domingo, 22 de junho de 2014

Porquê o Óleo de Coco?


Por que razão dou tanta importância ao óleo de coco?! Este óleo é muito especial para mim, contém inúmeros benefícios tanto para o cabelo como para a pele e o organismo.
O óleo de coco consegue atravessar até 90% do cortex (cortex - é a camada do meio do fio de cabelo que proporciona elasticidade e suporta maior parte da força do cabelo).
O azeite extra-virgem, por exemplo, só consegue atravessar até 25% do cortex. Não há mais nenhum óleo que consiga agir tão bem como o óleo de coco! Como resultado, o óleo de coco consegue ajudar a hidratar e fortalecer o teu cabelo se for usado regularmente.



O óleo de coco tem uma forte atracção pelas proteínas (os fios de cabelo são constituídos por proteínas/queratina), portanto tem habilidade suficiente para atravessar facilmente até ao cortex, diminuindo assim as agressões causadas diariamente (pentear, escovar, alisar etc...).
O óleo de coco também é conhecido por prevenir Hygral Fatigue. Quando o cabelo está molhado, os fios de cabelo absorvem as moléculas de água e 'incham'. Quando o cabelo seca, elimina as moléculas de água e por sua vez os fios 'encolhem'. Este processo de estar sempre a 'inchar' e 'encolher' pode trazer danos ao cabelo chamados Hygral Fatigue. Pensa num elástico, se estiveres sempre a esticar e a largar, voltas a esticar e a largar, repetes sempre esse processo inúmeras vezes até que o elástico deixa de ser um elástico e já não estica mais...é exactamente o que acontece ao cabelo. O cabelo está sempre neste stress do 'incha' e 'encolhe', e isso pode levar a que o cortex seja exposto mais facilmente e os fios tenham problemas de porosidade, o que origina a queda de cabelo.
Com a presença do óleo de coco os 'inchaços' do fios de cabelo são reduzidos!
Pode-se fazer um tratamento com óleo de coco antes de lavar o cabelo para prevenir este problema - Pre-Poo. Usando o óleo antes da lavagem, menos moléculas de água irão atravessar o cortex e as cutículas não serão tão levantadas.



Em resumo, os benefícios do óleo de coco:
  • Consegue atravessar até 90% do cortex.
  • Tem uma grande afinidade com as proteínas, quer dizer que se liga facilmente às proteínas naturais que podem ser encontradas nos nossos fios de cabelo (ex:. queratina).
  • Ajuda a reduzir os danos causados à cutícula devido à manipulação, p.e., escovar, pentear e alisar o cabelo...
  • O óleo de coco como um pre-poo (tratamento pré-lavagem), aplicado no cabelo seco, pode prevenir os alargamentos e contracções dos fios de cabelo, prevenindo assim que o cabelo fique fraco.

Usa o óleo de coco como um Pre-Poo: 

1. Usa óleo de coco extra-virgem (não-refinado) e aplica em todo o cabelo e couro cabeludo, tomando especial atenção às pontas. Certifica-te que massajas bem o óleo no couro cabeludo também!
2. Cobre o cabelo com uma touca de plástico ou de alumínio e deixa actuar durante 30min ou 1h (com calor de preferência). Quanto mais tempo melhor!
3. Lava o cabelo com o teu shampoo sem sulfato (sulfate-free) e condicionador ou uma máscara.
O teu cabelo no fim irá ficar mais forte, macio e brilhante!



O óleo de coco é líquido ou sólido?
O óleo de coco pode ter os dois estados. No Inverno fica branco e sólido e no Verão fica líquido e transparente. O estado do óleo de coco muda consoante a temperatura exterior. No Inverno para poderes usar facilmente o óleo de coco aconselho-te a aqueceres o frasco do óleo em banho-maria.

Onde comprar?
Nas lojas Celeiro ou nas Ervanárias. Os preços rondam entre os 7 euros (200gr) e os 14 euros (400gr) penso eu.
No site iHerb.(444gr - 8€) (3€ de portes para Portugal) (Para a primeira compra tens um vale oferta de 5 dollars, basta escreveres este código de cupão no check-out ( RAQ119 ).
Nota: Compra sempre o óleo de coco extra virgem (não-refinado)!


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Olá Sandy! Costumo usar regularmente o óleo de coco, mas deixa um cheiro muito pouco agradável no meu cabelo. Numa das postagens sugeres adicionar umas gotas de óleo de lavanda para atenuar o cheiro. Onde posso comprar o óleo de lavanda ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina, eu vi essa sugestão num site e experimentei fazer mas não tira o cheiro infelizmente, ainda deixa o óleo de coco com um cheiro mais intenso lol.
      Mas o óleo de lavanda vendem nas lojas Celeiro ou nas ervanárias. Este óleo essencial também é muito bom para estimular o crescimento do cabelo. Deve ser usado em conjunto com mais outro óleo, por exemplo óleo de jojoba, ou óleo de coco, etc.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Sandra,vi o teu video no youtube e gostei, continua por favor. Tenho uma duvida:com que frequencia devo usar o oleo de coco? Pode ser dia sim, dia nao? O meu cabelo é mesmo muito seco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Podes usar o óleo de coco as vezes que quiseres, até podes usar todos os dias. É ótimo para o cabelo muito seco!
      Beijinhos

      Eliminar