quinta-feira, 30 de março de 2017

Baixa Porosidade VS Alta Porosidade


Em 2014 fiz um post sobre o cabelo poroso... E apesar de ter explicado a diferença entre baixa e alta porosidade, apenas dei soluções para quem tem alta porosidade. Existem muitas pessoas que sofrem do problema contrário - baixa porosidade nos fios de cabelo. (Clica aqui para leres o post de 2014 sobre a porosidade).
Este post tem o intuito de te ajudar a perceber melhor se tens baixa ou alta porosidade e como deves tratar do cabelo no caso de teres algum destes problemas.

Como saber se tenho Baixa Porosidade ou Alta Porosidade?
No post de 2014 tinha descrito dois testes muito conhecidos para te ajudarem a perceber se o teu cabelo é poroso. O primeiro teste consistia em passar os dedos por um fio de cabelo e analisar se existiam irregularidades (se existir é sinónimo de alta porosidade), e o segundo teste consistia em colocar um fio de cabelo dentro de um copo com água e ver se afundava ou não (se afundar é sinónimo de alta porosidade)... Mas agora discordo um pouco com o segundo teste e não o acho muito fiável pela seguinte razão: a maioria das pessoas relata ter uma baixa porosidade, e nem sempre isso é verdade... a maioria das vezes que o fio de cabelo flutua no copo de água deve-se ao facto de haver oleosidade no fio (nomeadamente o sebo produzido pelo couro cabeludo) e como o óleo e a água não se misturam o fio de cabelo acaba por boiar.

A melhor forma de saberes se tens baixa, média ou alta porosidade é responderes às questões que te irei colocar de seguida e/ou fazeres o primeiro teste que descrevi no post anterior. Se o teste te der um resultado diferente das questões respondidas, fia-te mais pelo resultado das questões!

Questões:
  • O meu cabelo demora imenso tempo a secar depois de o lavar?
  • Demora imenso tempo até absorver água ou outros produtos hidratantes?
  • É difícil de absorver máscaras ou só absorve quando uso calor?
  • Parece que os produtos ficam apenas na superfície dos fios e não são absorvidos?
  • Não aceita bem produtos químicos...é difícil para alisar quando o desfriso ou é difícil para pegar a tinta depois de o pintar?
  • O meu cabelo seca muito rápido depois de o lavar?
  • Dá nós facilmente?
  • Parece que está sempre seco, baço e sem brilho?
  • Absorve os produtos hidratantes muito facilmente mas passados uns minutos já está novamente seco?
  • Aceita bem os produtos químicos...desfrisa ou pinta com muita facilidade?
Resultados:
Se respondeste com SIM a 4 ou mais questões coloridas a roxo significa que o teu cabelo tem uma baixa porosidade.
Se respondeste com SIM a 4 ou mais questões coloridas a azul significa que o teu cabelo tem uma alta porosidade.
Se te identificas com a maioria das questões a roxo e também a azul pode querer dizer que existem partes do teu cabelo que podem ter uma baixa porosidade e outras terem uma alta porosidade. Normalmente isto acontece quando estás a fazer transição para natural e tens metade do teu cabelo natural (provavelmente com uma baixa porosidade) e as pontas desfrisadas (talvez com uma alta porosidade).
Se não te identificas com a maioria ou nenhuma das questões apresentadas, então podes esquecer este post, definitivamente tens uma porosidade normal e o teu cabelo não tem quaisquer tipo de problemas associados a isto.


Baixa Porosidade:
Baixa porosidade significa que as cutículas do fio de cabelo estão super fechadas e portanto o fio não absorve a hidratação.
Num cabelo com baixa porosidade as cutículas são muito difíceis de abrir quando molhamos o cabelo, mas assim que são abertas o cabelo mantém-se hidratado.

Porque tenho uma baixa porosidade?
O teu cabelo pode ter uma baixa porosidade por inúmeros factores...
1. Factor genético
2. Muito uso de produtos espessos (condicionadores, cremes, óleos, etc...)
3. Demasiado uso de produtos com proteínas (ex.: leave-in's) (a maioria dos leave-in's contém proteínas e a maioria das vezes nem ligamos à sua composição)
4. Falta de uso de shampoos anti-resíduos (clarifying shampoos).

Soluções:
  • Vaporizações ou Calor durante os tratamentos com máscaras - Enquanto estás a fazer tratamentos com máscaras deves fazer vaporizações (usar um hair steamer). O vapor e o calor ajudam a levantar as cutículas, permitindo assim que os nutrientes da máscara penetrem nos fios de cabelo. (Se não tiveres um hair steamer usa um heat cap com um secador).
  • Hidratar no cabelo húmido - Depois de lavar o cabelo enquanto está húmido é a melhor altura para receber hidratação.
  • Fazer o Baggy Method regularmente - O Baggy Method vai ajudar a levantar as cutículas permitindo que a hidratação entre nos fios de cabelo. Clica aqui para veres o que é o Baggy Method.
  • Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos - Deves lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos (clarifying shampoo) mais vezes do que imaginavas... o ideal é lavares 2 a 3 vezes por mês com este tipo de shampoo. Isto porque um cabelo com baixa porosidade acumula sujidade (build up) com mais facilidade que um cabelo normal. Exemplo de shampoos anti-resíduos: Joico K-Pak Clarifying Shampoo; Shea Moisture African Black Soap ShampooPantene Pro-V Champô Purificante; etc...
  • Lavar o cabelo com Argila Vermelha Marroquina ou Argila Bentonita - A argila é alcalina e age quase como um shampoo anti-resíduos, mas é natural e ajuda desintoxicar a pele, a tratar as inflamações no couro cabeludo, a curar a caspa e torna os caracóis mais visíveis e definidos. É ideal para um cabelo com baixa porosidade porque por ser acalina ajuda a levantar as cutículas. Podes adquiri-la aqui.
  • Procurar por produtos feitos à base de água e que tenham humectantes nos ingredientes - Os produtos que tenham humectantes (ex.: glicerina/glycerin, mel, Propylene Glycol, Butylene Glycol, Fructose, Panthenol, Sodium PCA, Sodium Lactate, Hydrolyzed silk protein, etc...) nos ingredientes são os melhores para ajudar a hidratar o teu cabelo já que estes ingredientes ajudam a atrair e a reter a água nos fios de cabelo. No entanto deves ter algum cuidado com os humectantes quando o ar tem uma baixa humidade, nesta situação deves combiná-los com produtos emolientes anti-humectantes como por exemplo a manteiga de karité ou o óleo de coco. (Se quiseres saber mais pormenores sobre a humidade do ar, lê o terceiro ponto da Alta Porosidade).
  • Usar proteínas com muita cautela - Um cabelo com baixa porosidade é mais sensível a proteínas e nem precisa de muitas por já ter as cutículas bem seladas, por isso verifica bem a lista de ingredientes de um produto para ver se contém muitas ou poucas proteínas antes de o usares. Produtos com queratina não são mesmo para ti! 
  • Evitar óleos ou outros produtos muito espessos a não ser que sejam bons emolientes - Os óleos ou outros produtos muito espessos vão cobrir as cutículas dificultando ainda mais que se levantem na altura de hidratar. (Exemplos de óleos mais leves.: óleo de arganóleo de semente de uvasóleo de jojobaóleo de amêndoas doces...). Contudo, óleos ou produtos espessos que sejam bons emolientes (ex.: manteiga de karité e óleo de coco) parecem resultar bastante bem em alguns cabelos com baixa porosidade.
1. Shea Moisture Low Porosity Baobab & Tea Tree Oils Protein-Free Conditioner
Esta gama da Shea Moisture foi especialmente designada para quem tem Baixa Porosidade. Tem óleos de Baobab e Tea Tree que ajudam a remover gentilmente a build up sem agredir os fios e glicerina e panthenol para ajudar a reter a hidratação. Não contém qualquer tipo de proteínas já que o cabelo com baixa porosidade é muito sensível às proteínas. Além do condicionador, esta gama ainda inclui o shampoo e o leave-in.
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.
2. Giovanni 50:50 Balanced Hair Moisturizer Conditioner
É feito à base de ingredientes naturais, contém glicerina, panthenol, extratos de plantas e não contém nenhumas proteínas, o que lhe torna perfeitamente ideal para quem tem baixa porosidade.
Onde comprar? No iHerb.com (desconto de 5€ na primeira compra, basta usar este cupão - RAQ119)
3. Shea Moisture African Black Soap Purification Masque
Contém argila e óleo de tea tree que ajudam a remover gentilmente a build up, mas também contém ingredientes como o óleo de coco e manteiga de karité que são bons emolientes, e ainda óleo de jojoba, etc. para equilibrar.
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.
4. Cantu Shea Butter Curl Activator Cream
É um ativador muito leve que contém glicerina logo como 2º ingrediente e tem óleos naturais e extractos de plantas. É conhecido por definir e amaciar muitíssimo bem os caracóis. Não contém nenhumas proteínas.
Onde comprar? Na loja online deste Blog: http://produtosafro.com
5. Softsheen-Carson Care Free Curl Gold Instant Activator
É um ativador de caracóis nada gorduroso, mesmo muito leve. Muitas raparigas com baixa porosidade amam este produto! Contém glicerina como 3º ingrediente.
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.
6. Jessicurl Deep Conditioning Treatment
Feita à base de ingredientes naturais essencialmente óleos e extractos de plantas, é considerada uma das melhores máscaras de tratamento para quem tem baixa porosidade. Funciona às mil maravilhas principalmente quando é usada com calor.
Onde comprar? No MyNaturalCurls.com
7. Kinky-Curly Come Clean Natural Moisturizing Shampoo Sulfate Free
É um shampoo quase anti-resíduos, mas não contém sulfatos e é feito à base de ingredientes naturais.
Onde comprar? No iHerb.com (desconto de 5€ na primeira compra, basta usar este cupão - RAQ119)
8. Ouidad Curl Immersion Triple Treat Deep Conditioner
Melhora a elasticidade do cabelo e a retenção de hidratação! Contém glicerina e óleo de semente de uvas no topo dos ingredientes e não contém proteínas.
Onde comprar? No BeautyBay.com
9. Tigi Bed Head Moisture Maniac Conditioner
Este condicionador aumenta a elasticidade e ajuda a revitalizar os caracóis. Contém glicerina no topo dos ingredientes.
10. Kinky-Curly Knot Today Leave-in
Este leave-in é feito à base de ingredientes naturais. Tanto os cabelos com baixa e com alta porosidade parecem adorar este produto.
Onde comprar? No iHerb.com (desconto de 5€ na primeira compra, basta usar este cupão - RAQ119)
11. Shea Moisture Raw Shea Butter Extra Moisture Transitioning Milk
Contém humectantes como glicerina e panthenol, bons emolientes como a manteiga de karité e o óleo de coco e ainda o óleo de argan como 5º ingrediente. É um dos produtos mais amados por quem tem baixa porosidade.
Da mesma gama também existe o Shea Moisture Raw Shea Butter Extra-Moisture Detangler que tem glicerina como 1º ingrediente e óleo de argan como 4º ingrediente e também é muito amado por quem tem baixa porosidade!
Onde comprar? Na loja online deste Blog: http://produtosafro.com
12. Scurl No Drip Activator Moisturizer
É um ativador de caracóis, ótimo humectante que contém glicerina como 2º ingrediente e tem também panthenol. Muito hidratante e amacia imenso o cabelo!
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.


Alta Porosidade:

Porque tenho uma alta porosidade?
O teu cabelo pode ter uma alta porosidade por inúmeros factores...
1. Factor genético
2. Alisamentos químicos e/ou tintas químicas
3. Uso de Chapinhas/Alisadores/Modeladores/Secadores regularmente
4. Demasiada exposição ao Sol ou contacto com a água salgada ou com cloro
5. Demasiado uso de shampoos com sulfatos ou com um pH muito elevado
6. Falta de tratamentos com proteínas no cabelo.

Soluções:
  • Fazer um ACV Rinse (Lavagem com Vinagre de Maçã) regularmente - Deves fazer um ACV Rinse 1-2 vezes por semana depois de lavares ou fazeres co-wash ao cabelo. O vinagre de maçã é conhecido por baixar os níveis de pH do cabelo e por fechar as cutículas dos fios permitindo que a hidratação fixe no cabelo.
  • Adicionar sumo de Aloe Vera ao regime semanal - Mistura 1/3 de sumo de Aloe Vera e 3/4 de água num borrifador e usa esta mistura no cabelo antes de aplicares o leave-in. Outra sugestão é misturares 1-2 colheres de chá de Aloe Vera com a máscara num recipiente à parte quando fizeres tratamentos com máscaras. A Aloe Vera também baixa os níveis de pH e é conhecida por fechar as cutículas. (Podes adquirir aqui o sumo de Aloe Vera)
  • Usar anti-humectantes se a humidade absoluta do ar for muito baixa - Simplificando, a humidade absoluta do ar é a quantidade de vapor de água que um certo volume de ar contém. Se a humidade absoluta for baixa, o ar não contém quase água nenhuma e isso é mau para o cabelo porque o ar vai de certa forma "roubar" a pouca hidratação que o nosso cabelo tem de forma a que a humidade no ar fique equilibrada. Em dias chuvosos com temperaturas baixas (< 10ºC) ou quando está uma temperatura amena entre os 15-25ºC mas a *humidade relativa do ar está abaixo dos 30%, deves usar produtos anti-humectantes para não deixar escapar a hidratação dos fios. Quando a humidade absoluta do ar é muito excessiva (ex.: temperaturas entre 30-35ºC com humidades relativas acima dos 85%), o cabelo absorve mais água do que aquela que necessita, isto provoca inchaços nos fios de cabelo e maior levantamento das cutículas, por isso também deves usar produtos com ingredientes anti-humectantes para manterem a hidratação nos fios de cabelo e evitarem que os inchaços aconteçam. Alguns ingredientes anti-humectantes podem ser por exemplo silicones, manteiga de karité, cera de abelha (beeswax) ou óleo de coco.
  • Usar produtos com um baixo pH - Qualquer produto com um pH entre 4 e 7 é o ideal para um cabelo poroso! Tem mais atenção aos níveis de pH em shampoos, condicionadores e leave-in's já que são produtos que são usados quando o cabelo está molhado, ou seja, quando está mais sensível e com as cutículas mais abertas. Lê mais aqui sobre o pH no cabelo.
  • Evitar usar shampoos com sulfatos e fazer mais Co-wash - Os shampoos com sulfato levantam muito as cutículas dos fios. Opta por fazer mais Co-wash do que lavar o cabelo com shampoo.
  • Usar óleos e produtos mais espessos - Os óleos e cremes mais espessos selam melhor as cutículas, ajudando que a hidratação permaneça dentro dos fios. O óleo de coco é um dos melhores óleos para quem tem o cabelo poroso! (Mais exemplos de óleos espessos: óleo de abacate, azeite extra-virgem...)
  • Usar produtos com muitas ceramidas - O óleo de semente de uvas contém 73% de ceramidas na sua composição. Os produtos brasileiros da marca Bio Extratus Tutano e Ceramidas também contêm ceramidas. (Clica aqui para leres o post sobre as ceramidas)
  • Fazer tratamentos com proteínas com alguma regularidade - As proteínas vão ajudar a reconstruir os fios do teu cabelo, por isso deves usá-las com alguma frequência (de 15 em 15 dias). Mas não as uses demasiado, podem deixar o teu cabelo duro e quebradiço!
  • Não lavar o cabelo com água muito quente - A água quente faz levantar as cutículas, e tudo o que menos desejas é ter as cutículas mais levantadas do que já estão, por isso lava o cabelo com água morna ou o mais fria possível.
*P.S. Consegues saber a percentagem de humidade relativa do ar pesquisando a meteorologia no Google.
1. Shea Moisture Mongongo & Hemp Seed Oils High Porosity Moisture-Seal Co-Wash
Esta gama da Shea Moisture foi especialmente designada para quem tem Alta Porosidade. Contém manteiga de karité como 2º ingrediente, tem ainda alguma proteína vegetal, vinagre de maçã e vários óleos naturais, inclusive o óleo de mongongo que é muito bom para selar as cutículas. Isto tudo torna-lhe um produto totalmente ideal para o cabelo poroso.
Além do condicionador de co-wash existe o shampoo, a máscara, o spray hidratante, e o gel da mesma gama.
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.
2. ORS Olive Oil Replenishing Conditioner
Contém óleos naturais, proteínas e extractos de plantas. Uma ótima máscara de proteínas para quem tem o cabelo poroso!
Onde comprar? Nas lojas de produtos africanos.
3. Shea Moisture Curl Enhancing Smoothie
Contém manteiga de karité, óleo de coco, óleo de abacate e óleo de abacate logo no topo dos ingredientes. São sem dúvida alguns dos melhores ingredientes para o cabelo poroso!
Onde comprar? Na loja onlinde deste Blog: http://produtosafro.com
4. As I Am Cleansing Pudding 
É um produto que está entre um shampoo e condicionador, ou seja, serve para remover a sujidade mas não contém sulfatos e amacia muito o cabelo. É bom para um cabelo poroso por ter um baixo pH (4.5 de pH), por ter sumo de Aloe Vera e ainda óleo de rícino que é espesso e sela as cutículas.
Onde comprar? Na loja onlinde deste Blog: http://produtosafro.com
5. Creme of Nature Pudding Perfection
Contém humectantes como glicerina e phantenol combinado com silicones, manteiga de karité, óleo de abacate e azeite que o tornam um produto ideal para quem tem alta porosidade.
Onde comprar? Na loja online deste Blog: http://produtosafro.com
6. Garnier Ultra Suave Seiva Reparadora Condicionador
Contém óleo de rícino no topo dos ingredientes que por ser espesso ajuda a selar as cutículas dos fios. Além do condicionador, existe também o shampoo, máscara e o creme de pentear da mesma gama.
Onde comprar? Nos hipermercados.
7. Kinky-Curly Knot Today Leave-in
Este leave-in é feito à base de ingredientes naturais. Tanto os cabelos com baixa e com alta porosidade parecem adorar este produto.
Onde comprar? No iHerb.com (desconto de 5€ na primeira compra, basta usar este cupão - RAQ119)
8. Keracare Hydrating Detangling Shampoo
É um shampoo sem sulfatos e tem um baixo pH (6.0 de pH). Deixa o cabelo muito suave e macio!
Onde comprar? No LookFantastic.com ou no BeuatyBay.com
9. Joico Moisture Recovery Conditioner
Fortifica o cabelo por conter proteínas como a queratina nos seus ingredientes, além disso tem um baixo pH (3.5-4.5 de pH). Esta gama tem ainda o shampoo também com um baixo pH (4.5-5.5 pH) e a máscara de tratamento que contém proteínas, manteiga de karité e óleos naturais na sua lista de ingredientes.
Onde comprar? No LookFantastic.com ou no BeautyBay.com
10. Shea Moisture Raw Shea Butter Restorative Conditioner
É anti-humectante. Contém manteiga de karité, óleo de coco, cera emulsionante e óleo de abacate no topo dos ingredientes. Restaura o brilho e amacia o cabelo. É um dos produtos mais amados por quem tem alta porosidade!
Este condicionador também pode ser usado como leave-in.
Onde comprar? Na loja online deste Blog: http://produtosafro.com
11. Aphogee Two Minute Keratin Reconstructor
É uma máscara reconstrutora. Contém proteínas e óleos naturais como por exemplo o óleo de abacate, óleo de jojoba, etc.
Previne e combate a quebra dos fios de cabelo e fortalece-os.
Ideal para quem tem o cabelo danificado devido a tintas ou desfrisantes.
Onde comprar? Na loja onlinde deste Blog: http://produtosafro.com
12. Carol’s Daughter Healthy Hair Butter Protective Cream Hairdress
É anti-humectante. Contém cera de abelha (beeswax) e manteiga de karité no topo dos ingredientes e vários óleos naturais que servem para selar os fios.
Onde comprar? No eBay.com


Conclusão
→ Se tens o cabelo pintado ou desfrisado é muito provável que tenha uma alta porosidade.
Cabelos naturais também podem ter uma alta porosidade por natureza. A alta porosidade não é só sinal de uso de químicos ou outros maus tratos.
→ Se o teu cabelo tem, por exemplo baixa porosidade, não te fixes só com os produtos para baixa porosidade! Um produto para funcionar num cabelo depende de diversos factores...pode depender do tipo em conjunto com a espessura do fio, a densidade, a porosidade, o clima nesse dado momento, outros produtos que tenhas combinado com esse tal produto, entre muitas outras coisas...
Normalmente os cabelos com baixa porosidade dão-se bem com aquela lista de produtos para baixa porosidade, mas isto não quer dizer que seja a regra!
Por exemplo, o meu cabelo tem uma alta porosidade mas prefere cremes menos espessos e adora glicerina! Se um produto tiver glicerina no topo dos ingredientes é quase certo que vou amá-lo! Amo produtos como o Cantu Shea Butter Curl Activator Cream, ou o Macadamia Natural Oil Nourishing Leave-In, ou o Giovanni Smooth As Silk Conditioner, ou o Kids Shea Butter Detangling Moisturizing Hair Lotion que são todos produtos muito líquidos e com a glicerina no topo dos ingredientes! No entanto, não consigo usá-los sozinhos, junto-os sempre com algum óleo espesso ou com elevadas ceramidas, que é o caso do óleo de coco ou o óleo de semente de uvas, para que horas depois não perca toda a hidratação.
→ A minha dica é começares a reparar nos ingredientes que estão no topo da lista de ingredientes dos produtos que mais gostas! No meu caso gosto de produtos que tenham mais glicerina, manteiga de karité e óleo de coco... e no teu caso que ingredientes mais gostas?
→ A alta porosidade geralmente não tem cura, ou seja, se parares de tratar o cabelo ele vai voltar ao que era.




Local: Lisboa, Portugal
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Olá Sandy! Sou uma nova leitora aqui no blog e gostaria de saber que produtos aconselha para o meu cabelo do tipo 3c.No momento tenho utilizado Bella Cosmetics. E o que fazer em caso de queima do cabelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz um post onde listei algumas sugestões de produtos para o tipo 3C, podes ler aqui:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2015/02/cabelo-tipo-3c-e-4a-como-cuidar.html

      Queima de cabelo devido a chapinhas ou desfrisos?
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, Sandy.
    Me identifiquei com colorido azul. Quer dizer que tenho alta porosidade. Infelizmente, durante muito anos tenho usado shampoo com sulfato e até sabão azul de Lisboa. Tenho manteiga de karitê oferecida pela Carla da We love carapinha. Cheiro é horrível e muito intenso. Cheira como izaquente de óleo de palma.rsrsrs
    Ainda não acostumei com esse cheiro. Tenho que usar mais nutrição e reconstrução.

    ResponderEliminar