domingo, 4 de setembro de 2016

Água dura prejudica mesmo o cabelo?

Estou de volta com mais um post no Blog!!

Desta vez vou falar sobre a água dura (hard water)... Será mesmo verdade que a água "dura" prejudica os nossos fiozinhos de cabelo? Vamos já descobrir!

O que é?
A “dureza” na água está associada à presença de catiões metálicos, nomeadamente os iões cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+). Uma água é considerada “dura” quando contém na sua composição valores significativos destes sais e “macia” quando os contém em pequenas quantidades.
As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.
A dureza divide-se em dureza temporária e dureza permanente. A primeira é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos e pode ser eliminada por meio de fervura da água. A segunda é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são suscetíveis à fervura. À soma da dureza temporária e permanente dá-se o nome de “Dureza Total” da água.

Como detectar se a água é dura?
A água dura não dissolve bem o sabão, detergente ou champô, tem um sabor desagradável e promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e por vezes nas torneiras e chuveiros.

Um risco para o cabelo?
Apesar do consumo de água dura não apresentar algum risco à saúde humana, antes pelo contrário, a presença do cálcio e o magnésio são elementos saudáveis protegendo os seres humanos de algumas doenças, no entanto este tipo de água afecta negativamente o cabelo!

Cada fio de cabelo é composto por inúmeras cutículas como se fossem casquinhas do tronco de uma árvore. A água dura tende a levantar as cutículas e os minerais presentes nesta água criam uma espécie de acumulação de "resíduos" à volta das cutículas que afugenta a hidratação. O que no fim resulta num cabelo áspero, sem brilho, embaraçado e desidratado por mais produtos hidratantes que se use.
A água dura pode também causar caspa!

Como resolver o problema?

  • Instalar um filtro para o chuveiro:
Esta é a forma mais rápida, simples e duradoura de diminuir os sais da água dura. 
Ainda não pesquisei bem para saber onde vendem estes filtros, mas penso que em lojas como a Leroy Merlin ou se contactar empresas de tratamentos de água como a Cleanpur devem ter. 


Existem também uns amaciadores magnéticos para a água dura que se podem instalar nas canalizações e que retiram o excesso dos tais sais. 

  • Lavar com um Chelating Shampoo 
Um chelating shampoo remove os minerais que estão acumulados nos fios deixados pela água dura. Este tipo de shampoo é muito parecido com um clarifying shampoo, contudo o clarifying shampoo apenas remove a buildup, oleosidade e sujidade e não os minerais da água dura ou o cloro das piscinas!
Mas atenção, a seguir ao chelating shampoo deves fazer um tratamento hidratante super intensivo! Como o nosso tipo de cabelo é extremamente seco, deves limitar a utilização deste shampoo para uma vez por mês. 
Costumo usar o shampoo Paul Mitchell e os resultados são fabulosos! Cabelo super solto, macio e brilhante!
Na maioria das lavagens deves usar um shampoo sem sulfatos para manter a hidratação.

Exemplos de Chelating Shampoos:
Paul Mitchell Clarifying Shampoo Three 
Mizani Phormula-7 Neutralizing & Chelating Shampoo
Joico K-Pak Clarifying Shampoo 


  • ACV Rinse (Lavagem com Vinagre de Maçã)

A forma mais natural, económica e fácil é fazer uma lavagem com vinagre de maçã. A acidez do vinagre ajuda a remover os resíduos e minerais deixados nos fios e não só, equilibra o pH dos fios de cabelo (lê mais aqui sobre o pH), fecha as cutículas e proporciona maciez e suavidade ao cabelo.
Clica aqui para saberes como fazer esta lavagem.

  • Usar água purificada/destilada

Se, por exemplo, fores à praia ou à piscina onde o teu cabelo vai estar exposto à água dura, enxagua o cabelo, antes e depois de ires, com água purificada. Desta forma o cabelo vai ficar saturado de água e não terá muito "espaço" para absorver a água dura.


Espero que o post te tenha sido útil. A água da tua localidade é dura? Como lidas com a situação?
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário