quinta-feira, 2 de março de 2017

8 Formas de Combater o Fator Encolhimento no Cabelo Natural


O fator encolhimento é uma das características do cabelo natural, nomeadamente do tipo 3C a 4C. Os cabelos tipo 4 podem encolher até 75% do seu verdadeiro comprimento!
Se gostas de caracóis bem definidos, o facto do cabelo encolher até pode ser uma vantagem... por outro lado se gostas de cabelos mais compridos podes não achar tanta piada a esta característica. E além disso o encolhimento pode também deixar o cabelo embaraçado e com nós, dificultando desta forma o pentear.
Se tens o cabelo natural e o teu maior problema é o factor encolhimento e não sabes como lidar com ele, espero que este post consiga salvar a tua vida...

Aqui vão as 8 formas de combater o fator encolhimento no cabelo natural:


Método Banding:

Este método funciona com qualquer tipo de cabelo, não recorre ao calor e não desfaz os caracóis.

  1. Depois de lavares o cabelo, hidrata-o bem com um creme (pode ser um activador de caracóis) e a seguir aplica um óleo para selar. 
  2. Divide o cabelo em 6-8 secções (o nº de secções vai depender muito do tamanho do teu cabelo... se fizeste o Big Chop recentemente talvez precises mais do que 8 secções... por outro lado se o tamanho do teu cabelo for médio ou comprido 6 a 8 secções chegam)
  3. Vai enrolando elásticos à volta do cabelo de uma das secções. Começa desde a raiz e faz este processo até quase às pontas (se puseres elásticos mesmo nas pontas podes acabar sem caracóis nenhuns nas pontas). 
  4. Usa os elásticos que forem necessários (quanto mais elásticos usares e mais justos estiverem mais comprimento terás, mas por outro lado podes ficar com caracóis menos definidos). Na foto acima mostra melhor o que estou aqui a tentar explicar. 
  5. Repete o 3º e 4º passos para as restantes secções. 
  6. Cobre o cabelo com um lenço ou toca de cetim e deixa ficar assim até ao dia seguinte (se não tiveres tempo deixa ficar assim durante uns minutos...tipo uns 30min enquanto te preparas). 
  7. No dia a seguir retira os elásticos cuidadosamente, vai separando o cabelo...E voilá tens um cabelo mais comprido. 
  8. O vídeo abaixo mostra ao pormenor como este método é feito...


African Threading:

Esta técnica é muito parecida com a técnica anterior, mas muito mais eficaz no combate ao encolhimento! Diminui praticamente todo o encolhimento do cabelo natural. Se tens o cabelo tipo 4C e lutas todos os dias contra o factor encolhimento, esta pode ser a melhor técnica para ti! Além disso dura até uma semana!
O lado negativo é que é um pouco mais trabalhosa e demorada que o Método Banding.
A técnica African Threading é igual ao Método Banding, mas ao invés de enrolares a mecha de cabelo com elásticos enrolas com linhas de costura de tissagem.
Deves enrolar as linhas à volta do cabelo e estas devem ficar bem juntinhas umas das outras.
Estes dois vídeos abaixo exemplificam muito bem como se faz esta técnica...




Tensão com calor (usar secador):

Depois de lavares o cabelo, aplicares os produtos para hidratar e o cabelo já estiver seco (pode estar quase seco, só não pode estar totalmente húmido!), agarra numa mecha de cabelo, estica-a/puxa-a e dá com o secador na parte da raiz até que fique com o comprimento que desejas. Faz o mesmo processo em diversas mechas até que o cabelo fique todo com o comprimento que pretendes.
Se fizeres este processo com o cabelo húmido pode ficar frisado e os caracóis não ficarem tão definidos!
Os vídeos abaixo explicam melhor este processo...


Secador com difusor:
Se tiveres um secador com difusor podes fazer o processo anterior com o cabelo húmido que não terás problemas com o frizz.


Coque abacaxi:
Já deves conhecer esta técnica..é muito simples mesmo.. só tens de apanhar o cabelo no topo da cabeça como mostra a imagem acima. É importar que o elástico não aperte muito o cabelo para não vincar. O cabelo deve estar solto também para não incomodar a dormir. 
Faz o coque de abacaxi antes de ires dormir, de manhã quando tirares o elástico o cabelo já vai estar um bocado mais comprido.
Esta técnica é muito boa para quem tem o cabelo tipo 3B, 3C, 4A, 4B. Quem tem o cabelo tipo 4C (principalmente se for curto) pode não achar tão vantajosa.
Clica aqui para veres no Blog da Patrícia Glenda como se faz esta técnica.


Tranças desfeitas (Cornrow out):
As tranças desfeitas (cornrow out) também ajudam a combater o fator encolhimento no cabelo. Esta técnica pode ser muito boa para quem tem o cabelo tipo 4.

(ver a partir do minuto 1:03)



Twist Out:
Fazer twist out também é uma solução fácil e rápida para combater o encolhimento do cabelo. 
Funciona muito bem nos cabelos tipo 4.

(ver a partir do minuto 1:55)



Pente garfo:

Usar um pente garfo ou a escova Denman Brush para pentear somente a raiz já é uma técnica conhecida para dar volume ao cabelo, mas também pode deixar os fios um pouco menos encolhidos. 
Podes usar esta técnica juntamente com a técnica da tensão com calor, assim terás um cabelo mais volumoso e comprido!



Fazer Bantu Knot (coque) apertado:
Esta técnica é muito fácil e rápida de se fazer. 
Se tens o cabelo tipo 3C ou tipo 4 médio ou comprido e o teu problema é apenas o encolhimento e os nós do cabelo na parte da nuca, faz apenas um bantu (coque) bem apertado nessa zona (com o cabelo seco ou húmido quase seco), deixa durante uns 5-10min e depois desmancha o bantu.
Se tens o cabelo curto talvez precises de fazer mais do que um bantu para que obtenhas melhores resultados.





Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário