sexta-feira, 12 de junho de 2015

Como voltar a ter o cabelo natural?


Apesar de cada vez mais se ver as pessoas a voltarem a usar o cabelo natural afro, ainda existe muita informação incorrecta sobre o cabelo africano a circular por aí.

Há muitas pessoas que mostram vontade em voltar a usar o cabelo natural, mas por falta de informação sentem-se perdidas e não sabem como fazê-lo. Se és uma dessas pessoas, estás no sítio certo! Vou ajudar-te!

Tenho o cabelo desfrisado, como posso voltar ao natural?
  • Lavar o cabelo desfrisado muitas vezes com água
  • Esperar alguns meses para o desfriso desaparecer
  • Usar um produto específico que remova o desfriso do cabelo
  • Usar tranças para o cabelo desfrisado ficar natural
Nenhum dos "métodos" que escrevi anteriormente estão correctos! São simplesmente mitos! Se os ouves por aí, ignora-os porque não funcionam de jeito nenhum! 
Em primeiro lugar, o desfriso não desaparece! Assim que desfrisas o cabelo vai ficar liso para SEMPRE! Não há nenhum produto mágico, nenhuma fórmula cor-de-rosa que remova o desfrisante...esquece essa ideia! E também não te aconselho a esperar até que o desfriso saia, vais te cansar... como já disse o desfriso não sai, dura para sempre! O químico do desfrisante altera a estrutura do fio de cabelo e não há nenhuma maneira que o faça voltar ao que era antes.

As únicas hipóteses que existem para voltar a ter o cabelo natural são as seguintes:
  • Big Chop
  • Transição
Big Chop - como o nome indica, é o método mais radical. Consiste em cortares o comprimento todo do cabelo que foi desfrisado e só deixares a parte natural (a que vulgarmente chamamos de raiz).

Transição - Significa esperares que o cabelo natural cresça até um tamanho que aches aceitável para depois cortares as pontas desfrisadas (lisas).


Big Chop
Se estás a pensar em fazer o Big Chop, o primeiro passo é arranjar uma tesoura própria para cortar o cabelo. Não cortes com uma tesoura normal de papel, podes correr o risco de ficar com as pontas espigadas! Uma boa marca é a Tweezerman, podes encontrar à venda no eBay. 

Segundo passo: fazer o Big Chop!


Terceiro passo: Depois de já teres o Big Chop feito, agora só te falta criar um regime semanal. Clica aqui para aprenderes a cuidar do cabelo natural.


Transição
Se optaste pelo processo de transição, chegou a hora de dizeres bye bye às caixas de desfrisantes. 
Aponta num calendário a data que começaste a transição e cria já o teu regime semanal apropriado a esta nova fase do teu cabelo. Para veres detalhadamente como cuidar do teu cabelo nesta nova etapa, clica aqui.
Um conselho: todos os meses ou de dois em dois meses vai cortando 1cm ou 2cm das pontas e quando deres conta as partes desfrisadas já se foram todas embora.

Como evitar a queda de cabelo durante a transição?
  • Evita o calor - O calor excessivo danifica as proteínas naturais do cabelo e consequentemente altera a textura natural, por isso evita usar utensílios quentes como os alisadores/chapinhas, secadores, ou mesmo a exposição ao Sol durante muito tempo sem nenhuma protecção! 
  • Aposta em penteados que não exijam muitos cuidados - As tranças são uma boa aposta! Se fizeres tranças não precisas de te preocupar em cuidar do cabelo todos os dias. Se não gostares de tranças podes, por exemplo, fazer Bantu Knots Out, Twist Outs, etc. Mas nem penses em alisar o cabelo, no way!
  • Penteia o cabelo gentilmente - No fio de cabelo, a zona de delimitação entre a parte natural e a parte desfrisada é muito sensível e frágil. Portanto, penteia o cabelo apenas com pentes de dentes bem largos ou a Tangle Teezer ou mesmo se te der jeito só com os dedos é o suficiente. 
  • Deep Conditioning (Tratamentos com Máscaras) - A parte desfrisada do teu cabelo precisa de muitas proteínas para compensar as proteínas que foram eliminadas pelos químicos do desfrisante. Trata de fazer tratamentos proteicos quinzenalmente e para equilibrar o uso de proteínas faz tratamentos com máscaras hidratantes também quinzenalmente. (Se te sentes perdida em relação a isto dos tratamentos com proteínas e hidratação, clica aqui.)
  • Paciência e dedicação - Estas são as palavras-chave para combater a queda do cabelo causada pela transição! Cuidar de duas texturas completamente diferentes não é mesmo nada uma tarefa fácil! Não te assustes se te deparares com imensa queda de cabelo enquanto estás em transição, porque é mesmo normalíssimo...aquela zona de delimitação entre as duas texturas, natural e lisa (desfrisada), é muito sensível e é aí onde geralmente os fios se partem.
Exemplos de Penteados para se usar enquanto se está em transição:
- Tranças
- Perucas
- Extensões
- Bantu Knots Out
- Twist Outs
- Braid Outs
- Flexi Rods
- Curlformers
- Curly Fro
- Flat Twist Outs
etc...
Vê todas as sugestões neste postneste também.


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

4 comentários:

  1. mas isso é sempre assim?? eu já desffrisei o cabelo uma ou duas vezes e o efeito sempre foi embora passado uns dois ou trÊs meses... agora parece que está a demorar mais, e agora que eu decidi nunca mais fazer isso é que pareçe que nunca mais volta ao que ra..lol.. mas nunca tinha ouvido que o cabelo ficava liso para sempre, pois o meu já nem está assim tão liso... não me assustes..eu não quero o meu cabelo assim.. e não o vou cortar todo de maneira nemnhuma, a não seer que cresca mais.. aí sim posso cortar.. amo o mue acbeço demais.. :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      um cabelo com químicos nunca mais volta ao que era. Pode dar a aparência que voltou a ser o mesmo, mas a verdade é que os químicos alteram a estrutura dos fios para sempre!

      Eliminar
  2. Ola boa tarde. Sabes me dizer ou fazer um poster com tema: max hidration method. Ouvi falar desse método e gostaria de saber como funciona. Obrigada

    ResponderEliminar