quinta-feira, 9 de julho de 2015

Como desfrisar correctamente o cabelo em casa?


Este post que vou escrever hoje é um dos mais importantes que deves ler no meu Blog (caso costumes desfrisar o cabelo, claro!).
Até já devia ter escrito um post assim há muito tempo, mas esquecia-me sempre. Sei que há muitas raparigas que desfrisam o cabelo em casa e não sabem como desfrisá-lo correctamente... Muitas vezes vão a cabeleireiros que também não sabem desfrisar como deve ser e copiam o mesmo processo.
E se antes tinhas receio de desfrisar sozinha agora já não precisas de ter, vou explicar-te passo-a-passo como deves ter o cabelo desfrisado impecavelmente.

Antes de tudo deves ter presente os prós e contras de desfrisar um cabelo em casa e num salão de cabeleireiro:

Estas foram as tabelas de prós e contras que fiz sobre as minhas opiniões e devem também ser comuns à maioria das pessoas.
Posto isto, é fácil de perceber que desfrisar em casa ainda traz muitas vantagens! Porém, para quem não tem prática nem experiência no assunto pode ser um bocado arriscado, o cabelo pode sofrer cortes químicos ou outro tipo de danos. Se não te sentes tão segura a desfrisar em casa, vê as sugestões de cabeleireiros que deixei mais em baixo.

Passo-a-passo de como desfrisar em casa?

  1. Divide o cabelo em 4 secções iguais.
  2. Penteia muito bem cada secção com uma escova Tangle Teezer ou um pente de dentes largos.
  3. Satura o comprimento de cada secção com um óleo natural espesso (ex.: óleo de rícino, óleo de coco, etc.) ou um condicionador espesso ou vaselina. Não ponhas nada na raiz, ou seja, a parte que vai ser desfrisada!
  4. Em cada secção tira uma pequena mecha de cabelo, aplica um pouco de vaselina no couro cabeludo para o proteger, e a seguir faz um twist nessa mecha como mostra a figura do lado direito. Fazendo estes twists, o processo de desfrisagem torna-se mais rápido porque as mechas já estão divididas, e assim não permite que o desfrisante fique durante muito tempo a actuar no cabelo.
  5. Cobre as duas secções da frente com duas toucas de plástico. (Vê o vídeo abaixo para perceberes melhor).
  6. Põe vaselina no topo das orelhas ou noutras partes sensíveis da pele que podem vir a ser tocadas pelo desfrisante.
  7. Aplica o desfrisante numa das secções de trás com a ajuda de um pincel. O tempo máximo de aplicação para as duas secções de trás deve ser de 11min. 
  8. Depois de seguires as indicações do tempo descritas na embalagem do desfrisante, lava muito bem as duas secções traseiras com um shampoo neutralizante (cerca de 3 lavagens com shampoo) e aplica uma máscara proteica. 
  9. Repete os passos 7 e 8 para as secções frontais. 
  10. Deixa a máscara de proteínas actuar durante 10 a 15 minutos e enxagua.
  11. Se tiveres o condicionador Roux Porosity Control aplica-o e deixa actuar durante 5min. Este condicionador controla a porosidade do cabelo. Como o desfrisante faz subir os níveis de pH do cabelo, deixando-o mais ressequido e com as cutículas abertas, o condicionador Roux vai fazer a acção contrária: selar as cutículas e baixar os níveis de pH. Se não tiveres o condicionador, uma semana depois do desfriso faz uma lavagem com vinagre maçã para obteres resultados idênticos. Lê mais aqui.
  12. Depois do condicionador Roux Porosity Control, faz um tratamento intensivo com uma máscara hidratante durante 30 a 45 minutos.
Nota: No passo 8, há quem use primeiro uma máscara proteica durante 5 minutos (ex.: ORS Olive Oil Replenishing ou Aphogee 2 Min) e só depois usa o shampoo neutralizante. Dizem que desta forma as proteínas conseguem entrar melhor nos fios pois as cutículas ainda estão totalmente abertas.

Este vídeo exemplifica tudo o que expliquei nos passos acima:


O que deves ter em conta antes de desfrisar:

  • Se não for a primeira vez que desfrisas, NÃO deves aplicar desfrisante nas pontas! O desfrisante deve ser UNICAMENTE aplicado na raiz do cabelo! Mesmo que aches que as pontas ficaram mal desfrisadas e estejas tentada a colocar o desfrisante, não o faças! Espera que o cabelo cresça mais um bocado e depois cortas essa parte. Desfrisar o cabelo que já foi previamente desfrisado vai torná-lo super fraco, sensível e vai estar propício a partir-se, não é mesmo nada aconselhável!
  • Não uses um desfrisante super, a não ser que tenhas o cabelo tipo 4C e queiras super liso! Na minha opinião acho o super bastante forte e desnecessário. Há várias marcas de desfrisantes rotulados com "regular" na embalagem e no entanto, umas marcas são mais fortes que outras. Por isso, se o desfrisante regular de uma marca não funciona contigo pode resultar o regular de outra marca.(*)
  • Deves ter cuidado a desfrisar as secções traseiras. É muito fácil um bocado de desfrisante ir parar às pontas se não tiveres muita atenção! Portanto, se tiveres alguém em casa que te possa ajudar a desfrisar é preferível pedir ajuda neste passo.
  • Se ainda não passaram pelo menos 8 semanas da última vez que desfrisaste, espera até completarem as 8 semanas (2 meses)! O aconselhável mesmo é desfrisar de 10 em 10 semanas!
  • Se o teu desfrisante é um No-Lye e se já tiveres misturado o activador no desfrisante, não o poupes com a esperança de o guardar no frigorífico para usares uma próxima vez! No, no, no , nooo!! Não faças isso! Sei que pode parecer parvo mas já ouvi casos de pessoas que guardaram o desfrisante no frigorífico para o conservar. Assim que o desfrisante foi misturado só dá para ser usado naquele dia! Nem penses em guardá-lo se não queres ficar careca!
  • Tenta evitar ao máximo aplicar o desfrisante no couro cabeludo!
  • Antes de desfrisares veste uma t-shirt e calças velhas, pois o desfrisante contém químicos que podem estragar certas roupas.
  • Enquanto o desfrisante está a actuar no cabelo, não penses sequer em penteá-lo! Se quiseres alisá-lo com um pente usa a parte traseira do mesmo.

Sugestões de bons desfrisantes na minha opinião:


  • Dark and Lovely Shea Butter Moisture Plus Regular Relaxer
  • ORS Olive Oil Normal Relaxer
  • Mizani Butter Blend (Normal ou Mild) Relaxer 


Sugestões de bons cabeleireiros para desfrisar:
O melhor cabeleireiro para desfrisar que já fui, foi ao salão da Ritinha! Quando era mais nova já percorri milhares de cabeleireiras e nunca nenhum me desfrisou tão bem como a Ritinha. Esta cabeleireira tem bastante atenção em só desfrisar a raiz, desfrisa com muito cuidado e não deixa que o produto "arda" no couro cabeludo, além disso faz tratamentos nutritivos depois do desfriso. O cabelo sai de lá muito bem desfrisado! Penso eu que ela usa o desfrisante ORS Professional Lye Relaxer.
Este salão de cabeleireiro fica localizado na Margem Sul do Tejo no Miratejo (Corroios) Laranjeiro (Almada). Para saberes como ir para lá, vê as indicações neste post.




Atualizado a 21/11/2016
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

13 comentários:

  1. Que post precioso! Já não desfriso o cabelo há quase 1 ano, mas sempre que o fazia, a minha mãe passava desfrisante nas pontas também... não fazíamos ideia de que fazia tão mal!
    Obrigada por partilhares estas dicas connosco, isto vai ajudar imensa gente, incluindo eu!

    xx
    Diário De Uma Africana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :)
      Faz mesmo muito mal usar o desfrisante nas pontas! Sei que já toda a gente caiu nesse erro, daí a importância de ter feito este post.
      Muitas pessoas pensam que o desfrisante é um grande inimigo para os cabelos, mas de facto não é...muitas vezes a técnica que as pessoas usam é que não é de todo a mais correcta!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Olá Sandy! Ainda desfrizas o cabelo? queria saber mesmo qual é a diferença entre texlax e relaxer e Texturizer? Supostamente, não produtos próprios para texlax? Tenho andando a esticar o meu produto, há 6 meses, até agora tem indo bem mas cuidar do cabelo em transição é dificil ainda mais o meu cabelo está misturado, tenho 4c e 4b, queria que ela ficasse completamente e natural e maior mas tem caido e partido imenso, a mesma coisa acontecia quando eu desfrizava o cabelo. É normal o cabelo partir ou cair mais ou menos 1 ou mais semanas depois de desfrizar? É possível ter um cabelo cheio e bonito e comprido mesmo desfrizando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      texturizer é um desfrisante mais fraco, não serve para deixar o cabelo liso, apenas para abrir mais os caracóis do cabelo. O relaxer é o mesmo que desfrisante. Texlaxing é o processo de usar um desfrisante e misturar algumas colheres de um óleo natural com o intuito de o deixar mais fraco. No emtanto, o texlax continua a ser mais forte que um texturizer.
      Exemplos de marcas de Texturizers tens a Just For Me, African Pride, etc.
      Por ordem do mais forte para o mais fraco tens: Desfrisante, Texlax, Texturizer.
      Podes ler mais aqui sobre Texlaxing: http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/texlaxing-o-que-e.html
      Se estás a fazer transição é perfeitamente normal estares a passar por uma fase de queda de cabelo.
      Sim é possível ter o cabelo desfrisado cheio e bonito, tens como exemplos as Youtubers: prettywitty77 e a ulovemegz.

      Eliminar
  3. Olá, Sandy. Gostava muito de saber se posso mudar o meu desfrisante (Dark and Lovely Regular Kids) para o Dark & Lovely She Butter Moisture Plus Regular? Se sim, de que maneira posso fazê-lo?
    Adoro o teu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim podes mudar. Não aconselho muito a trocares regularmente de desfrisante mas esporadicamente podes fazê-lo sem problemas. Eu própria já troquei de marcas várias vezes mas já tive muito más experiências com algumas, daí não te aconselhar trocar sempre. Se adoras o teu desfrisante não há razão para mudares, mas se não gostares aí tenta outro que aches que vais gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sandra :) , depois de lavar com shampoo posso aplicar Max keratin ( é um concentrado de queratina da Novex) e depois uma máscara hidratante?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Stelvia, sim sem problemas e até é o aconselhável, fazes um tratamento proteico e a seguir hidratante para o cabelo não ficar saturado de proteínas.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá preciso de ajuda quero mudar a cor do meu cabelo que agora está natural afro ele é castanho muito eacuro e quero tê-lo castanho claro devo pintar ou descolorir?

    ResponderEliminar
  6. Sandy é verdade que agora tem produtos que retiram o desfriso do cabelo sem partir:-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que se desfrisa o cabelo, a estrutura dos fios é alterada, por isso é impossível de se reverter o processo a não ser que se corte.

      Eliminar
  7. ola boa tarde Sandy eu gostaria de saber fiquei com tranças durante 8 semanas e o cabelo está a partir muito, será que posso desfrisá-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivalina,
      Não aconselho a desfrisar agora porque o cabelo pode ficar mais débil e partir-se ainda mais. Faz tratamentos primeiro para fortalecê-lo... Fiz um post há umas semanas sobre o cabelo danificado e como tratar

      Eliminar