sábado, 5 de dezembro de 2015

Homens: Dicas para o Cabelo

Muitos homens demonstram interesse em cuidar do cabelo, contudo sentem-se perdidos pela falta de informação sobre este tema.
Portanto, hoje decidi dedicar este post exclusivamente aos homens!

Quando os homens querem escolher um shampoo nem sequer vão ler a descrição "shampoo hidratante feito à base de óleos naturais que proporcionam brilho e maciez aos fios etc etc.", só lêem mesmo o inicio da frase "SHAMPOO..."... o resto já não lhes interessa, já sabem que é um shampoo pronto e basta, é mesmo esse que escolhem independentemente do que diz no resto da descrição.
E muitos nem usam shampoo sequer, um gel de banho serve perfeitamente... A maioria dos homens são simples e não tem a mínima paciência para detalhes sobre o cabelo, e como sei disso vou tentar não ser  muito descritiva relativamente aos ínfimos detalhes do regime semanal capilar nem falar ao pormenor dos benefícios de cada produto... They just don't care lol.

O shampoo ideal:
O shampoo ideal para o teu tipo de cabelo é aquele que não contém ingredientes como Sodium Lauryl Sulfate ou Sodium Laureth Sulfate ou qualquer outro ingrediente que acabe com a palavra Sulfate! É só isso que precisas de ter em conta quando escolheres um shampoo. 

Todos os shampoos vêm com uma descrição dos ingredientes que contêm. Se um shampoo tiver Sulfate, normalmente é fácil de localizar porque vem mencionado logo no topo da lista dos ingredientes. 
E geralmente os shampoos sem sulfate dizem logo à frente da embalagem algo como "Sulfate Free", mas para confirmares que está mesmo livre de sulfates olha sempre para a lista de ingredientes também.

Por que razão o Sulfate é mau para os cabelos? Tende a deixar o cabelo bastante seco e frágil. Além disso irrita o couro cabeludo, causando comichão e caspa.

Porque continuam a usar este ingrediente nos shampoos? É um ingrediente barato e actua como um detergente no cabelo que remove completamente toda a oleosidade.
Um cabelo liso, normalmente fica  rapidamente oleoso, por isso usar um shampoo com Sulfate não é má ideia para quem tem este tipo de cabelo.
Mas nós com o cabelo africano queremos produtos para nos fornecerem hidratação aos fios de cabelo e não os que nos retiram!

Exemplos de bons shampoos sem Sulfate e onde podes encontrar:
Os shampoos NÃO estão ordenados do melhor para o pior ou vice-versa
1. Keracare Hydrating Detangling Shampoo (240ml)
Onde encontrar? Na loja online lookfantastic.com
2. Jason Aloe Vera Moisturizing 84% (480ml)
Onde encontrar? Em qualquer loja Celeiro ou na loja online lookfantastic.com
3. ORS HAIRepair Invigorating Shampoo (370ml)
Onde encontrar? Nas lojas Diamantino Viegas (Saldanha, Alvalade, Arroios, Amadora, Barreiro, etc.)
4. Giovanni Smooth As Silk (250ml)
Onde encontrar? Na loja online iHerb.com (fazem entregas para qualquer país, Angola, Brasil, Moçambique, etc...) (dão um desconto de 5 dólares para a primeira compra, basta escrever este cupão no cesto de compras - RAQ119)

A importância de um condicionador depois do shampoo:
Se queres ter um cabelo macio, hidratado, fácil de pentear e com caracóis ou coils bem definidos é extremamente importante usares um condicionador depois do shampoo!
É muito simples e rápido... depois de retirares o shampoo só tens que aplicar uma quantidade significativa de condicionador no cabelo todo e deixar actuar durante 2 minutos.

Exemplos de bons condicionadores e onde podes encontrar:
Os condicionadores NÃO estão ordenados do melhor para o pior ou vice-versa
1. Herbal Essences Sensuously Smooth
Onde encontrar? Em qualquer hipermercado Continente
2. Syoss Keratin Hair Perfection Conditioner
Onde encontrar? Em qualquer hipermercado Continente
3. Pantene Repara & Protege Condicionador
Onde encontrar? Em qualquer hipermercado Continente

Como hidratar e Definir os Caracóis/Coils:

Tudo o que precisas para hidratar e definir bem os caracóis/coils:
- Água
- 1 creme (opcional)
- 1 óleo (opcional)
- 1 gel
- 1 esponja de cabelo (opcional)

É difícil escrever uma fórmula com o processo passo-a-passo e dizer-te que vai funcionar exatamente como digo, porque todos os cabelos são diferentes!
E mesmo que tu e um amigo tenham o mesmo tipo de cabelo não quer dizer que a mesma técnica de definir caracóis e os mesmo produtos irão funcionar com ambos! Os tipos de cabelo ajudam a encontrar algumas semelhanças, mas não todas! Cada cabelo tem a sua própria identidade, como uma impressão digital... Então o melhor é dar-te algumas sugestões e ires experimentando e ver qual se adequa melhor contigo.

Sugestão nº1:
Se não te importas em ter o cabelo hidratado ou não, ou com a maciez e suavidade dos fios e não queres perder muito tempo com isto, então esta é a melhor sugestão para ti.

  • Se o cabelo estiver seco, usa um borrifador com água até que fique bem húmido. 
  • Penteia muito bem e volta a molhar mais um pouco.
  • De seguida aplica o gel Eco Styler. Este gel é um dos melhores para o cabelo africano, não contém álcool, ou seja, não resseca tanto como os outros géis mais vulgares que se vêem nos hipermercados. Tanto o Eco Styler Krystal como o Eco Styler Olive Oil são ótimos! Onde podes encontrar? Nas lojas Diamantino Viegas (Saldanha, Arroios, Alvalade, Amadora, Barreiro, Monte Abraão, etc.)
  • No fim usa uma esponja para poderes criar pequenos caracóis ou locs bem definidos. Basta esfregá-la muito bem em movimentos circulares... Esta esponja é quase mágica e maravilhosa! Faz mesmo toda a diferença! Caso não tenhas a esponja, se esfregares o cabelo com os dedos em movimentos circulares vai fazer um efeito quase semelhante. A foto abaixo mostra o antes e depois da utilização da esponja...



No vídeo a seguir mostra como usar esta esponja de cabelo (começa aos 1:56 min):
Fazer movimentos circulares SEMPRE para o mesmo sentido!

Se não tens a esponja podes fazer movimentos circulares apenas com os dedos como mostra no vídeo a seguir (começa aos 2:00min):

Onde comprar a esponja?
No eBay consegues encontrar vários tipos de esponjas de cabelo à venda. Existem géneros muito diferentes... umas esponjas têm furinhos mais pequenos que outras. As que têm buracos mais estreitos geram caracóis também mais pequenos.
Clica aqui para veres todas disponíveis à venda.

Sugestão nº2:
Se a sugestão anterior não resultou contigo, ou porque não definiu bem os caracóis/coils ou porque deixou o cabelo duro e áspero, então experimenta esta técnica...
Esta técnica para hidratar o cabelo é exatamente igual à anterior, a única diferença é que antes de aplicar o gel põe-se um creme hidratante.

Como sugestões de bons cremes tens o Taliah Waajid Curly Curl Cream; o Cantu Shea Butter Curl Activator Cream; o Cantu Shea Butter Coconut Curling Cream; o Scurl No Drip (podes encontrar à venda na drogaria São Domingos no Rossio), etc...

Particularmente gosto muito do Taliah Waajid Curly Curl Cream por activar os caracóis/coils de forma esplêndida! Vê esta foto do antes e depois de só usar o Taliah Waajid para poderes comprovar o meu espanto...
Na minha opinião, quanto aos outros três que especifiquei são dos melhores em termos de hidratação!!!

Sugestão nº3:
Se o teu cabelo é muito seco e perde a hidratação facilmente, deves apostar nesta técnica que é a mais completa e vai deixar o teu cabelo super hidratado!
Este método é igual à sugestão nº2 com a única diferença do acrescento de um óleo natural no final de tudo.
Os óleos são sem dúvida os melhores amigos de um cabelo africano, trazem milhares de benefícios inimagináveis! Explicando por palavras curtas: os óleos permitem que o cabelo retenha a hidratação dentro dos fios de cabelo. Se quiseres explorar melhor sobre este assunto clica aqui.

Podes usar o óleo de coco, ou óleo de amêndoas doces ou óleo de sementes de uvas, ou qualquer outro óleo 100% natural.
O óleo de coco é dos meus preferidos! Adoro!
Podes encontrar variedades de óleos naturais nas lojas Celeiro ou nas ervanárias.

Para concluir,
Mesmo que gostes da sugestão nº1 aconselho-te a experimentar as outras também... podem funcionar ainda melhor e não dão assim tanto trabalho...
Não precisas de usar os produtos exatamente pela mesma ordem que referi... Podes, por exemplo, usar o óleo antes do gel ou o creme depois do gel... Até porque poderás ter melhores resultados se trocares as ordens!
O Gel Eco Styler não é o único bom gel, tens mais variedades como o Cantu Shea Butter Twist & Loc ou o Kinky-Curly Curling Custard que também são MUITO bons!
Para veres mais sugestões de produtos clica aqui.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário