sábado, 30 de maio de 2015

O Cabelo e o Ginásio


O exercício físico deveria ser imprescindível nas nossas vidas! E felizmente, estamos numa altura que já se começam a encontrar mais facilmente ginásios do que McDonald's e as pessoas também andam mais motivadas a fazer exercício físico!
Contudo, o facto de fazermos exercício físico muitos dias por semana pode condicionar um pouco a Hair Journey. Não quero com isto dizer que deves abdicar do exercício físico, mas sim adaptar a Hair Journey à tua rotina do ginásio!

Com este post, venho dar-te alguns conselhos de como podes adaptar o teu regime semanal mesmo frequentando um ginásio regularmente...

Protege o cabelo da transpiração

O suor é composto por sais tais como o cloreto de sódio. Depois de fazermos exercício físico e o suor desaparecer, tudo o que fica na superfície do couro cabeludo e da pele do nosso corpo são sais. O sal resseca imenso o cabelo e por isso devemos protegê-lo muito bem quando formos ao ginásio.
  • O primeiro passo é proteger as pontas do cabelo fazendo Moisturize & Seal antes de começar a treinar. 
  • Depois deves apanhar o cabelo de forma a que as pontas não rocem nos ombros ou nas costas. Se o teu cabelo for comprido apanha-o em forma de bun ou donut... 
  • Não faças muita tensão a apanhar o cabelo, não deve ficar muito apertado ao ponto das laterais "pedirem socorro" por ficarem demasiado esticadas. 
  • Um elástico maravilho, que não deixa o cabelo vincado nem o aperta em demasia, são os chamados Invisibobble. Este tipo de elástico é o ideal para se usar no ginásio. 
  • Outro acessório que pode ajudar a que o suor da testa e pescoço não chegue tão rápido ao cabelo é o sweat headband (aquelas fitas que os jogadores de ténis usam muito).
  • Se treinas vários dias por semana, vai mudando a posição do teu apanhado. Por exemplo, se hoje apanhaste o cabelo mais em baixo perto do pescoço (low bun), amanhã faz um apanhado mais no topo da cabeça (high bun)... assim vais alterando as tensões das laterais. 

Lava sempre o cabelo após cada ida ao ginásio
Como disse no ponto anterior, o suor como contém sais e quando seca deixa os sais à superfície da pele e do couro cabeludo, portanto deves lavar o cabelo para os remover. Se não os removeres o cabelo pode começar a ficar seco e áspero com o passar do tempo, ou então mesmo a partir-se.

Não precisas de te preocupar a lavar o cabelo com shampoo nem usar máscaras sempre que sais do gym. Um Co-wash rápido é o suficiente!
Apenas se o cabelo estiver extremamente sujo é que te aconselho a usar um shampoo.
A seguir ao Co-wash aplica um leave-in e sela as pontas com um óleo natural. Deixa o cabelo secar ao natural ou seca com um secador no modo frio (cool). Nunca durmas com o cabelo molhado, certifica-te sempre que já está totalmente seco antes de ires dormir!
Normalmente quem faz muito exercício físico tende a ter o pH do couro cabeludo mais alcalino e para neutralizá-lo deve-se fazer um Tratamento com Vinagre de Maçã (ACV) - lê mais sobre este tratamento clicando aqui.


Combate as comichões devido ao exercício físico
Geralmente, as pessoas que transpiram muito têm tendência a ter excessivas comichões no couro cabeludo.
Se és uma dessas pessoas, podes combater as comichões com um dos seguintes métodos:
  • Tratamento com Vinagre de Maçã (AVC).
  • Aplicando algumas gotas de óleo de tea tree no shampoo ou condicionador. Vendem em qualquer ervanária ou nas lojas Celeiro. No Brasil este óleo é conhecido como óleo de melaleuca. 
  • Aplicar Aloe Vera directamente no couro cabeludo. Se tiveres a planta Aloe Vera/Babosa em casa, corta uma folha, retira aquela substância gelatinosa que tem, aplica esse gel directamente no couro cabeludo, deixa agir por 30 minutos e a seguir lava o cabelo.
  • Massajar o couro cabeludo com óleo de jojoba 2 vezes por semana.

Projeta uma rotina para o teu cabelo

Tal como nós, o cabelo também funciona melhor com rotinas. Se treinas nos dias de semana, agenda, por exemplo o sábado, para ser o dia de lavagem completa do teu cabelo, em que lavas com shampoo e fazes Deep Conditioning com máscaras.
Para te ajudar melhor a definir o teu regime semanal, faz download do pdf "O Diário do Cabelo", clicando aqui.




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3 comentários:

  1. Olá, descobri hoje o teu blog e estou a adorar :). Tenho o cabelo desfrisado, vou ao ginásio de manhã e depois para o trabalho, o que posso fazer para não o lavar todos os dias e remover os sais?
    Obrigada.

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    1. Olá,
      Para remover os sais só mesmo lavando o cabelo. Mas como agora no Inverno não é nada aconselhável lavar o cabelo todos os dias, lava só em dias alternados. Ter o cabelo com sais por um dia não vai fazer mal :)

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    2. Muito obrigada. Continuação de muito sucesso.

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