quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Henna - a tinta natural para os cabelos

O que é Henna?
Henna (Lawsonia inermis) é uma planta e as folhas dessa planta têm presentes moléculas de cor vermelha-alaranjada. O pó extraído dessas folhas é verde e é usado para pintar o cabelo.

É totalmente natural e segura para pintares, não causa danos até pelo contrário, traz estes benefícios todos ao cabelo:
  • Faz o cabelo ficar brilhante, forte, macio e com um aspecto volumoso
  • Pode diminuir o encolhimento dos cabelos tipo 4
  • Repara os fios danificados e restaura o equilíbrio de pH necessário ao cabelo
  • Protege os fios de cabelo de agentes externos
  • É a forma mais saudável, natural e segura de pintar o cabelo pois não contém químicos nenhuns
  • Amacia e amolece a raiz (ótima para quem está em transição para natural)
  • Pode ser usada para tratar a caspa e infecções no couro cabeludo
Como a Henna age no cabelo?
A Henna é como uma tinta semi-permanente ao início mas depois de várias aplicações pode tornar-se numa tinta permanente. Com isto quero dizer que se decidires pintar o cabelo com Henna uma vez, só por curiosidade, e nunca mais voltares a pintar vai agir como uma tinta semi-permanente. No entanto, se pintares regularmente (ex.: todos os meses, ou de 2 em 2 meses..) ao fim de algum tempo não sai mais do teu cabelo, mesmo que ao fim de 2 anos decidas parar de pintar!

De que cor a Henna pinta o cabelo?
Toda a gente tem uma cor diferente de cabelo, regimes e circunstâncias ambientais diferentes. A cor que a Henna deixa no cabelo vai também ser um pouco diferente para toda a gente.
Em norma a Henna pinta o cabelo de ruivo/vermelho... há cabelos que podem ficar em tons de vermelho (sangue) e outros que poderão ficar com tons mais alaranjados e até outros que ficam apenas com reflexos vermelhos...

Para te ajudar melhor a perceber com que cor a Henna poderá deixar o teu cabelo, na tabela seguinte na 1ª linha escolhe a cor que mais se assemelha à cor do teu cabelo. Na linha de baixo verás aproximadamente o tom que o teu cabelo ficará depois de ser pintado com Henna.
Atenção que quanto mais vezes pintares com Henna mais a cor se irá sobressair!
Se tiveres o cabelo castanho escuro quase preto, na primeira coloração com Henna provavelmente não notarás diferença nenhuma, verás apenas alguns reflexos vermelhos quando é incidida a luz, mas após várias aplicações a cor notar-se-á cada vez mais!

A Henna nos Cabelos Grisalhos:
Antes da Henna:
1) Branco
2) Loiro escuro com cerca de 50% de fios cinza
3) Castanho médio com cerca de 20% de fios cinza
4) Castanho escuro com cerca de 10% de fios cinza
5) Preto com cerca de 10% de fios cinza
6) Preto com cerca de 80% de fios cinza

Depois da Henna:


O que deves saber ANTES de aplicares a Henna:
  • A Henna não remove a tua cor de cabelo. As moléculas de cor existentes no córtex do teu fio de cabelo vão se misturar com as moléculas da Henna e será atribuída uma cor final.
  • Não te deixes enganar se vires caixas de tinta de Henna que prometem pintar o cabelo de loiro ou outras cores diferentes! A Henna 100% natural só consegue pintar o cabelo de vermelho-alaranjado!
  • Se tens o cabelo pelos ombros apenas precisas de 100gr de Henna, se tens o cabelo pelo meio das costas 200-250gr é suficiente e se tiveres pelas ancas precisas de 300-500gr. 
  • Se já tens o cabelo pintado com químicos e se agora quiseres usar Henna deves escolher a que seja 100% natural! Algumas tintas de Henna contêm outros componentes misturados tais como sais metálicos que reagem muito mal com o amoníaco. 
  • É quase impossível pintar o cabelo de loiro depois de já teres pintado com Henna, porque a Henna já criou uma espécie de "barreira" à volta dos fios. Quando descoloras um cabelo que tenha Henna o cabelo não fica aquele loiro platinado, mas sim um laranja claro por mais descolorantes que uses! No entanto, podes pintar o cabelo com tons mais escuros, tipo vermelho, castanho ou preto.
  • Se tencionas pintar o cabelo com tintas químicas depois de pintares com Henna deves escolher usar a Henna 100% natural e uma tinta sem amoníaco.
  • Para obteres um cabelo super macio e nutrido, ao invés de água, mistura a Henna com Leite de Coco (de preferência enlatado). Em contrapartida, o Leite de Coco faz a Henna perder um pouco as suas propriedades de coloração.
  • A Henna mancha a pele e para sair não é nada fácil! Já me aconteceu ficar com os dedos e unhas todos manchados durante semanas! Por isso protege as mãos com luvas e a testa, orelhas e pescoço com óleo de coco ou vaselina. Usa também uma t-shirt velha ou toalha velha.
  • Muitos sites falam que a mistura de Henna com sumo de limão intensifica a cor no cabelo permanecendo-a durante mais tempo, mas eu não recomendo!! O limão é extremamente ácido e pode deixar os fios muito secos! Em vez de limão, opcionalmente, podes usar o vinagre de maçã ou chá de camomila.
  • Curiosidade: O melhor tipo de água para misturar com Henna é a água da chuva por ser mais ácida!
  • O uso frequente de Henna pode fazer alongar os teus caracóis. Cada vez que pintas o cabelo com Henna mais moléculas se depositam à volta dos fios deixando-os mais pesados, e por isso os caracóis podem ficar mais abertos. Mas há uma solução para isto, lê o ponto a seguir.. Além disso, só acontece se usares Henna com muita frequência e durante muito tempo ou até pode nem acontecer porque cada cabelo é único e diferente!
  • Se não quiseres que os teus caracóis fiquem mais abertos podes sempre misturar pó de Amla com a Henna. Amla traz outros benefícios como: estimular o crescimento; combater a queda de cabelo; ajudar a retardar o crescimento dos fios brancos; revitalizar os caracóis; combater a caspa, etc... Mas por outro lado pode modificar um pouco a cor da Henna e deixar-te o cabelo com um vermelho com tons mais frios. 
  • A acidez da Henna pode reagir mal com materiais metálicos. Por isso quando fizeres a mistura da Henna com água ou outro líquido usa um recipiente e colher de plástico ou cerâmica.
  • O pó de Henna deve ser mantido no frigorífico para que não perca as suas propriedades de coloração.

Como ter o cabelo Loiro ou Preto?
Como já sabes a Henna apenas possibilita pintar o cabelo de vermelho/ruivo.
No entanto existem outros pós naturais extraídos de outras plantas que ao misturar com Henna podem dar ao cabelo cores diferentes, como tons loiros/dourados e preto. Como a natureza é tão bela, não é verdade?

Cassia (também conhecida como "Neutral Henna" ou Senna obovata) é uma planta e o pó extraído dela dá tons de loiro com reflexos dourados ao cabelo.
Mas como nada é perfeito, só consegues obter tons de loiro/dourado a partir dessa mistura se já tiveres o cabelo loiro ou grisalho! Isto acontece porque, como já tinha explicado em parágrafos mais acima, a Henna ou Cassia ou outra tinta natural não modificam as moléculas de cor do cabelo, apenas se juntam a elas. Se o teu cabelo já é escuro, os tons do teu cabelo vão sempre sobressair perante a cor pintada.
Agora perguntas-me "para que preciso de uma tinta loira se já tenho o cabelo loiro?".. Bem, a Cassia também ajuda o cabelo a ter reflexos mais dourados e a ficar mais brilhante, macio e volumoso como mostra a imagem ao lado (antes e depois da Cassia).
A Cassia parece-se com Henna, é um pó verde, mas a diferença é que não mancha a pele.
Atenção: Se a água da tua casa é "dura", podem ser depositados minerais no cabelo, reagir com a Cassia e deixar o cabelo verde, castanho escuro ou acinzentado.

Por outro lado, se preferes ter um cabelo preto carregado ou preto-azulado sugiro-te usar o Indigo.
Indigo (também chamado "Black Henna") é uma planta e o pó extraído dessa planta contém moléculas roxas-azuladas.
Quando pintas o cabelo com Indigo fica preto com reflexos azulados muito giros independentemente do teu cabelo ser loiro, ruivo ou castanho escuro.
Algumas caixas de Indigo são realmente Indigo 100% natural, mas outras são misturas de material celulósico, PPD, parafenilenodiamina e tinta anilina.
O pó de Indigo puro é verde e tem um cheiro semelhante a ervilhas congeladas. Quando é misturado com água, passados alguns minutos, a pasta fica com uma cor assim roxa-azulada escura como podes ver na imagem ao lado.
Se o pó que compraste for preto acastanhado ou mesmo preto e quando misturas com água fica uma pasta castanha-acizentada então não é Indigo e deve ter químicos misturados!
A mistura de Indigo com Henna torna o cabelo castanho claro, ou médio ou escuro dependendo da cor natural do teu cabelo.
Só o Indigo sozinho é que torna o cabelo preto-azulado! Contudo, para obteres o tom do Indigo tens que primeiro aplicar só Henna no cabelo e depois aplicar só o Indigo, já que as moléculas do Indigo não fixam nos fios se não houver moléculas de Henna já depositadas.
O Indigo não é permanente como a Henna, pode apenas durar algumas semanas, depois os fios voltam a ficar com reflexos vermelhos.
Atenção, assim que pintas o cabelo com Indigo não podes mais descolorar ou usar tintas com peróxido de hidrogénio, o cabelo pode ficar verde ou azul! (Lê aqui testemunhos)

Como pintar?
Com Henna para obter tons de vermelho/ruivo:
Ingredientes:
- Entre 100-500gr de pó de Henna 100% pura
- 25-125gr de pó de Amla 100% pura (OPCIONAL)
- Água ou Leite de Coco enlatado
- 1 colher de chá de vinagre de maçã ou chá de camomila (OPCIONAL)
- Óleos essencias (ex.: óleo de lavanda, alecrim, tea tree, etc.) (OPCIONAL)
- Tigela de plástico ou cerâmica
- Papel aderente
- Colher de plástico ou cerâmica
- Óleo de coco ou vaselina
- Luvas de plástico ou borracha
- T-shirt velha
- Toalha velha
- Molas ou ganchos de plástico
- Pente
- Shampoo
- Condicionador

Fazer a mistura da henna:
  • Vai despejando o pó da Henna aos poucos para uma tigela de plástico ou cerâmica ao mesmo tempo que misturas a água ou o leite de coco. (O leite de coco deixa o cabelo mais macio e hidratado!)
  • A mistura dos dois deve ficar numa pasta não muito espessa, mas também não muito líquida, com uma consistência tipo iogurte. 
  • Se não quiseres que os teus caracóis fiquem mais largos podes prevenir adicionando o pó de Amla à mistura anterior. 
  • Opcionalmente, poderás adicionar uma colher de vinagre de maçã ou de chá de camomila para obteres uma cor mais intensa e duradoura. Se decidiste misturar com pó de Amla não faças este passo! A Amla já é ácida e se misturares vinagre ou chá, a mistura vai ficar super ácida e não é nada bom!
  • Se não suportares o cheiro intenso da Henna, adiciona algumas gotas de óleos essenciais (lavanda ou alecrim) para atenuar.
  • Cobre a pasta e a tigela com papel aderente de forma a que não entre ar, como mostra a imagem ao lado, e guarda-a durante 10-12h à temperatura ambiente*. (Se a mistura tiver vinagre de maçã ou chá, geralmente fica pronta em 8h)
  • Quando já estiver pronta, adiciona só mais um pouquinho de água para a pasta amolecer.
*Nota: 
Com uma temperatura ambiente de 40º tens a mistura de Henna pronta em 30min ou 1h.
Com uma temperatura ambiente de 20º tens a mistura de Henna pronta em 10-12h.
Como saber se a mistura já está pronta? Põe um bocadinho da pasta na palma da tua mão, se deixar uma mancha cor-de-laranja é porque já está pronta.

Preparar o ambiente:
  • Como a Henna mancha tudo o que é sítio e para sair é terrível, vais querer proteger o chão e o lavatório da tua casa-de-banho. O que te aconselho é colocares algumas folhas de jornal ou toalhas velhas no chão e à volta do lavatório. 
  • Passa o óleo de coco ou vaselina na testa, orelhas e pescoço para não manchar a pele.
  • Para te protegeres veste uma t-shirt e umas calças velhas e calça umas luvas de plástico ou borracha.
Pintar:
  • Divide o cabelo em 4 ou 6 secções.
  • Prende 3 ou 5 secções com uma mola/gancho.
  • Penteia a secção que ficou de fora, a seguir com a ajuda das mãos aplica a pasta da Henna muito bem nessa secção a começar pela raiz em direção às pontas. Não precisas, nem deves usar um pincel porque só fará cair Henna por tudo o que é sítio!
  • Aplica a pasta de Henna como se estivesses a aplicar uma máscara, desliza com os dedos de cima abaixo repetidas vezes para que a Henna penetre bem nos fios de cabelo.
  • Repete os dois últimos pontos para as restantes secções.
  • Sempre que cair alguma tinta para a pele que não esteja protegida limpa rapidamente com uma toalha.
  • Depois de aplicares a Henna em todas as secções, enrola o cabelo com papel aderente ou prende-o e cobre-o com uma touca de plástico. O cabelo deve estar bem coberto para prevenir que a pasta seque rápido. (Vê a imagem ao lado)
  • Espera cerca de 2-4h para que a Henna consiga completamente pintar os fios de cabelo. Sei que é um longo processo, mas como é natural exige que seja este tempo todo.
  • Para cabelos grisalhos a Henna deve ficar durante mais tempo, cerca de 3h-6h. 
  • Para reduzir o tempo de coloração podes sempre usar um Heat Cap. O calor acelera o processo em cerca de 1/3 do tempo. 
Lavar o cabelo:
  • A melhor maneira de remover a Henna é deixar escorrer água morna/quente no cabelo durante alguns minutos e depois aplicar um condicionador, mesmo muito condicionador!
  • Enxagua.
  • Aplica mais condicionador, massajando e penteando o cabelo.
  • Volta a enxaguar. 
  • Aplica mais condicionador até que a água que vem do cabelo comece a escorrer sem cor. 
  • Assim que já não tiveres mais Henna, podes lavar com shampoo e a seguir condicionador. 
  • Enxagua.
  • Seca o cabelo com uma toalha velha (a sério, não te atrevas a usar uma toalha nova muito menos nova e branca!!)
Nota: Se o teu objetivo na utilização da Henna é diminuir o encolhimento do cabelo crespo, faz este tratamento semanalmente durante algumas semanas, depois de um tempo muda para mensalmente.. ah e não uses o pó de Amla para fazer a pasta! 

Com Henna + Indigo para obter tons de castanho:
Ingredientes:
- Entre 50-250gr de pó de Henna 100% pura
- Entre 50-250gr de pó de Indigo 100% puro
- (entre outros ingredientes que podem estar listados mais acima...)

Fazer a mistura e aplicar no cabelo:
  • Prepara a pasta de Henna como expliquei mais acima no parágrafo "Fazer a mistura da henna" e guarda-a durante 10-12h. 
  • Mistura o pó de Indigo com a pasta de Henna já preparada.
  • Espera 10min para que a mistura fique pronta.
  • Prepara a tua casa-de-banho e a tua roupa como explico mais acima no parágrafo "Preparar o ambiente".
  • Aplica a mistura no teu cabelo conforme expliquei acima no parágrafo "Pintar". 
  • Deixa que a mistura actue no cabelo durante 2-4h. 
  • Lava primeiro com condicionador, enxagua, repete o processo até que já não tenhas tinta no cabelo, depois aplica o shampoo, enxagua e usa outra vez o condicionador, enxagua.
Com Indigo para obter tons de preto carregado:

Aviso: Antes de fazeres este processo tens de primeiro pintar o cabelo só com Henna!
O Indigo não vai deixar o teu cabelo preto se nunca o pintaste com Henna!!!

Ingredientes:
- Entre 100-500gr de pó de Indigo 100% puro
- Água morna
- 1 colher de chá de sal (OPCIONAL)
- (podes precisar de outros ingredientes que estão listados mais acima...)

Fazer a mistura e aplicar no cabelo:
  • Pinta primeiro o cabelo só com Henna (podes ver as indicações no parágrafo mais acima que diz: "Com Henna para obter tons de vermelho/ruivo").
  • Depois de já teres o cabelo pintado com Henna, podes agora fazer a tinta do Indigo: Vai despejando o pó de Indigo aos poucos para uma tigela de plástico ou cerâmica ao mesmo tempo que misturas a água morna. 
  • Se quiseres uma cor bem, bem escura e duradoura podes adicionar uma colher de chá de sal à mistura anterior.
  • Espera 10min para que a mistura fique pronta.
  • Divide o cabelo em 4 ou 6 secções e vai aplicando a pasta em cada secção. 
  • Enrola o cabelo com papel aderente ou prende-o e cobre-o com uma touca de plástico.
  • Espera 1-2h para que a cor do Indigo fixe no cabelo. Para cabelos naturalmente grisalhos esperar 3-4h.
  • Fazer Co-wash - Lavar o cabelo apenas com condicionador!
  • Repete a coloração mensalmente para a cor não desvanecer.
Nota: 
Nunca guardes a mistura de Indigo no frigorífico, o frio faz perder as suas propriedades de coloração!
O Indigo actua mais rápido que a Henna por isso é que logo depois de ser misturado com outros ingredientes deve ser aplicado no cabelo.

Com Cassia para obter tons de loiro/reflexos dourados:
Nota: Só funciona com cabelos grisalhos ou já loiros para ter mais brilho, espessura e reflexos dourados!

Ingredientes:
- Entre 100-500gr de pó Cassia
- Água
- 2 colheres de sumo de laranja (OPCIONAL)
- Óleos essencias (ex.: óleo de lavanda, alecrim, tea tree, etc.) (OPCIONAL)
- (entre outros ingredientes que podem estar descritos mais acima...)

Fazer a mistura e aplicar no cabelo:
  • Vai despejando o pó de Cassia aos poucos para uma tigela de plástico ou cerâmica ao mesmo tempo que misturas a água.
  • Opcionalmente, podes adicionar sumo de laranja para que a cor fique mais saliente e para dar ainda mais brilho ao cabelo.
  • A mistura dos dois deve ficar numa pasta não muito espessa, mas também não muito líquida, com uma consistência tipo iogurte. 
  • Se não suportares o cheiro intenso de Cassia, mistura algumas gotas de óleos essenciais (lavanda ou alecrim) para atenuar.
  • Cobre a tigela com papel aderente e guarda-a durante 10-12h à temperatura ambiente.
  • Prepara a tua casa-de-banho cobrindo o chão e o lavatório com folhas de jornal para não sujar.
  • Apesar da Cassia supostamente não manchar, só mesmo para prevenir veste uma t-shirt e calças velhas e calça umas luvas de plástico ou borracha.
  • Divide o cabelo em 4 ou 6 secções e vai aplicando a pasta em cada secção. 
  • Enrola o cabelo com papel aderente ou prende-o e cobre-o com uma touca de plástico.
  • Espera 3h para actuar.
  • Lava o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.
  • Repete mensalmente para a cor não desvanecer.
O que deves saber DEPOIS de aplicares a Henna:
  • O cabelo vai manchar a tua fronha da almofada até às 2 ou 3 lavagens seguintes, por isso cobre a almofada com uma toalha velha... ou melhor, usa uma fronha super velha que não te importes que fique manchada.
  • Caso fiques com a pele ou unhas manchadas com Henna podes experimentar usar Bicarbonato de Sódio, acetona ou esfoliações para ajudar a remover.
  • Podes pintar com Henna quinzenalmente, mensalmente ou as vezes que te apetecerem. Contudo, não sugiro que pintes demasiadas vezes para não sobrecarregar os fios de moléculas.
  • Se não quiseres esperar as 10-12h até que a pasta da Henna fique pronta, podes sempre misturar com água quente ao invés de fria assim fica logo pronta no momento. Não podes é guardá-la para usar mais tarde, porque a coloração não pega passado 1h de ter sido feita a mistura. Além disso traz a desvantagem da cor ficar mais escura e desaparecer após 2-4 semanas.
  • Para prevenir o desvanecimento da cor da Henna podes fazer um ACV rinse (lavagem com vinagre de maçã). (Vê aqui como se faz um ACV rinse)
Onde comprar?
Deves ter cuidado ao adquirires a Henna, ou Cassia ou o Indigo. Muitos sítios vendem estes pós, contudo nem todos são 100% naturais! Vou listar aqui algumas marcas mais confiáveis que sei que são 100% puras e sem aditivos.

Henna: 
As melhores marcas são as seguintes: Jamila ; Henna For African Hair Rajasthani Twilight (ideal para cabelos brancos) ; Yemeni Henna Powder Rajasthani Monsoon JasmineMoroccan Henna; Rajasthani Indian Henna ; Red Raj...

Indigo:
As melhores marcas são as seguintes: Zekhara Indigo (ideal para cabelos brancos e/ou delicados)Sudina Indigo...

Cassia:
As melhores marcas são as seguintes: Zekhara Cassia (ideal para cabelos delicados)Sudina Cassia...
Nota: Caso suspeites que a água da tua casa seja "dura", vendem aqui o neutralizante para evitar que o teu cabelo se torne verde.

Amla:
Comprar aqui ou aqui

Onde encontrar estas marcas:  
  • Loja Online Mehandi.com - Fazem entregas para qualquer parte do Mundo (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, etc.) com portes de envio a 8,50€ para 100gr de Henna.
  • Loja Online Hennasooq.com - Fazem entregas para qualquer parte do Mundo (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, etc.).
  • Ebay

Loja Lush:
A loja Lush já vende a Henna preparada em forma de uma tablete.
Vendem vários tipos de tabletes:
Rouge - para obter tons vermelhos - é feita com Henna, manteiga de cacau, sumo de limão, alecrim, etc.
Marron - para obter tons de castanho-avelã - é feita com Henna, manteiga de cacau, Indigo, sumo de limão, etc.
Brun - para obter tons de castanho - é feita com manteiga de cacau, Indigo, Henna, urtiga em pó, etc. (primeiramente deve ser usada a tablete Rouge ou Marron para criar a base e posteriormente esta para que o Indigo fixe no cabelo)
Noir - para obter tons de preto - é feita com Indigo, manteiga de cacau, henna, musgo-da-irlanda em pó, etc.

Para quem é iniciante estes são os melhores tipos de Henna... Basta derreter a tablete em água quente e usar no momento sem ser necessário esperar aquelas 10-12h para a pasta ficar pronta. Mas eu pessoalmente prefiro as Hennas em pó. Notei que as Hennas da Lush deixam o meu cabelo áspero e duro enquanto que as em pó não fazem nada disso, até pelo contrário, deixam-no bem macio.

Existem lojas Lush no Centro Comercial das Amoreiras e no Centro Comercial Oeiras Parque.






Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

12 comentários:

  1. Olá Sandy!
    Parece que estavas a ler os meus pensamentos rsrsr

    Pois eu queria muiiiito pintar o meu cabelo de preto (no caso azulado) mas estava com medo de que poderia o estragar, partir e por aí fora...

    Fiquei com duas perguntas, talvez possam até ser desnecessárias, mas como já estraguei o cabelo uma vez, e já agora agradeço ao teu blog porque literalmente salvou o meu cabelo quando comecei a fazer a progressiva com a Mónica ;) e a seguir as tuas dicas!

    Pois bem, queria saber se, ao pintar somente com henna, no próprio dia poderei usar indigo ou tenho que esperar mais ou menos quanto tempo?
    (é que não me agrada muito a ideia de andar quase ruiva rsrsr)

    A segunda questão, mas penso que não há problema nenhum visto ser um produto natural, poderei continuar a fazer a progressiva sem qualquer problema? é recomendado esperar algum tempo?

    Olha agradeço-te milhões e continua a fazer o bom trabalho!

    bjnhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Debs,

      Podes pintar com Indigo no mesmo dia.
      Pinta primeiro com henna, depois de lavares e o cabelo já estiver seco, faz a pasta do Indigo, espera 10min e aplica no cabelo.
      Quanto à progressiva, vou te ser sincera, não sei mesmo... Já há muito que não pinto com Henna, quando costumava pintar ainda não fazia progressiva.
      Certamente não irá fazer mal, mas como a Henna cria uma espécie de protecção à volta dos fios, o que pode acontecer é que a progressiva deixe de fazer efeito. Mas não tenho a certeza :/
      Podes é passar a fazer a progressiva apenas na raiz...
      Sei que henna com o cabelo desfrisado não há problema.

      Beijinhos, obrigada e um Feliz Natal :)

      Eliminar
    2. Debs, como fiquei curiosa com a tua questão para saber se era ou não compatível a henna com a progressiva, decidi ir pesquisar e várias pessoas disseram que não tiveram quaisquer tipo de problemas.
      Podes ler aqui http://www.forums.hennapage.com/node/1460

      Eliminar
    3. ohhhh! muito obrigada Sandy!!!
      Beijinhos e boas festas!!

      Eliminar
  2. Ola Sandy
    costumo usar um relaxante para abrir os meus caracois e na semana passada usei henna,mas a minha raiz ja cresceu e eu queria voltar a relaxar a raiz. Achas que é seguro relaxar a raiz depois de ter usado a henna?
    Beijinhos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica,
      não há problema se usaste Henna 100% natural (body art henna) =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sandy. Ouvi falar da marca Surya. Conheces? Sabes se vende em Portugal?

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Gosto muito do teu blog!
    Vim pedir ajuda (se possível): o meu cabelo é castanho claro, desfrisado e com bastantes madeixas loiras (naturais e artificiais). Gostava que ficasse mais claro. Fiz uma pesquisa e encontrei produtos de camomila da marca INTEA muito bem cotados na internet. O que achas destes produtos?

    Bjnho
    Cintia
    P.S.: o meu cabelo é muito seco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cíntia,
      Para o cabelo ficar mais claro é complicado com produtos só à base de camomila.. A camomila realmente clareia o cabelo, mas são precisas muitas aplicações e demora tempo.
      Não conheço a marca INTEA e também nunca pintei o meu cabelo, mas pelo que sei para torná-lo mais claro do que é são precisas muitas aplicações ou o produto precisa de conter químicos incluindo um descolorante, e isso danifica muito o cabelo tendo em conta que o teu cabelo está também desfrisado.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Olá!

    Obrigada pela resposta!

    Continuação de bom trabalho!!!

    Bjnhos

    Cintia

    ResponderEliminar