domingo, 11 de maio de 2014

Perguntas Frequentes sobre o Cabelo (FAQ)

Neste post irei responder a algumas questões e dúvidas que tenho lido sobre o cabelo africano.


1. O que significa Prepoo?
Prepoo é um tratamento com máscaras ou com óleos naturais que se faz antes de lavar o cabelo. Consiste em aplicar, por exemplo uma máscara no cabelo seco um dia antes ou umas horas antes de lavar o cabelo. Também pode ser feito aplicando óleos naturais no couro cabeludo e comprimento umas horas antes de lavar. Há quem prefira fazer Prepoo do que fazer tratamentos com máscaras depois do shampoo, e também há quem faça os dois. Eu pessoalmente, costumo fazer Prepoo com o Óleo de Rícino Jamaicano ou com o Óleo de Coco no dia de véspera da lavagem.

2. O que significa Co-Wash?
Com uma breve resposta, Co-wash, significa lavar o cabelo sem shampoo, só apenas com um condicionador hidratante. O propósito é manter o cabelo mais hidratado no final da lavagem. Aqui está a explicar mais pormenorizadamente.

3. O que é Moisturize & Seal?
Moisturize & Seal é uma técnica usada para hidratar o comprimento, especialmente as pontas do cabelo. Utiliza-se um creme um pouco aguado e depois no fim aplica-se um pouco de um óleo natural que serve para selar as pontas e não deixar que o cabelo perca a hidratação com o passar das horas. Aqui está a explicar mais pormenorizadamente.

4. Preciso de fazer Moisturize & Seal todos os dias?
 Não. Só necessitas de fazer Moisturize & Seal quando achares que as pontas estão secas. Ou podes optar por fazer 2 ou 3 vezes por semana se o teu cabelo tiver sempre tendência a ficar seco.

5. O que é Protective Style?
São penteados que ajudam a proteger o teu cabelo do calor e de outros agentes exteriores. Exemplos destes penteados são os apanhados em Donuts, Bantu Knots, Braid Outs, Twist Outs, apanhados em Rabo-de-cavalo, entre outros.
aqui como fazer alguns destes penteados no cabelo.

6. Para que serve um Leave-In?
Um leave-in é uma espécie de condicionador que não precisa de ser enxaguado. Bem...pode-se dizer que parece-se mais com um creme. Aplica-se o leave-in depois de lavar o cabelo quando ainda está molhado/húmido para o manter mais macio e hidratado quando secar.

7. Para que serve um Champô Chelating?
Um Chelating Shampoo serve para remover as impurezas deixadas no cabelo pelos desfrisantes e o cloro das piscinas. Para quem desfrisa o cabelo deve usar este champô uma semana antes e uma semana depois de desfrisar o cabelo. Também pode ser usado depois de ir a uma piscina com cloro ou depois de ir à praia para limpar completamente o cabelo e couro cabeludo.

8. O que é um Champô Clarificador?
É um champô que contém Sulfate, por isso limpa totalmente o cabelo e couro cabeludo.

9. O que é  JBCO?
JBCO significa Jamaican Black Castor Oil (Óleo de rícino Jamaicano) e o seu melhor benefício é fortalecer, dar volume e estimular o crescimento do cabelo. Ajuda também a eliminar a caspa. Vê mais informações sobre este óleo aqui.

10. O que é Wash-N-Go?
Wash-N-Go é quando decides lavar o cabelo e deixá-lo secar ao natural sem ajuda de secadores e sem recorrer a penteados como Twist Outs ou Braid Outs, etc. Apenas deixar o cabelo solto a secar. Podes usar activadores de caracóis como opção para encaracolar o cabelo.

11. Quais as diferenças entre Máscaras Hidratantes e Máscaras de Proteínas?
As máscaras hidratantes servem para hidratar o cabelo, deixá-lo mais suave, sedoso, macio, com elasticidade e brilho.
As máscaras com proteínas servem para fortalecer o cabelo, deixá-lo com mais volume, mais espesso, grosso e com menos elasticidade.
Normalmente um cabelo fica facilmente saturado com uma máscara de proteínas. Por isso podes por exemplo optar por usar a máscara de proteínas 1 ou 2 vezes por mês. No entanto, se o teu cabelo estiver mesmo a precisar desta máscara, deves adicioná-la mais vezes ao teu regime semanal.
Vê aqui neste post se estás a precisar mais de uma máscara hidratante ou uma de proteínas.

12. Para que servem as designações dos Tipos de Cabelo?
As designações do tipo de cabelo servem para ajudar a tratar melhor do cabelo e a escolher melhor os produtos. Normalmente há produtos que resultam melhor com pessoas com um tipo de cabelo do que outras com outro tipo.

13. Como sei qual é o meu Tipo de Cabelo?
aqui neste post qual é o teu tipo de cabelo.

14. Que ingredientes devo evitar num produto?
Deves evitar produtos que contenham Mineral Oil (óleo mineral) ou Petrolatum (Vaselina) nos ingredientes. Deves evitar usar gel ou espumas que contenham álcool. E evita usar regularmente champôs que tenham Sulfate. Opta por usar mais um champô sulfate-free (sem sulfato)!

15. Posso usar produtos de marcas diferentes?
Sim. Podes usar um champô de uma marca, um condicionador de outra marca e um leave-in de outra, por exemplo. Não irá prejudicar o cabelo.

16. Posso misturar um óleo natural com a máscara?
Sim. Podes pôr um bocado da máscara que irás utilizar num recipiente e misturar um pouco de um ou mais óleos naturais para que o cabelo fique mais macio e hidratado.

17. Como faço o meu cabelo ficar mais espesso e volumoso?
Podes aplicar o JBCO no couro cabeludo 2 ou 3 vezes por semana ou fazer tratamentos com máscaras de proteínas. No entanto tem cuidado com os tratamentos com máscaras de proteínas, porque muitos tratamentos num só mês podem deixar o teu cabelo saturado em proteínas e consequentemente ficar áspero, seco e sem elasticidade!
O JBCO também é bom para estimular o crescimento do cabelo das falhas laterais provocadas pela tissagem ou tranças apertadas.

18. O que significa Stretching?
Stretching é o termo que se usa quando se alonga o período sem desfrisar o cabelo. Por exemplo, antes costumavas desfrisar de 8 em 8 semanas e agora desfrisas de 12 em 12 semanas, a isso chama-se Stretching.

19. Devo Desfrisar de quanto em quanto tempo?
Deves desfrisar de 8 em 8 semanas. Nunca antes das 8 semanas! O ideal é desfrisar de 10 em 10 semanas ou mais! Se desfrisares antes das 8 semanas pode acontecer desfrisares o comprimento do cabelo que já foi previamente desfrisado e o cabelo cair!

20. Só devo desfrisar a raiz do cabelo?
Sim! Se não for a primeira vez que desfrisas, só deves unicamente desfrisar a raiz do cabelo!!! Nunca, mas nunca desfrises o cabelo da raiz até às pontas, porque vais desfrisar o comprimento que já tinha sido desfrisado e o teu cabelo vai ficar overprocessed e está sujeito a cair ou a ficar muito fraco, sem volume e seco! Concluindo, só deves mesmo desfrisar a raiz (parte natural) do cabelo e proteger o resto do comprimento com vaselina ou óleos naturais.

21. Qual a diferença entre Relaxar, Texlaxing e Desfrisar?
Quando se Relaxa usa-se um Texturize, este produto é um 'desfriso' muito fraco que só serve para suavizar os caracóis do cabelo.
Texlaxing significa adicionar algum óleo natural ao desfrisante para que fique menos forte e o cabelo não fique 100% desfrisado, e fica com algumas ondulações. Aqui explica pormenorizadamente o que é Texlaxing.
Ordenando do mais fraco para o mais forte em químicos temos o Relaxante, a seguir Texlaxing, Desfrisante Regular, Desfrisante Super.

22. Qual é a diferença entre um Desfrisante Lye e um No-Lye?
aqui neste post a diferença entre os dois tipos.

23. Como devo prevenir o cabelo dos danos dos Desfrisantes?
Uma semana antes de desfrisares lava o cabelo com um champô chelating ou clarificador para remover completamente os resíduos do cabelo e faz um tratamento intensivo com proteínas. No dia do desfriso protege o comprimento especialmente as pontas do cabelo com vaselina ou um óleo natural ou um condicionador espesso. Lê mais informações neste post.

24. É necessário ficar uma semana sem lavar depois de desfrisar?
Não, não é necessário. Não precisas de esperar uma semana, porque os fios do cabelo já foram quimicamente alterados, lavar não irá "tirar" o desfriso. É impossível!

25. Como tratar queimaduras no couro cabeludo deixadas pelo Desfrisante?
Nas queimaduras aplica um pouco de Óleo de Vitamina E ou Gel de Aloe Vera para acalmar as irritações.

26. Posso usar tranças com o cabelo desfrisado?
Não é muito aconselhável usar tranças se o cabelo estiver desfrisado. Se fizeres tranças nunca deves apertá-las muito e nunca deves fazê-las antes de terem passado pelo menos 2 semanas do desfriso, senão o cabelo pode estar sujeito a partir-se!

27. Posso pintar o meu cabelo desfrisado?
Não aconselho mesmo a pintar o cabelo desfrisado com tintas com químicos! Não mesmo! O cabelo vai estar propenso a cair e vai ser muito difícil cuidar e mantê-lo hidratado. Se quiseres pintar usa a tinta natural Henna, apesar de não ter muitas cores disponíveis, não contém químicos o que é óptimo! Além disso a Henna também serve como um tratamento, fortalecendo imensos fios de cabelo, dando-lhes brilho e espessura! Vê aqui neste post como pintar ou fazer tratamentos com a tinta Henna.

28. O que é Big Chop?
Big Chop é quando alguém com o cabelo desfrisado decide cortar as pontas defrisadas e só deixar a parte natural do cabelo (raiz).

29. Quanto é que o cabelo cresce num ano?
Em média, o cabelo cresce 14cm por ano.

30. Como poderei acompanhar o crescimento do cabelo e saber quanto cresce por mês?
Existem várias designações para cada comprimento do cabelo.
EL - Ear Length (comprimento do cabelo pelas orelhas)
NL - Neck Length (comprimento do cabelo pelo pescoço)
SL - Shoulder Length (comprimento do cabelo pelos ombros)
APL - Arm Pit Length (comprimento do cabelo pelas axilas)
BSL - Bra Strap Length (comprimento do cabelo pelo soutien)
BSB - Below Shoulder Blade (comprimento do cabelo abaixo do osso omoplata)
MBL - Mid Back Length (comprimento do cabelo pelo meio da costas)
WL - Waist Length (comprimento do cabelo pela cintura)
Com estas designações poderás tirar fotos ao cabelo todos os meses ou de 2 em 2 meses, e assim acompanhar o crescimento e notar quanto vai crescendo por mês.

31. De quanto em quanto tempo necessito de cortar as pontas?
O aconselhável é cortar as pontas de 6 em 6 meses.

32. De quanto em quanto tempo posso usar alisadores/chapinhas no cabelo?
Só deves fazer uso das chapinhas uma ou duas vezes por mês no máximo dos máximos para que não fiques com pontas danificadas e assim o cabelo não se parta. Aplica sempre um serum protector de calor antes de alisares!

33. Como crio o meu Regime Semanal?
Para criares um regime semanal precisas de um shampoo, um shampoo clarificador, um condicionador normal, uma máscara hidratante, uma máscara de proteínas, um leave-in, um óleo natural e um pente de dentes largos ou a escova Tangle Teezer.
aqui pormenorizadamente como deves criar um regime semanal.





Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário