terça-feira, 6 de maio de 2014

Mitos sobre o Cabelo Africano

Mito 1: Cortar o cabelo faz crescer mais rápido
Os fios de cabelo estão mortos. Caso contrário, sentirias dor quando cortas o cabelo. Não há nada que possas fazer aos fios para que o cabelo cresça de forma mais rápida. Quando te dá a ilusão que o teu cabelo está a crescer mais rápido é porque as pontas do cabelo já não andam tão frágeis nem secas e portanto não se partem com tanta frequência. Cortar o cabelo faz com que pareça mais saudável porque as pontas danificadas foram removidas. É aconselhável cortar as pontas 2 vezes por ano.


Mito 2: O cabelo africano é mais forte que os outros tipos de cabelo
Embora o cabelo africano pareça forte olhando para ele, a parte interna dos fios de cabelo são mais fracas do que qualquer outro tipo. Se o cabelo é desfrisado ou pintado ainda o torna mais fraco e propenso a partir-se. Tratamentos com proteínas e tratamentos de hidratação devem ser usados para reconstituir os fios de cabelo afectados pelos desfrisos ou tintas químicas e assim minimizar a queda de cabelo. O óleo de coco é muito eficaz em hidratar e fortalecer o cabelo, porque consegue atravessar até ao cortex, ao contrário de muitos outros óleos que só cobrem as cutículas em vez de atravessá-las.

Mito 3: O cabelo africano só pode ser lavado 1 vez por mês
O nosso cabelo pode ser lavado as vezes que quiseres! Sempre que sentires que o cabelo está sujo deves lavá-lo! Aconselho-te a lavar 1 ou 2 vezes por semana com shampoo e a fazer Co-wash as vezes que te apetecer.




Mito 4: A água faz mal ao nosso tipo de cabelo
A água não faz mal a nenhum tipo de cabelo, pelo contrário, é a água que ajuda o nosso cabelo a crescer! É a água que dá a hidratação que o nosso cabelo precisa, é por isso que os cremes feitos à base de água e que não contêm petrolatum nem mineral oil nos ingredientes são os melhores para hidratar. O que tens que ter atenção é que sempre que molhas o cabelo deves selá-lo para que as moléculas de água não voltem a sair e assim os fios de cabelo não percam a hidratação (sela o cabelo com óleos naturais como o óleo de rícino, óleo de coco ou azeite extra-virgem, etc.).

Mito 5: Pentear o cabelo faz crescer mais rápido.
Como disse em parágrafos antes, nada pode fazer o cabelo crescer mais rápido. Aliás, pentear o cabelo excessivamente faz com que se parta mais, especialmente quando o cabelo foi quimicamente alterado. Evita pentear o cabelo todos os dias.


Mito 6: Aplicar vaselina no couro cabeludo faz bem
Tens notado que o teu cabelo continua seco, mesmo aplicando imensos cremes, óleos, etc..que contêm petrolatum (vaselina) ou mineral oil (óleo mineral)?! A verdade é que estes ingredientes só atrapalham na hora de hidratar. Eles não hidratam, simplesmente cobrem as cutículas do cabelo, dão a aparência que o cabelo está hidratado e com brilho quando na realidade não está. E nem deixam que outros bons produtos hidratantes atravessem as cutículas de cabelo. Nunca te aconteceu aplicar um creme, p.e. o Pink, e o cabelo parecer super brilhante, mas depois no dia a seguir quando acordas as pontas estão super secas?! Pois é mesmo isso que acontece!
Cremes com ingredientes à base de água e óleos naturais é que hidratam realmente os fios de cabelo.
Exemplos de cremes à base de água: 
- Elasta QP Olive Oil and Mango Butter
- Kids Organics Shea Butter
- S-Curl
- Cantu Shea Butter leave-in

Mito 7: O cabelo africano cresce mais lentamente que os outros tipos de cabelo
Os cabelos crescem em média 1,2 cm por mês, o cabelo africano há alturas que pode crescer um pouco lentamente, mas não assim tanto. Aliás, o cabelo natural pode parecer que demora mais tempo a crescer porque está encaracolado e não esticado. O nosso cabelo pode encolher até 75% do seu verdadeiro comprimento, daí não se perceber se realmente cresce lentamente ou não.

Mito 8: O cabelo africano não cresce depois dos ombros

Se tratares bem do teu cabelo irá crescer até onde quiseres, pode até ficar bem comprido pelas ancas. Vê aqui como começar uma Jornada de Cabelo (Hair Journey).







Mito 9: Ir ao cabeleireiro todas as semanas vai fazer com que o cabelo fique comprido
O teu cabelo vai ficar comprido se cuidares bem dele. Isto significa: fazer tratamentos hidratantes e com proteínas, usar cremes hidratantes à base de água, limitar a utilização de alisadores/chapinhas, e tratar o cabelo como se fosse uma flor muito delicada. Se a tua cabeleireira faz tratamentos semanais adequados isso é óptimo! No entanto no resto dos dias que não vais ao cabeleireiro tens que continuar a tratar bem. Encontrar uma boa cabeleireira não é fácil hoje em dia... Infelizmente, penso que a maior parte só está preocupada com a aparência exterior do cabelo.

Mito 10: Usar tranças faz o cabelo crescer mais rápido
Como já tinha dito não há nada que faça o cabelo crescer mais rápido. Pelo contrário, se as tranças forem muito apertadas até podem prejudicar o crescimento e provocar a queda de cabelo. Tem especial atenção à parte lateral da frente do cabelo que é uma zona muito sensível e não devem ser feitas tranças muito apertadas.
Se fizeste tranças muitas apertadas e sofreste de queda de cabelo na parte lateral, massaja o couro cabeludo especialmente essa parte com óleo de rícino! Vê mais informações aqui.


Mito 11: Assim que desfrisas o cabelo não podes parar de desfrisá-lo senão cai todo
Depois da primeira vez que desfrisas não és obrigada a desfrisar sempre como é óbvio! Se um dia quiseres deixar de desfrisar podes fazê-lo. O cabelo pode partir-se um bocado passado uns meses, mas é claro que não vai cair todo como as pessoas costumam dizer. O cabelo parte-se quando páras de desfrisar, porque o cabelo natural (raiz) começa a ficar muito comprido e a fronteira que separa a parte natural da parte que já foi previamente desfrisada começa a ficar muito frágil, então tem que suportar dois tipos de cabelos diferentes (um natural encaracolado e outro liso) e isso leva o cabelo a partir-se.
Mas há várias maneiras de contornar este problema: fazeres tratamentos com proteínas, fazeres Moisturize & Seal regularmente especialmente na raiz, usares mais penteados como os Twist Outs, Bantu Knots, etc. e só penteares o cabelo enquanto estás no banho com condicionador posto...


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Eu ja desfrisei o cabelo uma vez, e usei tranças, durante cerca de 7/8 meses, e ultimamente relaxei com Toni de criança, porque pensei que fosse o melhor, mas a verdade é que o cabelo não ficou liso, e pretendo desfrizar em breve com um desfrizante compátivel, se desfrizar por cima de onde relaxei estarei a fazer mal ao meu cabelo? pff ajuda - me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nilce, sim desfrisar por cima do que já tinha sido previamente desfrisado faz bastante mal e os fios podem começar a quebrar.

      Eliminar