domingo, 23 de agosto de 2015

Pentear o cabelo...pode ser menos que um pesadelo?

Tenho a certeza que no regime semanal a parte que mais odeias é esta: ter que pentear o cabelo! 
Na verdade, acho que o nosso cabelo não foi feito para ser penteado. Não sei se pensas exatamente como eu, mas quando vejo um cabelo afro, seja do tipo 3C ou 4, penteado e outro não penteado prefiro sem dúvida o que não está penteado! O cabelo afro penteado perde os caracóis/coils e fica com um aspecto mais seco.
Mas o pente tem o seu propósito no nosso tipo de cabelo: não deixar que esses tais caracóis/coils se transformem em locs e possamos fazer qualquer tipo de penteado. O nosso foco deve ser unicamente esse, evitar que o cabelo crie locs e não se parta! O cabelo africano não deve ser penteado diariamente como se tratasse de uma obrigação, mas apenas quando já não existe mais outra alternativa a não ser penteá-lo! 
Devemos calcular a altura certa de pentear o cabelo... não o pentear com muita frequência para que os fios não fiquem mais propensos a partirem-se e também não deixá-lo muitooo tempo sem pentear para que não se criem nós ou locs que quando queremos manuseá-lo acabamos por parti-lo. 

De quanto em quanto tempo se deve pentear o cabelo?
Esta pergunta na realidade não tem uma resposta certa. Os cabelos são todos diferentes e, portanto, têm necessidades diferentes. Conhece o teu cabelo e testa quais são os seus limites antes de decidires de quanto em quanto tempo deves penteá-lo.
Se tens o cabelo natural:
O meu conselho é não penteares todos os dias. Porquê? O cabelo natural dos tipos 3C e 4, geralmente, dão algum trabalho a pentear e aposto que não deves ter tempo livre nem paciência para o fazer sempre. Como já disse em parágrafos anteriores, o acto de pentear não deve ser levado como uma obrigação! Além disso, pentear faz também partir o cabelo! Podes ter ouvido em algures que isto é um mito, mas na verdade não é, pentear faz mesmo partir mais o cabelo! Quando penteamos estamos a puxar os fios (os nós), estamos a exercer uma força sobre o cabelo, e como não é de ferro acaba por se partir mais.
Uma dica que te deixo é para penteares o cabelo apenas enquanto o lavas. Apesar do cabelo molhado ser mais sensível, por outro lado custa muito menos e o processo torna-se mais rápido! Se, por exemplo, lavas o cabelo duas vezes por semana, penteia só duas vezes por semana. Vais ver que não vais sentir falta do pente.

Se tens o cabelo desfrisado ou com outro tipo de alisamento:
Neste caso também não te aconselho a penteares todos os dias, a não ser que tenciones usar o cabelo liso diariamente (que também não recomendo de todo!).
O cabelo desfrisado ou com outro tipo de alisamento, não tem tanta tendência a criar muitos nós, por isso até podes penteá-lo com menos frequência do que o cabelo natural sem problemas.


Qual a forma mais fácil de pentear o cabelo?

  1. Separa o cabelo, ainda seco, em duas secções e prende com uma mola/gancho uma das secções.
  2. Aplica o óleo de coco extra virgem na secção que está solta. Satura imenso o cabelo com o óleo de coco!
  3. Aplica um condicionador hidratante desde a raiz às pontas. E prende essa secção com outra mola/gancho.
  4. Desprende a segunda secção e repete os passos 2 e 3. 
  5. Agora no banho desprende a primeira secção e enxagua, volta a aplicar um pouco do condicionador hidratante e penteia com um pente de dentes largos ou a escova Denman Brush / Tangle Teezer
  6. Repete o passo 5 para a segunda secção.
  7. Enxagua todo o cabelo, e suavemente sem embaraçar aplica o shampoo sem-sulfato.
  8. Volta a aplicar o condicionador hidratante, deixa durante 2 ou 3 minutos e enxagua.

2ª Técnica (Pentear o cabelo com os dedos):
Começa a ver o vídeo a partir dos 0:50min.
O truque é usar o polegar para remover os nós do cabelo.
No minuto 2:19 a Naptural85 mostra detalhadamente como remover um dos nós com os dedos.

3ª Técnica:
1. Aplica o shampoo sem-sulfato e enxagua a seguir.
2. Satura o cabelo com óleo de coco extra virgem e um condicionador hidratante, deixa actuar 2 ou 3 minutos e enxagua.
3. Volta a aplicar o condicionador hidratante e penteia com um pente de dentes largos ou a escova 
Denman Brush / Tangle Teezer, e enxagua de novo.

4ª Técnica:
1. No dia de véspera de lavar o cabelo, faz Moisturize & Seal ou o Método LOC com um creme hidratante e óleo de coco extra virgem. Satura bem o cabelo com o óleo de coco!
2. No dia a seguir durante o banho, enquanto a água do chuveiro escorre pelo cabelo vai penteando com um pente de dentes largos ou a escova 
Denman Brush / Tangle Teezer
3. De seguida lava o cabelo com um shampoo sem-sulfato e o condicionador hidratante novamente. Enxagua.

Esta quinta técnica é para um cabelo que não é muito difícil de pentear.
5ª Técnica:
1. Lava o cabelo com um shampoo sem-sulfato.
2. Aplica um condicionador hidratante no cabelo e deixa actuar 2 ou 3 minutos. Satura-o de condicionador!
3. Com o condicionador no cabelo, penteia com um pente de dentes largos ou a escova 
Denman Brush / Tangle Teezer

Dica: Quando lavas o cabelo com shampoo não cries mais nós no cabelo desnecessariamente! Não precisas de lavar o cabelo como mostram nos anúncios da Pantene, atenção! O shampoo deve ser posto sempre a partir do topo, e gentilmente sem embaraçar é que se deve esfregar o couro cabeludo usando apenas os dedos e não as unhas! ...Bem, eu depois faço um post com mais detalhes de como se deve lavar o cabelo correctamente, não te preocupes.

Que tipo de pente/escova se deve usar?
Eu, pessoalmente, sou mais amiga dos pentes do que das escovas. Adoro pentes de dentes largos e para mim os pentes de dentes finos não me fazem, praticamente, falta nenhuma no meu regime semanal, só os uso quando ponho rolos no cabelo.

Os meus pentes/escovas preferidos:

Estes são os dois pentes que mais utilizo. São óptimos e facilitam bastante o pentear pela forma como foram feitos os dentes e por serem de plástico.
Onde vendem? Normalmente encontram-se à venda nas lojas de produtos de cabelo brasileiro/africano.
Este pente também gosto muito, mas não é de todo o meu preferido. Os pentes que adoro mesmo muito são os dois primeiros que postei.

Adoro a escova Tangle Teezer, retira todos os nós do cabelo, deixa-o macio e não dói ao pentear, parece quase que se está a fazer uma massagem ao couro cabeludo. O único problema é que não tem cabo para pormos as mãos como a maioria das escovas e se o cabelo estiver com muitos nós e tiver que se exercer mais força, a escova pode soltar-se das mãos.
aqui neste post mais sobre a Tangle Teezer.
Onde vendem? Nas farmácias e no site BeautyBay.com



Das várias escovas que existem à venda no mercado, a Denman Brush e a Tangle Teezer são as minhas favoritas. São muito idênticas para o objectivo que oferecem. Numa balança, "pesam" as duas de igual forma, a Tangle Teezer peca por não ter um cabo para segurar as mãos e a Denman Brush custa um pouco mais a pentear que a Tangle Teezer.
Onde vendem? Na loja onlide deste Blog: Proutos-Afro.com

Os pentes que mais detesto:

Parece ironia, mas este pente africano de madeira é o que menos se adequa ao nosso tipo de cabelo! Meu Deus, que terror de pente! Não querendo ser mazinha, mas não quero este pente perto de mim muito menos do meu cabelo... dispensooo! Já tenho muitos traumas de infância!




Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário