sábado, 4 de abril de 2015

Pontas espigadas... será que tenho?


As pontas espigadas ocorrem quando as camadas de cutículas do fio de cabelo que protegem o córtex ficam desgastadas. Isto pode surgir devido ao uso excessivo de alisadores, secadores, por pentear frequentemente o cabelo, ou até mesmo com o tempo (o cabelo absorve as radiações solares, chuva, vento, etc. e isso também desgasta as cutículas).

Não há NADA que possa tratar as pontas espigadas. Se um vendedor ou um cabeleireiro te disser que há um creme, ou um óleo, ou um serum que cura essas pontas, estarão a mentir-te! Não há nenhuma fórmula mágica para este problema! A única solução é mesmo cortar.

Como saber se tenho pontas espigadas?
Vou mostrar-te um método para saberes se tens as pontas espigadas...
Este método pode não ser 100% eficaz. A parte positiva é que não necessitas de recorrer ao alisamento do cabelo (ao calor) para descobrir as pontas espigadas.

Este método consiste em trançares uma pequena parte do cabelo (que tenha o mesmo comprimento). E depois ver se a trança é bastante mais fina nas pontas do que no resto do comprimento. Se for significativamente mais fina, provavelmente tens as pontas espigadas.



Dicas para obteres resultados concisos:

  • Deves trançar o cabelo sempre com a mesma tensão. Não apertes mais as tranças ao chegar às pontas, senão podes obter falsos resultados!
  • Faz a trança com uma mecha de cabelo pequena. E nessa mecha os fios devem ter aproximadamente todos os mesmo comprimento. 
  • Se o teu cabelo está com um corte escadeado, este método não vai resultar contigo!
  • Se o teu cabelo for demasiado comprido (30-45cm de comprimento), este método também não vai resultar contigo! O cabelo comprido tem tendência a ficar mais fino nas pontas, não porque as pontas estão espigadas, mas porque é perfeitamente normal isso acontecer.

Outros métodos para descobrir as pontas espigadas?

Procura nas pontas formas que se pareçam com um "Y". Se forem idênticas, então tens pontas espigadas.

Se o teu cabelo tende a criar muitos nós nas pontas, também pode ser sinal que tenhas pontas espigadas.





Como prevenir o aparecimento das pontas espigadas?

  • Corta o cabelo com uma tesoura bem afiada. Não te atrevas a cortar o cabelo com uma tesoura de cortar papel! Deves arranjar uma tesoura própria para o cabelo e que seja bem afiada. Corta regularmente o cabelo (entre 3-6 meses dependendo do estado das pontas).
  • Evita cortar com o cabelo molhado. O cabelo enquanto está molhado fica mais frágil, e se o cortares nesse estado podem surgir pontas duplas. 
  • Reduz o uso de utensílios com calor no teu regime. Alisadores/chapinhas e secadores são os principais causadores das pontas espigadas! Mantém-te longe deles! Usa estes utensílios no máximo uma ou duas vezes por mês. 
  • Corta nos químicos. Infelizmente os químicos destroem as camadas das cutículas dos fios. Se gostas de desfrisar ou pintar o cabelo, tenta deixar mais espaço de tempo entre os desfrisos/tintas. Por exemplo, se costumavas desfrisar de 7 em 7 semanas, passa a desfrisar de 12 em 12 semanas.
  • Faz mais tratamentos com máscaras. Faz tratamentos com máscaras hidratantes e com máscaras de proteínas, é uma boa prevenção para as pontas espigadas. As máscaras com proteínas reforçam as cutículas e as máscaras hidratantes equilibram a hidratação necessária para os fios. Lê mais aqui.
  • Cria uma barreira hidratando o cabelo diariamente. Trata de fazer Moisturize&Seal regularmente. 

Lê aqui como cortar as pontas do cabelo - "Como cortar as pontas do cabelo?"
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário