quarta-feira, 30 de julho de 2014

Gel de Linhaça para definir os caracóis


A semente de linhaça tem inúmeros benefícios para o organismo, para a pele e até para o cabelo! É a mais rica fonte de Ómega-3 existente na natureza.
Como o cabelo tem um pH ácido (entre 4 e 5), quando usamos ingredientes ácidos, como a semente de linhaça, fechamos as cutículas dos fios, proporcionando ao cabelo suavidade e maciez!
Pode-se produzir um gel através das sementes de linhaça.
O gel de linhaça é óptimo para os cabelos encaracolados, principalmente do tipo 3A, 3B e 3C. O gel combate o frizz, define os caracóis e reduz o volume!

Esta é uma maneira fácil, natural e eficaz de fazer um gel activador de caracóis sem gastar muito dinheiro e os resultados no fim são excelentes!

Gill Vianna

Como fazer o gel de linhaça?


  1. Compra as sementes de linhaça em pacote. As sementes douradas são as mais indicadas porque têm um cheiro mais suave que as escuras e o gel também fica com mais espessura!
  2. Junta 2 ou 3 colheres de chá de semente de linhaça numa panela.
  3. Acrescenta 1 copo de água.
  4. Leva ao lume até ferver (assim que comece a fazer uma espuma branca e a água se torne mais espessa com uma consistência tipo "baba" ou parecido à clara de ovo!)
  5. Escoa a água da fervura para um recipiente.
  6. Guarda o líquido/gel num recipiente de plástico ou de vidro e podes usar durante uma semana!
Receita nº2 (para o cabelo ficar mais macio e hidratado!):
Segue todos os passo anteriores até ao passo 4. Quando a água ainda está a ferver junta 1 colher de chá de óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva. 
Estes óleos são bastante leves e vão deixar o teu cabelo mais macio e hidratados, sem o tornar muito pesado!

Receita nº3 (para o cabelo ficar mais brilhante e hidratado!):
Segue todos os passo anteriores até ao passo 4. Quando a água ainda está a ferver junta 1/2 colher de chá de óleo de coco. 
O óleo de coco vai deixar o teu cabelo muito hidratado e com mais brilho que nunca antes viste, acredita!

Como usar?

  • Depois de lavares o cabelo aplica um leave-in (ou creme hidratante)
  • A seguir ao leave-in, divide o cabelo em 4 ou 6 parte e vai aplicando o Gel de Linhaça.
  • Depois aplica um óleo natural leve (por exemplo: óleo de Argan ou óleo de Semente de Uva), ou um serum para finalizar. - para quem tem tipo de cabelo 3.
  • Depois aplica um óleo natural (por exemplo: óleo de Coco ou Azeite) - para quem tem tipo de cabelo 4.


    Atenção: O Gel de Linhaça não é um leave-in! O seu propósito não é propriamente hidratar os fios, mas sim definir os caracóis! 


    Onde comprar: Continente ou Pingo Doce

    Preço: 1,49€
    Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

    9 comentários:

    1. Será que da para cabelos desfrisados?

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sim dá se o cabelo desfrisado ainda tiver alguns caracóis para serem definidos... é uma questão de se tentar. Beijinhos

        Eliminar
    2. Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
      Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
      http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

      Oi, parabéns pelo blog, gostaria de trocar links com você e nós seguimos um ao outro.
      Uma saudação enorme de http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
      http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

      ResponderEliminar
    3. Adoro o teu blog! Por vezes parece que lês os meus pensamentos, quando estou a tentar descobrir algo mais sobre algum produto ou DIY stuff fazes sempre um post sobre o que estava a pensar lol! :p , keep up the good work! :D
      Já agora, tenho uma pergunta pra ti. O teu blog intitula-se "Cabelos Africanos", mas tu tens o cabelo desfrisado. Tudo bem que, nós africanos, we come in all shades, colors and our hair texture isn't all kinky and stuff. Mas, o que quero dizer é que o teu cabelo estando desfrisado já não é bem cabelo africano you know what i mean right?
      Já pensaste em deixar o teu cabelo ficar natural? Sim, não? Gostarias? E porque motivo desfrisas o teu cabelo e não assumes as tuas origens, o teu verdadeiro cabelo africano?
      Pois bem, espero uma resposta. Bjinhos de uma seguidora natural ;)

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Olá, obrigada!! Sou quase uma vidente já viste :P
        Tendo eu o cabelo desfrisado não deixo de ter o cabelo africano, porque as minhas raízes não mudaram continuam africanas! O cabelo desfrisado é sim um cabelo africano. Porque também existem africanos com o cabelo liso apesar de não ser o mais comum, mas já vi africanos da minha cor com cabelo liso mesmo natural, como também já vi pessoas da raça caucasiana com cabelo tipo 3C/4A apesar de também não ser muito usual!
        Desfrisar o cabelo não significa nunca renegar as origens!
        Se virmos bem tanto a raça negra como a raça caucasiana "desfrisa" o cabelo. Imensa, mas mesmo imensa gente da raça caucasiana com cabelos encaracolados/ondulados "desfrisa" o cabelo, fazendo escovas progressivas, escovas marroquinas, escovas japonesas, por aí... a única coisa que muda são os nomes dos alisamentos que se faz!
        Contudo, a meu ver as pessoas não fazem isso por renegarem as suas origens mas sim pelo trabalho que dá cuidar de um cabelo frisado! As pessoas têm uma vida stressante, pouco tempo para se dedicarem ao cabelo e uma coisa é certa, um cabelo natural do tipo 4 é preciso haver mesmo muita dedicação! Se as pessoas da raça caucasiana com cabelo tipo 2C/3A fazem alisamentos por não terem a paciência necessária para cuidar dos seus cabelos, por que nós do tipo 4 não haveríamos de fazer?!
        Já pensei em ficar com o cabelo natural, mas rapidamente mudei de ideias, porque sei que eu pessoalmente não iria ter o tempo necessário que preciso para cuidar do meu cabelo tipo 4! Adoro ver um cabelo natural e possivelmente também me adoraria ver, no entanto também gosto de me ver com o cabelo texlaxed, porque consigo fazer penteados em que fico com caracóis parecido a um cabelo natural como também facilmente consigo esticá-lo e apanhá-lo... Adoro mudar de visual rapidamente e com o meu cabelo natural isso seria complicado. Beijinhos :)

        Eliminar
      2. Concordo contigo Sandy! Também tenho o cabelo desfrisado e não renego às minhas raízes por isso! Aliás adoro ser negra! Devemos ter o cabelo como queremos: desfrizado, natural, loiro, azul... o que cada um quiser ! E não é por ter cabelo natural que vou assumir as minhas origens!! As minhas origens são o MUNDO! E viva a opção de escolha! bjos da seguidora Alcina

        Eliminar
    4. https://www.youtube.com/watch?v=_lMauJ9-jUE&feature=youtu.be vê este video e diz o que achas :)

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. É um vídeo interessante, mas o que é que se conclui com o mesmo?! Não percebi.. é suposto as pessoas pararem de desfrisar? É suposto obrigar as pessoas a arranjarem tempo que não têm para manusear o nosso cabelo natural que exige mais atenção e dedicação?
        Quantas coisas nada saudáveis ingerimos no nosso organismo todos os dias desnecessariamente como fast food, fumar, e por aí fora?!
        Se o desfrisante fosse algo desnecessário compreenderia esta "revolta", mas hoje em dia é algo que veio poupar tempo a muita gente e possibilitar diversificar penteados que antes eram difíceis de conseguir com o nosso tipo de cabelo.
        Obrigada pelo vídeo, mas dispenso-o no meu Blog, porque apesar de ter o cabelo desfrisado sempre apoiei quem continua com o cabelo natural, ou pintado, ou com rastas, etc... Não menosprezo ninguém!

        Eliminar
    5. Olá Sandy. O gel de linhaça tornou-se meu amigo do peito não vivo sem. Só nunca o misturei com óleos como as sugestões dadas. Já anotei para testar. Sempre alisei o cabelo e nunca gostei do resultado mesmo ficando aparentemente bonito, por fim não era natural e o cuidado era redobrado por que precisava evitar os fenômenos naturais afim de não estragar a escova e chapinha, sem contar as hidratações necessárias que nunca ficavam boas feitas em casa. Haja real para arcar com tais cuidados. Já natural sinto-me mais livre e mais eu mesma. Com o cuidado que tenho tido meu crespinho melhorou bastante a aparência e não penso em voltar a usar Química. Decerto que dá um certo trabalho e tempo é um luxo para nós que levamos uma vida tão corrida, porém acordar cedo ou dormir um pouco mais tarde compensa quando ouço elogios ou alguma criança com cabelo parecido ao meu olha-me admirada e percebe que o cabelo dela pode sim ser bonito. Beijos da leitora brasileira.

      ResponderEliminar