segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Como fazer Braid Outs?


De todos os penteados que existem para obter caracóis, talvez o Braid Out seja o mais malandro de todos. Geralmente nunca fica bem, ou porque deixa o cabelo frisado, ou fica completamente despenteado e sem jeito nenhum... Se já experimentaste de certeza que sabes do que falo... Normalmente, ninguém gosta dos Braid Outs porque nunca ficam como gostaríamos que ficassem.
Mas neste post vou dar-te algumas dicas de como faço os meus Braid Outs ficarem brilhantes, sem frizz, com caracóis definidos e cheios de movimento.
Além do post, gravei um novo vídeo e postei-o no Youtube em que mostro passo-a-passo como faço os Braid Outs. (Clica aqui para acederes ao vídeo).

Provavelmente deves estar a pensar "Eu e tu não temos o mesmo tipo de cabelo, portanto comigo não vai funcionar!". Tira rapidamente essa ideia da cabeça! Os Braid Outs resultam em qualquer tipo de cabelo, seja natural ou desfrisado, do tipo 3B ou mesmo 4C. Talvez ainda não tenhas é encontrado o segredo para o teu cabelo!
Quando comecei a fazer Braid Outs ficavam horríveis, não dava para sair à rua de forma alguma! Mas como sou muito persistente e curiosa fui tentando e arranjando técnicas para que resultassem comigo.

Vou partilhar as técnicas e truques que encontrei para os Braid Outs saírem perfeitos... A partir dos meus truques podes achar os teus, ou mesmo experimentar os meus para ver se resultam também contigo...

Vídeo tutorial como fazer os Braid Outs:


O que influencia no resultado dos Braid Outs?
  • Produtos que usas
  • Técnicas e truques que fazes
Produtos:
Deves usar produtos que deixem o teu cabelo o mais hidratado, oleoso e gorduroso possível. Os Braid Outs resultam melhor quanto mais gorduroso e peganhento o cabelo estiver.
Por isso, óleos naturais espessos como o óleo de coco, o jamaican black castor oil ou a manteiga de karité são os nossos melhores amigos nesta altura. 

No vídeo para fazer os Braid Outs usei estes produtos:

Da direita para a esquerda:
Leave-in Extreme P2 da Zelo - Atualmente, este é um dos meus leave-ins preferidos! Adoro-o porque quando o uso o meu cabelo fica cheio de movimento, bem hidratado e brilhante.
Cantu Shea Butter Moisturizing Curl Activator Cream - Este é um dos meus cremes preferidos! É um ativador de caracóis, mas uso-o como um creme hidratante. O meu cabelo fica extremamente hidratado, suave e macio como seda! Fantástico! Já experimentei muitos cremes, mas não há nenhum que iguala este da Cantu!
Óleo de Coco Extra-virgem - Eu amooo muitooo este óleo! O meu cabelo não sobrevive sem ele! Acredito que seja o óleo de coco que mantém sempre o meu cabelo hidratado, nutrido durante dias e dias seguidos e fá-lo ganhar mais comprimento ao longo do tempo. Além disso, para penteados como Braid Outs, Twist Outs, Bantu Knots Out, Flexi Rods, etc. também acredito que deve ser o principal causador do brilho e definição dos caracóis!
ORS HAIRepair Vital Oils for Hair & Scalp - Já uso este óleo há anos... Normalmente uso-o em conjunto com o óleo de coco, tem um cheirinho muito bom e é ótimo para disfarçar o cheiro desagradável do óleo de coco.

Técnicas e truques:
Para conseguir caracóis bem definidos e brilhantes com os Braid Outs adoptei as seguintes técnicas e truques:
  • Faço sempre os Braid Outs depois de lavar o cabelo quando ainda está molhado ou bem húmido.
  • Antes de fazer os Braid Outs certifico que o meu cabelo está hidratado e extremamente gorduroso. 
  • Geralmente faço 5 tranças em cima e 2 twists na parte de baixo do cabelo, perto da zona da nuca... Se fizer twists em baixo ficam apenas ondulações nessa zona e o cabelo não fica tão frisado, assim deixa-o mais solto e com melhor aspecto.
  • Nas pontas das tranças, quando já estão a ficar finas, faço twists. Isso previne que as pontas fiquem frisadas.
  • Para as pontas das tranças ficarem também encaracoladas, prendo-as com rolinhos pequenos mais conhecidos como perm rods.
  • Para prender os dois twists de baixo uso os ganchos bobby pins.
  • Antes de desfazer as tranças certifico que secaram completamente. As tranças demoram mais tempo a secar que os twists... Na época da Primavera/Verão costumam secar naturalmente durante a noite (6 ou 7 horas), se for Inverno podem demorar um pouco mais... No vídeo para secarem mais rápido usei o secador com um heat cap.
  • Para desfazer as tranças, desfaço apenas com os dedos para prevenir que fiquem frisadas.
  • No fim de tudo para desfazer as divisões do cabelo, dar mais volume e deixá-lo com um aspecto apresentável, abano a cabeça para os lados, para a frente e para trás, massajo muito bem o couro cabeludo com os dedos e penteio um pouco da raiz com um pente como este.
  • No caso de sentir que a parte de baixo do cabelo não está tão solta como gostaria, ponho um bocado de água numa embalagem de spray e borrifo nessa zona. No final aplico o óleo ORS HAIRepair Vital Oils no cabelo para selar as cutículas. 

Antes...
Felicia from "Friday"

Depois...



Espero que tenhas gostado :)
Se as minhas dicas funcionaram contigo ou tens outras que queiras partilhar, comenta ou envia mensagem para o Blog ou para a página do Facebook Cabelos Africanos.





Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Olá Sandy, acompanho vc faz tempo.
    E agora Preciso da tua ajuda, estou cansada de usar o cabelo desfrisado e quero ter o cabelo natural novamente, totalmente virgem e poder aplicar afro, poder ter tbm cachos eu amo isso.
    Me diz o que posso fazer, quais os melhores produtos à utilizar, por favor conto com a tua ajuda. Aguardo pela tua resposta yh. Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Núria,
      Fiz um post no Blog a explicar como voltar a ter o cabelo natural e depois tenho outro post com sugestões de produtos a utilizar... Dá uma olhadela:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2015/06/como-voltar-ao-cabelo-natural.html

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sandy

    Aonde posso comprar o Leave-in Extreme P2 da Zelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      vendem num cabeleireiro na Margem Sul do Tejo, vou enviar-te uma mensagem a explicar melhor..

      Beijinhos e um Feliz Natal

      Eliminar
  3. Olá Sandy!

    Aonde posso comprar o Leave-in Extreme P2 da Zelo?

    ResponderEliminar