quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dicas para o dia-a-dia do cabelo

Deixo-te aqui algumas dicas maravilhosas para o cabelo :)


  • Shampoo Bomba de Cebola
A cebola como é rica em enxofre, tem vários benefícios para o cabelo, entre eles: tratar a caspa, é antifúngica e antibacteriana, activa a circulação sanguínea no couro cabeludo, acelera o crescimento dos fios, diminui a queda, fortifica o cabelo e alivia a irritação e comichão no couro cabeludo.
Já deves ter ouvido falar do famoso shampoo bomba de cebola, é bastante conhecido no Brasil. Mas se nunca ouviste falar não te procupes, explico-te tudo já já...
É muito fácil de fazer, só precisas de...
- Um shampoo sem sulfato de 200ml ou 300ml
- Uma cebola média/grande
Cortas a cebola em pequenos pedaços e colocas os pedacinhos todos num frasco maior que 200 ou 300ml e depois juntas para lá o teu shampoo sem sulfato. Esperas 15 dias para poderes começar a usá-lo. 
A receita que descrevi acima é a mais conhecida mas eu fiz de uma forma um pouco diferente:
Com duas garrafas de plástico de 100ml da Primark e uma cebola pequena/média fiz o shampoo bomba. Desta forma não me permite gastar todo o shampoo que tenho, assim só uso um pouco e sempre que quiser lavar com o shampoo sem a cebola tenho ainda algum que reste. E como tenho o shampoo ORS HAIRepair Invigorating e o Creme of Nature Argan Oil Moisture & Shine, fiz com os dois shampoos um em cada embalagem de 100ml. 
Ainda não consigo contar os resultados porque só o fiz na semana passada. 


  • ACV Rinse para eliminar a caspa
O vinagre de maçã é um óptimo remédio para eliminar a caspa! É um dos melhores remédios naturais para este problema. E tem um pH muito idêntico ao pH do nosso cabelo, daí ser tão bom!
Numa garrafa de 1 Litro de água mistura 75ml de vinagre de maçã (cerca de 5 colheres de sopa). Depois de lavares o cabelo com o shampoo e condicionador faz o enxaguamento final com esta mistura.
Podes ler mais sobre os benefícios do vinagre para o cabelo neste post.

  • Misturar vinagre e uma máscara hidratante
Além dos benefícios do ACV Rinse (enxaguamento com vinagre de maçã), outro tratamento espectacular é mistura do vinagre de maçã e uma máscara hidratante. A receita é a seguinte, num recipiente mistura 2 ou 3 colheres de chá de uma máscara hidratante que tenhas e 1 colher de chá de vinagre de maçã. Opcionalmente, podes também acrescentar um óleo natural que gostes.
O vinagre de maçã com a máscara vão ajudar a selar as cutículas dos fios e irão ficar mais macios, maleáveis e brilhantes.


  • Mistura de ORS Hair Mayonnaise + JBCO + Óleo de coco

Este é o meu tratamento preferido de nutrição! Misturo 3 colheres de chá da máscara ORS Hair Mayonnaise, 1 colher do JBCO e mais outra de óleo de coco. O resultado é um cabelo tão hidratadooo, macio, sedoso, apetecível de tocar! Adoro!


  • Não remover completamente o condicionador
Um bom truque para ter o cabelo macio durante dias e dias é deixar um bocado de condicionador no cabelo durante a lavagem. 
Por acaso já me tinham dito há muito tempo este truque, mas tinha sempre a tendência de passar com o chuveiro até que o condicionador saísse todo... fazia-me impressão ter que deixar restos de condicionador no cabelo... Contudo, ultimamente tenho deixado um pouco do condicionador e o meu cabelo anda tão macio! Mesmo depois de 3 dias ainda continua com a mesma maciez! O condicionador que uso é o da Herbal Essences Sensuously Smooth, é amaziiing!


  • Tónico natural de alho
Como já tinha falado neste post, o alho é um excelente tratamento para a queda de cabelo, além disso estimula o crescimento dos fios e fortifica a raiz. 
Para fazeres este tónico 100% natural de alho só precisas destes ingredientes:
- 6 dentes de alho
- Jamaican Black Castor Oil (promove o crescimento do cabelo, ajuda a fortalecer, engrossa os fios, torna o cabelo mais cheio)
- Azeita Extra-virgem (aumenta a elasticidade dos fios, amacia, promove o crescimento do cabelo, dá brilho)
Corta os 6 dentes de alho aos pedacinhos, numa garrafa de 100ml (pode ser uma daquelas da Primark) junta tudo lá para dentro, acrescenta cerca de 25ml de JBCO (equivale a um pouco menos de 2 colheres de sopa) e 75ml de azeite extra-virgem. É necessário esperar pelo menos 24h até poderes começar a usar.
O modo de utilização é muito simples... coloca a embalagem em banho-maria e depois de aquecida aplica bem o tónico no couro cabeludo ao mesmo tempo que massajas. Se quiseres também podes usar o tónico no comprimento dos fios. Coloca uma touca de alumínio/plástico e deixa actuar durante 1h ou 2h, ou se preferires durante a noite. A seguir lava o cabelo normalmente com um shampoo e máscara ou condicionador. 
Faz este tratamento 2 ou 3 vezes por semana. 
É preferível usar um tónico natural do que aqueles já feitos vendidos nas lojas. O cabelo gosta de tudo o que seja o mais natural possível!
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

16 comentários:

  1. Amei as dicas vou já aplica-las.
    Enviei-te um email, podes verificar sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sandy será que o ativador de cachos da Creme Of Natura é bom para o 4C? beijos

      Eliminar
    2. Olá Maqui,
      ainda não pesquisei sobre esse activador.

      Eliminar
    3. Olá Sandy enviei-te um email, podes ver sff. bjs

      Eliminar
  2. Adorei as dicas, vou exprimentar sem duvida, o que acho mais engracado e que o alho e a cebola fazem extremamente bem ao cabelo apesar do cheiro hahahahaha
    Continua com o bom trabalho, beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe já cheguei à conclusão que quanto pior for o cheiro, melhor benefícios traz ao cabelo :P

      Eliminar
  3. irmã onde comprastes JBCO e o Óleo de coco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JBCO podes encontrar aqui na loja online do Blog: www.produtos-afro.com
      O óleo de coco encontra-se à venda nas lojas Celeiro ou noutras ervanárias.

      Eliminar
  4. Olá estou a procura de uma loja em Lisboa que venda produtos para cabelo natural.
    Podem indicar-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tens a loja online deste Blog: www.produtos-afro.com
      Ou a Diamantino Viegas no Saldanha, Arroios ou Alvalade (Lisboa).

      Eliminar
  5. Oi tudo bom. Comecei a usar a espuma modeladora de caracoia com keratina da Babaria e comecei a notar falhas graves no couro cabeludo. Eugenia+bento@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente essa espuma contém álcool, daí ter feito o cabelo cair.

      Eliminar
  6. Eugenia-bento@hotmail.com.
    Xt com queda feia devido a espuma modeladora de caracois k contem keratina da Babaria. Aparece o couro cabeludo em algumas areas da cabeça

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas amei.
    Vou colocar em pratica.ja que sinto o meu cabelo leve e seco.

    ResponderEliminar