segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Benefícios do Vinagre de Maçã

Nunca poderias imaginar que o Vinagre de Maçã também traz benefícios para o cabelo, não é verdade?!
Fazer de vez em quando lavagens de vinagre de maçã misturado com água ajuda a tornar o cabelo saudável. Nos EUA chamam a isto ACV Rinses (Apple Cider Vinegar Rinse)!

Antes e Depois da lavagem com vinagre de maçã

A camada exterior da cutícula dos fios de cabelo protege as camadas internas do fio e o cortex, como a casca do tronco de uma árvore. A cutícula é formada por várias camadas sobrepostas.
Quando a cutícula está em bom estado, não está partida e fica lisa, o cabelo tem uma aparência macia e sedosa. Quando as camadas da cutícula estão firmemente unidas, a luz é capaz de reflectir para fora da cutícula. Isso é o que dá a aparência do cabelo estar brilhante! As cutículas dos fios abrem-se quando desfrisamos ou pintamos o cabelo ou até mesmo quando lavamos. Quando as camadas das cutículas estão abertas e não estão unidas como o normal, o cabelo fica áspero e frágil, quando isto acontece diz-se que o cabelo está poroso! O cabelo irá absorver a luz em vez de reflecti-la e isso dá aparência que o cabelo está seco e sem vida!


O vinagre trata do cabelo poroso, remove resíduos e impurezas dos fios e fecha e une as cutículas!
Uma vez que os resíduos cobrem os fios de cabelo e dão-lhe a aparência de estar seco, removendo os resíduos traz de novo o brilho. Ao fechar as cutículas, o cabelo desliza mais facilmente e haverá menos nós. O vinagre também estimula a circulação sanguínea nos pequenos vasos capilares que irrigam a pele.

Que tipo de Vinagre devo usar neste tratamento?
O melhor vinagre para fazer este tratamento é o vinagre de maçã ou vinagre de sidra. O vinagre branco já tem um pH mais ácido e pode causar danos ao cabelo em vez de o tratar.



Receita do Tratamento com Vinagre de Maçã:
  • Num recipiente mistura 1/4 de um copo de vinagre de maçã com 500ml de água
  • Atenção: Não excedas nas quantidades de vinagre! Não é preciso usares muito! Porque o vinagre tanto pode trazer benefícios como pode danificar os fios de cabelo se for usado em excesso!
  • Nota: Se não quiseres sentir tanto o cheiro do vinagre no cabelo adiciona duas ou três gotas de um óleo essencial à mistura (ex.: óleo de lavanda, óleo de alecrim, etc.). 
Quantidade: Usa esta quantidade (1/4 de um copo de vinagre para 500ml de água) 
Como faço este tratamento?
Há duas formas de fazer este tratamento:
- Depois de lavares o cabelo com shampoo e condicionador, aplica a mistura da água com o vinagre de maçã no cabelo.
- Depois de lavares o cabelo com shampoo, aplica a mistura da água com o vinagre de maçã no cabelo, a seguir aplica um condicionador e enxagua.
Há pessoas que se dão melhor com a primeira forma ou vice-versa. Depende muito do cabelo de cada um... Experimenta uma das formas e noutro dia experimenta a outra, vê qual resulta melhor contigo...

Quantas vezes devo fazer este tratamento?
  • 1 semana depois de desfrisares o cabelo.
  • 1 semana depois de pintares o cabelo.
  • Sempre que sentires que o cabelo não está a absorver tão bem os produtos (cremes, condicionadores, máscaras, etc.) como antes.
  • Ou fazer o tratamento 1 vez por mês é suficiente.

A água da tua casa é "dura"?

Se suspeitas que a água da tua casa é "dura", faz o tratamento com o vinagre de maçã e o teu cabelo vai logo ficar com um aspecto mais saudável. A água "dura" tem elevadas quantidades de minerais como o cálcio que se vão depositar nos fios, causam queda de cabelo e deixam-no com um aspecto mais ressequido! O vinagre vai ajudar a eliminar esses sais minerais.







Sofres de caspa?

O vinagre de maçã também combate a caspa! Os champôs que têm rotulados na embalagem como sendo "anti-caspa" são uma mera propaganda!
Faz o tratamento com o vinagre de maçã 1 ou 2 vezes por semana até que a caspa desapareça.










(Actualizado - 26/5/2015)

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

40 comentários:

  1. Gostei do post, vou experimentar. Obrigada por responder a tag. bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandy!! Sabes me dizer se a linha Rainflorest Moiturise da Body Shop é boa para cabelo desfrizado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, não conheço essa linha portanto não sei =/
      Mas vê o meu post sobre Ingredientes, se os produtos não tiverem um daqueles ingredientes é porque são bons.

      Eliminar
  3. ola sandy! Depois de aplicar, lava-se outra vez com água?

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    sim, deixas actuar durante uns 15 minutos e depois enxaguas. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, admiro-me com os teus talentos acerca do nosso cabelo :)
    gostava de saber onde posso encontrar o vinagre de maça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, vinagre mesmo de maçã podes encontrar nas lojas Celeiro. O vinagre de cidra também serve e pode ser encontrado em qualquer supermercado.

      Eliminar
  6. ola.
    Eu estou com o cabelo completamente natural e faço uso da cerveja no cabelo como auxiliar do vinagre de maçã. Sera que a cerveja nao dara cabo do meu cabelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jecikah, já ouvi falar dos benefícios que a cerveja traz ao cabelo, mesmo assim ainda fico um bocado receosa disso porque a cerveja contém álcool, por isso não sei...
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu também já ouvi falar da cerveja, mas todas as pessoas dizem que é para tirar a oleosidade....

      Eliminar
  7. Ola sandy, o meu cabelo é 100% natural nunca meti qualquer química ele é super volumoso encrespado e fica embaraçado facilmente,não consigo usar o cabelo sem que esteja molhado ou esticado com o uso de prancha e como sei que nenhum desses faz bem ao cabelo queria meter Just For Me Texture Softener que me foi recomendado achas aconselhável? estou desesperada porque devido a prancha e estar sempre a molhar o cabelo ele está a quebrar :( HELP ME!!! PS: o meu cabelo passa um bocado dos ombros quando está esticado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia, o Just For Me é um texturize e contém químicos. Se não tens importares de usar químicos aconselho-te. Porque mesmo com químicos é possível ter um cabelo a crescer saudavelmente. Se te incomodar muito o volume, sim aconselho-te a 'relaxar'. Um texturize não é um desfriso, é apenas um produto que vai tirar o volume do teu cabelo e abrir um pouco mais dos caracóis. Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo conselho, estava receosa em utilizar o produto,com medo que pudesse fazer mal ao cabelo mas acho que vou tentar, mas o meu cabelo está a quebrar nas pontas achas que o produto vai fazer pior?
      Já agora podias me dar algumas dicas para tratar a quebra nas pontas? agradecia
      O teu blog é uma MARAVILHA a serio seguir as tuas dicas e truques ajudou-me imenso obrigada :)

      Eliminar
    3. Penso que seja melhor tratares das pontas primeiro. Porque o produto contém químicos e podem danificá-las ainda mais, não tanto como um desfrisante mas também danificam. Para as pontas talvez os tratamentos com máscaras de proteínas ajudem e usares óleos naturais espessos como o óleo de coco ou óleo de rícino. Nos tratamentos com máscaras usas um desses óleos misturado com a máscara e fazes Moisturize & Seal também com um desses óleos. Beijinhos

      Eliminar
    4. Patrícia, experimenta a Aunt Jackie's Knot On My Watch. Apesar de ter o cabelo desfrisado, ele ainda fica com muitos nós por ser fino e isto é tal e qual o que diz, um MILAGRE. O pente passa pelo cabelo como se nada se passasse e fechar o produto com um óleo ajuda ainda mais a manter a hidratação

      Eliminar
  8. Posso fazer esse tratamento numa criança de 1 ano?? Tens conhecimento de algum cre que posso usar para facilitar a pentear o cabelo de uma criança de 1 ano, e também um creme que defina melhor os caracóis de criança de 1 ano??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a lavagem com vinagre de maçã é aconselhada a quem tem o cabelo danificado por algum químico ou calor, penso que uma criança de 1 ano não precise de fazer porque não deve ter um cabelo danificado!
      Um bom creme para ajudar a pentear é o Kids Organics Shea Butter Detangling e um exemplo de um bom creme que defina os caracóis e é feito à base de produtos naturais é o Taliah Waajid Curly Curl.

      Eliminar
  9. oi sandra, posso aplicar o vinagre de maça e depois fazer depois utilizar uma mascara juntamente com oleos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podes... é como o teu cabelo preferir :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Sandy, desde que comecei a ler o teu blog q estou a adorar. Ate vou começar a minha hair journey, muitos parabéns e sucesso. Desfrisei o meu cabelo a pouco tempo e queria fazer o Acv rinse, so que nao sei se devo usar um shampoo com sulfato ou nao, antes de fazer o acv, por favor ajuda-me? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      fico bastante contente por teres aderido à Hair Journey :)
      Tanto faz o tipo de shampoo, mas eu usaria um shampoo sem sulfato, simplesmente porque é melhor para o cabelo.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Sandy Olá,

    Tenho gostado muito do blog. Há 7 meses que não uso nenhum tipo de química no cabelo, sempre desfrisei, fiz progressiva, pintei, coloquei extensões.. Ou seja, o cabelo está super saturado.
    A uma semana tenho seguido as dicas aqui do teu blog, e sinto que ele deu uma melhora significativa. Ainda estou disposta a passar pelo processo de transformação do liso para o cacheado, tem dias que tenho vontade de desistir, pois ele não está muito bonito, a raiz da bem cheia e o resto do cabelo ralinho, cortei o mínimo mesmo essa semana, somente as pontinhas.
    Vou continuar os tratamentos que vejo por aqui e depois conto o resultado.
    Obrigada pela iniciativa da pagina, tem ajudado muito.

    ResponderEliminar
  12. +/- quantas colher de sopa de vinagre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho ideia, mas faz a olho como está na foto... Não necessita de ser precisa a medida

      Eliminar
  13. Olá,devemos aplicar a mistura depois da lavagem e depois?
    devemos enxaguar o cabelo ou deixar assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      fiz uma actualização do post depois de ter lido o teu comentário.
      Podes aplicar a mistura depois de lavares o cabelo com shampoo e condicionador, deixar o cabelo assim com o vinagre caso o cheiro não te incomode. Ou se o cheiro incomodar podes enxaguar um pouco.
      Outra maneira é fazer o ACV antes de usar o condicionador.
      Experimenta uma vez de uma forma e noutro dia de outra forma, vê qual das duas traz melhores benefícios ao teu cabelo.

      Eliminar
  14. Bom dia! Parabéns! Tenho o cabelo muito fino e gorduroso, mas gostava de usar o vinagre de cidra para o couro cabeludo dedidratado! Como faço? Muito grata pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara :)
      Podes fazer de qualquer umas das formas que indiquei no post. Vai resultar =)
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Sandy fiz a experiência com o vinagre de sidra, o couro cabeludo ficou melhor mas o meu cabelo ficou tão melado, por ser fino e gorduroso! Dei as dicas a uma amiga que tem o cabelo muito seco e forte, mas com o meu fiquei tristinha porque fica sem volume, muito colado à cabeça! Help me please! Bjinhos daqui de Portugal e muito grata pelas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Talvez o teu cabelo tenha baixa porosidade e daí quando usaste o vinagre piorou.
      Se o teu cabelo tem baixa porosidade, usa shampoos com sulfato para ajudar abrir as cutículas e sempre que fizeres tratamentos com máscaras usa calor ou faz vaporização.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Ola Sandy sera que posso usar o vinagre no couro cabeludo apos uma desfrisagem ou tenho que esperar alguns dias para o fazer obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na minha opinião esperaria 1 semana. No dia da desfriso o couro cabeludo, geralmente, está sensível.

      Eliminar
  17. Olá Sandy, tudo bem?
    E como fazer a lavagem dos cabelos com vinagre, já que o mesmo serve apenas para manter as escamas dos fios fechadas? Eu estou pensando em substituir o shampoo por vinagre de maça.

    ResponderEliminar
  18. Falta dizer em que zonas do cabelo mete-mos o vinagre, se no coro cabeludo ou em todo o cabelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em todo o cabelo incluindo no couro cabeludo.

      Eliminar
  19. Olá Sandy,
    O vinagre de maçã também ajuda a tratar a descamação do couro cabeludo provocada pelo relaxante? Se não, o que posso fazer para acabar com a descamação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim também ajuda. Mas o melhor mesmo é aplicar Aloe Vera (pode ser em sumo ou em gel).
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Disseram me para fazer uma mascara com vinagre de cidra misturado no condicionador.
    É bom????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim também é muito bom, já fiz isso e o cabelo fica bem macio e brilhante.

      Beijinhos e um Feliz Natal

      Eliminar