domingo, 7 de junho de 2015

Método LOC vs Método LCO


Com certeza já deves ter ouvido falar do Método L.O.C.. Nunca fiz nenhum post especificamente dedicado a ele, porém já falei um pouco neste post.

Hoje venho falar mais detalhadamente sobre o método LOC e o mais recente método LCO (não é tão recente quanto isso por acaso lol).

Método L.O.C.

O método L.O.C. tem como propósito deixar o cabelo hidratado por um longo período de tempo, tal como o Moisturize & Seal que tanto costumo falar.
O Moisturize & Seal foi o primeiro método que surgiu e depois foram descobrindo outros mais eficazes como o L.O.C e, posteriormente o L.C.O..

Podes fazer este método depois de lavares o cabelo ou sempre que o sentires seco. Se o teu cabelo costuma estar frequentemente seco, faz o método todos os dias, ou então 2 ou 3 vezes por semana... como o teu cabelo gostar mais... Não há nenhuma regra para as quantidades de vezes por semana que se deve fazer o LOC.

As siglas do método L.O.C. significam Liquid/Leave-in, Oil e Cream. É por esta ordem que deves aplicar os produtos no cabelo.

1º Passo - Molhar o cabelo e/ou usar um leave-in
2º Passo - Usar um óleo natural
3º Passo - Usar um creme espesso/manteiga.

Líquido/Leave-in:
Há duas formas de fazer o método LOC... Há quem faça só usando um líquido (mais comum a água) e há quem faça com leave-in, ou com os dois...
A água é extremamente importante porque proporciona hidratação ao cabelo! Sem água o nosso cabelo nunca retinha comprimento!
O leave-in é igualmente importante porque contém água e mais outros ingredientes selantes que fazem o cabelo permanecer hidratado durante mais tempo.
No meu método LOC, o que faço é o seguinte: se tiver acabado de lavar o cabelo, aplico um leave-in, depois um óleo e um creme espesso/manteiga; se o cabelo estiver seco aplico apenas um creme aguado (até pode ser um leave-in), depois um óleo e um creme espesso/manteiga.
1. Herbal Essences Pontas Sedosas Creme
Onde comprar? Nos hipermercados Continente ou Jumbo (desconfio que tenham descontinuado este maravilhoso produto :'( )
2. Aphogee Keratin and Green Tea Resctruturizer
Onde comprar? Na loja online deste Blog: Produtosafro.com
3. Cantu Shea Butter Leave-in Conditioning Repair Cream
Onde comprar? Na loja online deste Blog: Produtosafro.com
4. Cantu Shea Butter Moisturizing Curl Activator Cream
Apesar deste produto não ser um leave-in, é aguado e hidrata lindamente o cabelo!
Onde comprar? Na loja online deste Blog: Produtosafro.com
5. Garnier Ultra Suave Óleo de Abacate e Manteiga de Karité Creme de Pentear
6. Scurl "No Drip"

Óleo Natural:
O papel do óleo é selar as cutículas para que a hidratação não seja perdida ao longo do tempo.
Quando molhamos/hidratamos o cabelo as nossas cutículas dos fios são ligeiramente abertas para que as moléculas de água possam entrar. Se, posteriormente, as cutículas não forem fechadas/seladas, as moléculas de água saem e o cabelo volta a ficar seco e desidratado. Daí a importância de se usar óleos naturais a seguir... As moléculas dos óleos são demasiado espessas e irão criar uma espécie de barreira à volta dos fios para que a hidratação não se perca.

Depois de molhares ou aplicares o teu leave-in favorito, põe um pouco de um óleo natural, essencialmente nas pontas. Não precisas de aplicar grandes quantidades porque a seguir vais voltar a selar os fios com um creme espesso ou uma manteiga!
1. Óleo de Coco Extra-Virgem
Onde comprar? Nas lojas Celeiro ou nas ervanárias ou no site iHerb.com (usa este cupão de 5 dólares para a tua primeira compra - RAQ119)
2. Jamaican Black Castor Oil
Onde comprar? Na loja online deste Blog: Produtosafro.com
3. Azeite Extra-Virgem
Onde comprar? Em qualquer supermercado
4. Óleo de Semente de Uvas (Grapeseed Oil)
Onde comprar? Nas lojas Celeiro ou no site iHerb.com (usa este cupão de 5 dólares para a tua primeira compra - RAQ119)
5. Óleo de Abacate (Avocado Oil)
Onde comprar? Nas lojas Celeiro ou no site iHerb.com (usa este cupão de 5 dólares para a tua primeira compra - RAQ119)


Creme Espesso/Manteiga:
Aplicar um creme espesso ou uma manteiga vai ajudar a selar ainda mais as cutículas dos fios para não haver nenhuma "falha" caso a hidratação se queira "escapar"!
Sem dúvida, o creme perfeito para este último passo é a Manteiga de Karité 100% natural! Mas existem mais opções que vou listar a seguir...
1. Manteiga de Karité 100% Natural (Shea Butter)
Onde comprar? Nas lojas Celeiro ou no site iHerb.com (usa este cupão de 5 dólares para a tua primeira compra - RAQ119)
2. Cantu Shea Butter Coconut Curling Cream
Onde comprar? Na loja online deste Blog: Produtosafro.com
3. Shea Moisture Curl Enhancing Smoothie
4. Elasta QP Olive Oil & Mango Butter Moisturizer
5. Keracare Natural Textures Butter Cream
Onde comprar? No site LookFantastic.com
6. Beautiful Textures Moisture Butter Whipped Creme
7. Cantu Shea Butter Grow Strong Strengthening Treatment


Resultado do Método LOC nos Braid Outs de 4 dias:


Produtos usados:
Cantu Shea Butter Moisturizing Curl Activator Cream; 
Óleo de Coco Extra-virgem;
Manteiga de Karité 100% natural 


Método L.C.O.
Este método é muito idêntico ao método anterior... Aliás, na realidade são iguais, a ordem dos últimos dois passos é que inverte.
Neste método os passos são então estes:

1º Passo - Molhar o cabelo e/ou usar um leave-in
2º Passo - Usar um creme espesso/manteiga
3º Passo - Usar um óleo natural.

Se já experimentaste o método LOC e não foi suficientemente hidratante para o teu cabelo, então dá uma oportunidade ao método LCO.
O método LCO é bastante eficaz para quem tem o cabelo bastante poroso. (Vê aqui se o teu cabelo é poroso.) ou para quem tem um cabelo muito seco e frisado como é o caso de um cabelo tipo 4C.

Qual dos dois métodos o melhor?
Depois do surgimento do método LOC, algumas pessoas constataram que faria mais sentido o óleo ser o último produto a ser aplicado, por ser o único que tem realmente propriedades selantes...

Na minha opinião, se no método LOC se usar manteiga de karité, que é um produto extremamente espesso, resulta muito bem! Mas caso no passo final se use um creme não tão espesso (p.e. Beautiful Textures Whipped Creme), acho que se deve optar pelo método LCO.




Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Tenho uma duvida o meu cabelo é do tipo 4b ou seja seco sendo que nunca o achei muito seco já chegou a ser oleoso (nem sei como) mas agora sinto-o seco, a pouco tempo usei um amaciador da garnier e lá dizia "para cabelos com tendência a oleosos" mas usei porque não tinha mais nada cá em casa e nunca senti o meu cabelo tão liso tão macio tão fofo tão hidratado foi uma maravilha mas n sei se o posso usar pq o meu cabelo já é naturalmente seco então se usar um de cabelos oleosos não se vai estragar ao fim de tempo???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nem sempre o que está rotulado na descrição dos produtos corresponde efectivamente ao que faz...por vezes é só mera propaganda. O meu conselho seria olhares para a lista de ingredientes e veres se há algum que seja prejudicial e se há também outros que sejam nutritivos.
      E consoante a lista decides se deves continuar a usá-lo ou não.

      Eliminar
  2. Tenho quase a certeza que tenho o tipo de cabelo 4c, mas esta relaxado. Para mim nao é problema usar liquidos para o cabelo, mas a parte do oleo natural, ja é ligeiramente chato, pois sempre que uso algum oleo natural apos a lavagem, tenho a sensacao de ter o cabelo pesado e muito oleoso. Alguma sugestao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Sei que pode parecer estranho, mas um cabelo africano deve ficar assim meio gorduroso de vez em quando para poder ganhar comprimento. No entanto, há cabelos mais secos que outros e talvez o teu não seja assim tão seco e não necessites de usar óleos tão gordurosos. Se não te sentires bem em tê-lo assim, podes por exemplo fazer o método LOC ou moisturize & seal antes de lavares... se estás a pensar lavá-lo amanhã, fazes hoje à noite uma dessas técnicas ou fazes umas horas antes de lavares.
      E experimenta usar óleos mais leves e menos gordurosos como o óleo de semente de uvas ou o óleo de argan... Estes são mesmo muito leves!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá vc sabe me informar se esses hipermercados que vc mencionou entregam no Brasil?
    Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Michele, os sites iHerb e o LookFantastic fazem entregas para o Brasil.

      Eliminar