtos altamente hidratantes. Ou seja, aqueles que contenham glicerina, aloe vera, vitaminas, panthenol, extratos de plantas e/ou proteínas hidrolisadas (proteína de trigo/wheat protein, proteína de milho/corn protein...).
Podes, por exemplo, fazer co-wash usando o condicionador da Giovanni (os produtos desta marca contêm a maioria dos ingredientes descritos acima por isso são muitíssimo hidratantes).
Depois de lavares podes também usar o leave-in da mesma marca.
Giovanni Smooth as Silk Conditioner
- Giovanni Direct Leave-in 
Outra sugestão também seria usares apenas glicerina ou então borrifares com sumo de aloe vera a seguir à lavagem.
Na quarta-feira faz um Hot Oil Treatment com os teus óleos preferidos.
A sexta-feira é o dia mais importante, neste dia deves fazer um tratamento super reconstrutor.

2ª Semana:
Começa a segunda-feira outra vez a usar produtos bem hidratantes.
Na quarta-feira faz um Hot Oil Treatment e/ou faz Co-wash com um condicionador bem nutritivo.
Na sexta-feira faz um tratamento com uma máscara hidratante. Vê aqui algumas sugestões de máscaras hidratantes.

3ª Semana:
Começa a segunda-feira outra vez a usar produtos bem hidratantes.
Na quarta-feira faz de novo um Hot Oil Treatment.
Sexta-feira faz um tratamento super reconstrutor.

4ª Semana:
Começa a semana a fazeres o Greenhouse Effect. O Greenhouse Effect é muito parecido ao Hot Oil Treatment, a única diferença é que não se aquece o óleo.
Na quarta-feira usa produtos hidratantes.
Na sexta-feira faz um tratamento com uma máscara super nutritiva. Vê aqui sugestões de máscaras nutritivas.




(ATUALIZADO 25/04/2017)


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

7 comentários:

  1. olá Sandy, epah era o que realmente precisava, muuiiiito obrigada.. vou começar esse cronograma e esperar que resulte, pois meu cabelo está super danificado, não penetra nenhuma hidratação e fico arrepiada so de pensar em lava-lo porque embaraça muito, mesmo com pente largo sai muito e demora .fiquei 1 ano e seis meses sem desfrisar, pintei com tinta permanente depois de 6 meses desfrisei... é como dizes no inicio entrei em panico, pois nunca tive tal queda e quebra.mas como tinha sido mae a pouco tempo também associei ao parto porque antes de desfrisar já saia muito.... quando faço co-wash com condicionadores nutritivos e bastante hidratantes preciso usar uma mascara?
    sigo-te há muito tempo e por seguir teus conselhos meu cabelo crescer muito.. continua a nos presentear com mais posts. visito teu blog todos os dias para ver se há novidades, és uma querida. obrigada, Mercedes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Espero mesmo que resulte com o teu cabelo. Vai tentando uma das máscaras que dei como exemplo, se uma não funcionar no teu cabelo, a outra irá funcionar de certeza.
      Não, no co-wash usa somente condicionador.
      Agora todas as quintas-feiras lanço um novo post no Blog!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. muito obrigada pela reposta Sandy... vai resultar com certeza. já reparei que agora é sempre as quintas.. que maravilha... podes fazer um post a falar do tratamento com queratina liquida? a propósito, ainda fazes progressiva? se sim, como o cabelo esta a reagir? tenho alguma ondulação e tenho receio de perder com este tratamento

      Eliminar
    3. Já pensei em fazer um post a falar da queratina líquida, mas nunca experimentei e é um assunto que ainda não me sinto muito à vontade em falar, terei que recolher melhores informações.
      A última vez que fiz progressiva foi em Maio do ano passado, planeio agora fazer 1 ano e depois voltar a fazer de novo porque o meu cabelo ainda não precisa.
      O meu cabelo tem reagido bem, mas como muitas progressivas deixam o cabelo com pouco volume e eu gosto de cabelo mais volumoso, daí agora deixar um espaço de um ano e talvez da próxima vez só faça a progressiva na raiz.
      Se tens receio de perder as ondulações não te aconselho a progressiva, porque assim que o cabelo apanha um bocado de vento ou secas com o secador fica logo liso.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Adoreii as dicas o cronograma capilar é quase igual do qual eu sigo a única diferença é que eu lavo o cabelo e faço as hidratações de 2 em 2 dias, em dias alternados segunda Quinta, domingo assim sucessivamente ...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas! O tratamento com óleo quente não é mesma coisa que o GreenHouse Effect?
    Faço deep conditioning quase todas semanas e ponho creme e óleos, uso as escova uma vez por semana quando lavo, no resto dos dias uso as maos para desmbarçar o meu cabelo natural (mistura de 4b/4c e algumas ) no entanto tenho sempre as minhas pontas embaraçadas, secas, com nos e espigadas como evitar isto, ou como melhorar isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O greenhouse effect pode ser feito com óleos frios ou quentes enquanto que o Hot Oil Treatmente é sempre com óleos quentes.
      O teu deep conditioning é com máscaras reconstrutoras?

      Eliminar