sábado, 4 de abril de 2015

Como cortar as pontas do cabelo?


6 Sinais que mostram que as pontas precisam de ser cortadas:
1. Pontas Espigadas - Por mais que queiramos NÃO há nenhum creme, nenhum serum, nenhum produto, nem nenhuma fórmula mágica para tratar as pontas espigadas. Se temos pontas espigadas temos que as cortar ou então pioram ao longo do tempo! Quanto mais tempo esperares para cortares as pontas espigadas, mais elas vão crescendo, consequentemente, mais centímetros vais ter que cortar. Clica aqui para descobrires se tens pontas espigadas. 

2. Usas alisadores/chapinhas/secadores regularmente - Se usas utensílios com calor regularmente no teu cabelo, provavelmente as pontas necessitam de ser cortadas. Quando digo regularmente refiro-me a usares alisadores todos os dias (NADA ACONSELHÁVEL!) ou usares semanalmente. Se for este o caso, deves cortar as pontas de 3 em 3 meses ou menos. 

3. Existem pontas mais compridas que outras - Se as pontas de alguns fios estão mais compridas que outras, deves cortar para acertá-las.

4. Tens o cabelo desfrisado ou pintado - Se o teu cabelo foi alterado quimicamente deves cortá-lo com mais frequência que um cabelo totalmente natural. Por exemplo, um cabelo natural deve ser cortado de 6 em 6 meses, mas um cabelo quimicamente tratado deve ser cortado de 4 em 4 meses ou menos dependendo do estado das pontas. 

5. As pontas estão demasiado finas - Pontas finas têm tendência a partir-se rapidamente, portanto devem ser eliminadas. 

6. O teu cabelo parece estar a crescer lentamente - Se as pontas do teu cabelo estão frágeis e danificadas, mesmo que o teu cabelo cresça, elas vão sempre partir-se. Isso dá a sensação que o cabelo não está a crescer. Se isto está a acontecer talvez tenhas que cortar um pouco para as pontas ficarem mais fortes. 



Os nossos fios de cabelo vão crescendo pela raiz e logo quando crescem estão saudáveis, têm várias camadas de cutículas a proteger o córtex e portanto estão fortes. Contudo, ao longo que vão crescendo mais, a parte que costumava ser nova vai ficando velha. E por pentearmos, fazermos rabos-de-cavelo, usarmos secadores, alisadores, por estarmos expostos ao Sol, chuva, etc. essa parte que costumava estar bem saudável vai começando a ficar menos saudável e as cutículas vão ficando desgastadas... 
As pontas do cabelo são a parte mais velha do nosso cabelo, é aquela parte que já passou por todas as situações possíveis, coitada já foi bem massacrada! E portanto, devem ser eliminadas de quando em quando. A imagem abaixo mostra um pouco do que descrevi neste parágrafo de texto. 






Se fores cortar o cabelo, trata de arranjar uma tesoura bem afiada. Uma tesoura de cortar papel NÃO serve para cortar o cabelo, porque não é nada afiada e podes acabar por criar fios de cabelo com pontas duplas! 

As tesouras da marca Tweezerman são uma boa opção. Podes encontrá-las à venda no eBay. 



Devo cortar o cabelo molhado ou seco?
Aposto que já te deves ter questionado sobre isto... Na verdade o cabelo fica melhor cortado se estiver seco. Só com algumas excepções é que o cabelo deve ser cortado estando molhado.

Se o cabelo for afro-natural é mais fácil que seja cortado enquanto está molhado ou húmido e com um condicionador posto. 

Se o teu cabelo está desfrisado deves cortá-lo seco e esticado! 

Razões para NÃO cortar o cabelo enquanto está molhado:
  • O cabelo enquanto está molhado é bem mais frágil que o cabelo seco. Cortar as pontas molhadas vai danificar as novas pontas criadas, deixando-as mais vulneráveis ao surgimento de pontas espigadas. Basta imaginares cortar um pedaço de papel molhado e cortar um pedaço de papel seco, o pedaço de papel molhado não vai ficar bem cortado... Bem o cabelo reage da mesma forma. 
  • O cabelo parece maior enquanto está molhado. Se cortares o cabelo enquanto está molhado vai parecer que estás a cortar menos do que de facto estás a cortar. Quando o cabelo seca também encolhe e isso vai parecer que cortaste grandes bocados de cabelo. 
  • As pontas podem ficar desiguais. Quando estás a cortar o cabelo molhado há partes dos fios que ficam mais encaracoladas e outras mais lisas devido à água, e se o cortares nesse estado, quando o cabelo secar vais acabar por ficar com pontas desalinhadas.  


Como cortar o cabelo natural?
Resumo do vídeo: No video acima, a Whitney (mais conhecida como Naptural85) mostra como cortar o cabelo natural. Um dia antes de cortar, ela aplicou um condicionador hidratante no cabelo seco, cobriu-o com duas toucas de plástico e a seguir um lenço de cetim. No dia a seguir o cabelo já está mais hidratado o que vai facilitar o pentear. 
No dia do corte, ela dividiu o cabelo em 3 secções e deixou apenas a secção de trás solta. Nessa secção de trás começou por tirar uma pequena mecha de cabelo e borrifou um pouco de água e a seguir aplicou um condicionador. Com uma Denman Brush penteou muito bem essa mecha e cortou as pontas. Quando acabou de cortar fez um twist na mecha. E repetiu o resto do processo para as outras secções...


Resumo do vídeo: Este vídeo é parecido ao vídeo anterior. A única diferença é que esta vlogger não usa um condicionador.


Como cortar o cabelo desfrisado?

Não encontrei nenhum vídeo de jeito a explicar como se corta um cabelo desfrisado. 
Vou dar-te como exemplo o vídeo de uma vlogger com o tipo de cabelo 1, o cabelo dela é liso, mas a técnica para cortar o cabelo desfrisado é igual, já que deves cortar o cabelo seco e esticado. 



Resumo do vídeo: Basicamente esta vlogger divide o cabelo em 4 secções e vai começando a cortar pela secção de trás. Para mim esta é sem dúvida a melhor técnica que se deve usar se preferires cortar o cabelo em casa.



Cabeleireiros que cortam muito bem o cabelo:
Se tens receio de cortar o cabelo sozinha, tenho aqui duas sugestões de bons cabeleireiros em Portugal. 
Sou da Margem Sul do Tejo, e só conheço mesmo bons cabeleireiros na minha Margem. 
Já fui a milhões de cabeleireiros mas os melhores a cortar são: Karlos Wendell e a Ritinha. 
Se queres apenas cortar as pontas porque estão danificadas, espigadas e assim, a Ritinha é uma maravilha! Ela só corta mesmo, mesmo o que quiseres que ela corte. Se lhe pedires para cortar apenas um centímetro, ela não te vai cortar mais do que isso, garanto-te! Vê aqui onde é o cabeleireiro da Ritinha. 
Se queres mudar de visual e fazer um corte diferente, podes confiar no Karlos Wendell, ele vai fazer-te um corte que vais adorar. Se quiseres fazer um corte que dê volume ao cabelo, ele sabe perfeitamente como te fazer. Vê aqui onde é o cabeleireiro Karlos Wendell. 



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Eu já cortei o meu próprio cabelo, mas foi mesmo pouquinho só as pontas que estavam meio amareladas. Gosto muito dos vídeos da Naptural85. bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandy! :)
    Antes de mais nada quero dar-te os parabéns por teres tomado a iniciativa de criar este blog numa altura em que existe muito pouca informaçao sobre como cuidar de um cabelo africano e muitas mulheres se sentem perdidas! Felizmente hoje isso começa a mudar! O teu blog tornou-se na minha "biblia" loool É a minha salvação!
    Bem agora indo á minha questao. Eu desfrisei o cabelo á dois meses e quando fiz a primeira lavagem em casa o meu cabelo, depois de seco, ficou uma autentica juba nem parecia que o tinha desfrisado! É normal isto acontecer?
    Aguardo a tua resposta. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Por vezes isso acontece... geralmente acontece se tiveres a zona da raiz bastante oleosa derivado a cremes ou óleos.
      Beijinhos

      Eliminar