sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como cuidar do cabelo natural?


O cabelo natural africano é o tipo de cabelo mais seco e sensível que existe, portanto é necessário estar constantemente a hidratá-lo e protegê-lo! Se o hidratares e protegeres bem, as pontas não se irão partir tanto e irás reter comprimento ao longo dos tempos!
Para que o teu cabelo natural cresça sempre saudável, hidratado e brilhante, segue estas dicas que te vou indicar abaixo.

Passo-a-passo como cuidar do cabelo natural:
  1. No dia em que vais lavar o cabelo com shampoo, duas ou três horas antes faz um Hot Oil Treatment (Tratamento com óleos quentes). Este Hot Oil Treatment consiste em escolheres um óleo natural (por exemplo, óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de rícino, etc...) e aqueceres, quando o óleo estiver quente aplicas no couro cabeludo e no resto do comprimento do cabelo, cobre com uma touca de alumínio/plástico e permanece assim durante 2 ou 3 horas. Se tiveres um Hair Steamer (Vaporizador de cabelo) utiliza para obteres melhores resultados! O óleo quente irá hidratar e estimular o folículo capilar, e portanto também assim estimular o crescimento do cabelo! Depois do Hot Oil Treatment, lava o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara.
  2. Lava o cabelo uma ou duas vezes por semana. Escolhe sempre um shampoo sem sulfato (sulfate-free) para lavar. O shampoo sem sulfato não vai secar tanto o couro-cabeludo e o comprimento do cabelo, portanto a hidratação irá manter-se por mais tempo. E usa um shampoo normal (com sulfato) apenas uma vez por mês para remover completamente todos os resíduos.
  3. Faz Co-Wash quantos dias da semana quiseres. Co-Wash significa lavar o cabelo apenas com um condicionador hidratante sem a utilização de shampoo. O Co-Wash faz o cabelo ficar mais hidratado após a lavagem. (Se não ficaste bem esclarecida em relação ao Co-wash clica aqui).
  4. Escolhe uma máscara hidratante para fazeres tratamentos intensivos semanalmente. Se o teu cabelo estiver muito fraco e vazio, faz tratamentos com máscaras de proteínas até que melhore o seu estado, quando melhorar volta a usar a máscara hidratante. Consegues distinguir a máscara hidratante de uma máscara com proteínas olhando para a lista de ingredientes na embalagem. Uma máscara de proteínas normalmente contém algum destes ingredientes: "Hydrolyzed Keratin"; "Keratin"; "Collagen"; "Silk Protein"; "Amino Acids"; "Animal Protein"; "Vegetable Protein"; ovos; maionese; iogurte, etc. (Atenção: A "Hydrolyzed Wheat Protein" é encontrada em muitos produtos, mas não é considerada realmente uma 'proteína' porque o seu único propósito é hidratar os fios!). (Se tiveste dúvidas em relação a isto das proteínas e da hidratação clica aqui).
  5. Como fazes estes tratamentos intensivos com máscaras? No dia da lavagem, mistura num recipiente um pouco da máscara e uma ou duas colheres de um óleo natural. Depois de lavares o cabelo com shampoo divides o cabelo em 4 secções e aplicas a mistura da máscara com o óleo em cada secção, cobre o cabelo com uma touca de alumínio/plástico e deixa actuar durante 30/40 minutos (se tiveres um Heat Cap ou um Hair Steamer usa, ou então enrola uma toalha húmida quente à volta da touca. O calor ajuda os fios a absorverem melhor a máscara!). 
  6. A seguir às lavagens, depois de secares com a toalha, aplica um leave-in e depois põe um pouco de um óleo natural para selar as pontas. 
  7. Podes fazer uma destas técnicas para activar os caracóis naturais do cabelo.
  8. Ou podes optar por fazer um Protective Styles, alguns exemplos de Protective Styles são as Braid OutsTwist OutsBantu Knots, Flexi Rods*, apanhar o cabelo em 'donut', etc.). Vê aqui mais exemplos de penteados que possas fazer.
  9. Faz Moisturize&Seal ou o método LOC sempre que sentires o cabelo seco. O método LOC consiste em aplicares um liquído/leave-in no cabelo, a seguir um óleo natural e depois um creme hidratante (não-aguado).
    (Protective Style: Flexi Rods*)
  10. Para penteares o cabelo escolhe um pente de dentes largos ou a escova Tangle Teezer. A escova Tangle Teezer é uma escova que não magoa ao pentear e não parte tanto o cabelo como as outras escovas normais. Dois bons cremes que também ajudam a pentear são o Kids Organics Shea Butter Detangling e o Scurl No Drip, porque são bastante aguados e amaciam bem o cabelo. Aconselho-te a pentear o cabelo antes de lavares com a ajuda de um destes cremes ou outros parecidos, ou então penteia mesmo durante o banho com um pente de dentes largos. Penteia enquanto a água do chuveiro escorre pelo cabelo.
  11. Tem atenção à alimentação! Bebe muita água (cerca de 8 copos por dia) e ingere alimentos com muitas proteínas. O teu cabelo irá crescer mais saudável e possivelmente mais rápido do que se não estiveres a fazer uma boa alimentação!
  12. Quando vais dormir usa sempre uma touca ou lenço de cetim. O cetim é um tecido suave que não vai absorver a hidratação do teu cabelo nem agredi-lo como o algodão faz. Se não tiveres uma touca ou lenço de cetim usa uma fronha de cetim.
Resumo do que vais precisar para o teu regime semanal:
1 Shampoo Sem Sulfato (Sulfate-free)
1 Shampoo Normal
1 Máscara Hidratante
1 Máscara de Proteínas (se necessário!)
1 Touca de alumínio ou de plástico
1 Leave-in
1 Creme Hidratante 
1 Óleo Natural
1 Activador de Caracóis
1 Pente de dentes largos ou a Tangle Teezer
1 Touca, Lenço ou Fronha de Cetim

Bons produtos para o cabelo natural:
Shampoo sem sulfato (sulfate-free):

Máscaras Hidratantes:

Leave-In: 

Cremes Hidratantes:
(Podem ser os leave-in também)
- Mistura de sumo de Aloe Vera, água e glicerina.

Activadores de Caracóis:

Vê mais sugestões de produtos aqui.

Óleos Naturais:
Vê mais informações aqui sobre os óleos naturais e escolhe o melhor para ti.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

21 comentários:

  1. Os produtos k mencionaste podem ser usados para kem esta em transiçao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada.
      pds por favor dar sugestões de cremes hidratantes não aguados sff.
      obrigada
      beijinhos

      Eliminar
  2. Sem duvida k as tuas dicas... fazem milagres ja as sigo e cada vez mais sei k estou no caminho certo meu cabelo esta lindo e saudavel...
    Bigada sandrinha
    BJO DULCE

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandy
    Gostava de saber em média quanto tempo os cachos naturais do nosso cabelo demoram a ser ativados usando os produtos que a Sandy aconcelhou, e se durante o processo faz mal fazer tranças?
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandy
    Não consigo encontrar mascara de proteinas podes me indicar alguma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite, a ORS Hair Mayonnaise é uma boa sugestão de uma máscara de proteínas.
      No entanto podes ver aqui mais sugestões:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Sandy,onde se pode encontrar esses produtos em Luanda?

      Eliminar
  5. Olá sandy tenho o cabelo natural mas estou interessada em fazer permanente afro mas não sei qual produto é melhor o embelleze afro hair ou niely permanente afro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Infelizmente não te consigo dizer qual deles o melhor, não sei :(

      Eliminar
  6. Olá sandy tenho o cabelo natural mas estou interessada em fazer permanente afro mas não sei qual produto é melhor o embelleze afro hair ou niely permanente afro?

    ResponderEliminar
  7. Ola sandi.mto bom o post.tou em transiçao posso sekar o kabelo no salao sem danifikar.se sim como.thanks.bjx

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandy para o tratamento de óleo quente posso usar o óleo de mompeque ???

    ResponderEliminar
  9. Ola Sandy, gosto imenso do teu blog esta ajudar imenso à minha irma e a mim tambem.
    Eu estou com um problema tenho Muita raiz, ô meu ultimo desfriso foi em agosto de 2014, apartir dai decidi de ter o meu cabelo natural, cortei ô cabelo desfrizado e deixei ô cabelo natural que tinha crescido, apartir de setembro 2014 ate agora so utilizo tranças como COIFFURE PROTECTRICE. Sigo as tuas instrucoes durante ô que devo fazer semanalmente. Mas nao sei ô que devo fazer porque tambem esta à comecar a ficar dificil de pentear , achas que à unica solucao é ô desfriso? Ou tenho de abrir as raizes para deixar de cair. Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dalva, é natural isso estar a acontecer, não estavas habituada a ter o cabelo mais grosso e agora notas diferença a pentear. O desfriso não é a única solução! Podes pentear o cabelo enquanto está saturado de óleo de coco e condicionador..outra técnica é pentear enquanto a água do chuveiro escorre pelo cabelo. Beijinhos

      Eliminar
  10. Ola Sandy, gosto muito do teu blog esta ajudar imenso à minha irma e a mim tambem.
    Eu estou com um problema tenho Muita raiz, ô meu ultimo desfriso foi em agosto de 2014, apartir dai decidi de ter o meu cabelo natural, cortei ô cabelo desfrizado e deixei ô cabelo natural que tinha crescido, apartir de setembro 2014 ate agora so utilizo tranças como COIFFURE PROTECTRICE. Sigo as tuas instrucoes ô que devo fazer semanalmente. Mas nao sei ô que devo fazer porque tambem esta à comecar a dificil de pentear , achas que à unica solucao é ô desfriso? Ou tenho de abrir as raizes para deixar de cair.

    ResponderEliminar
  11. Ola Sandy, gosto muito do teu blog esta ajudar imenso à minha irma e a mim tambem.
    Eu estou com um problema tenho Muita raiz, ô meu ultimo desfriso foi em agosto de 2014, apartir dai decidi de ter o meu cabelo natural, cortei ô cabelo desfrizado e deixei ô cabelo natural que tinha crescido, apartir de setembro 2014 ate agora so utilizo tranças como COIFFURE PROTECTRICE. Sigo as tuas instrucoes ô que devo fazer semanalmente. Mas nao sei ô que devo fazer porque tambem esta à comecar a dificil de pentear , achas que à unica solucao é ô desfriso? Ou tenho de abrir as raizes para deixar de cair.

    ResponderEliminar
  12. ola sandra segui todas as tuas dicas o meu cabelo ]e tipo de africana sim pois sou angolana e esta a dar super certo valeu bj

    ResponderEliminar