segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Texlaxing - O que é?

 O que é Texlaxing?



Texlaxing é praticamente o mesmo que relax (desfrisar), a única diferença está na textura do cabelo, quando fazes um texlaxed o cabelo não fica tão liso, ainda fica com umas ondulações. É como se fosse natural e desfrisado ao mesmo tempo. Consegues controlar se queres mais ou menos ondulações dependendo da forma como fazes o texlaxed.

(Início do cabelo texlaxed e pontas desfrisadas)

Vantagens de Texlaxing:

  • O cabelo fica mais cheio e forte. 
  • Quando desfrisas perdem-se todas as ligações de proteínas e o cabelo fica significativamente mais fraco do que no seu estado natural. Isto significa que quando o esticas com alisador ou secador de mão, os fios de cabelo danificam-se mais rapidamente. Deixando o cabelo desfrisado com algum volume (texlaxing), consegue resistir melhor a esses danos. 
  • Se o cabelo for texlaxed, a marca entre a zona desfrisada e a parte natural nova que cresceu (new growth) está menos "vincada" por isso fica menos propenso a partir-se.

Desvantagens de Texlaxing:
  • Pode ser complicado cuidar de um cabelo que tenha partes desfrisadas misturadas com partes texlaxed, porque uma parte tem menos volume que a outra.
  • As pontas do cabelo podem parecer mais finas porque estão desfrisadas.
  • O cabelo não vai ficar tão liso como costumava ficar quando desfrisavas.

Como fazer Texlaxing:
Existem três maneiras de se poder obter o efeito Texlaxing:
  1. Usa um desfrisante regular e adicionar um pouco de óleo natural (p.e. óleo de coco ou azeite) no desfrisante.
  2. Num desfrisante No-Lye mistura só metade do Activador no desfrisante.
  3. Aplicar um óleo natural no cabelo todo antes de aplicar o desfrisante.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

40 comentários:

  1. ola Sandy :)

    gostaria de saber qual o produto que usas para o texlaxing e qual dos métodos.

    obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Uso o DarknLovely Shea Butter Moisture Plus Regular e adiciono 2 colheres de chá de óleo de coco no desfrisante.

      Eliminar
    2. Texlaxing
      Gostaria se saber se esta técnica não danifica o cabelo?
      Quais são os cuidados que devemos ter?

      Eliminar
    3. Olá, esta técnica não danifica tanto o cabelo como desfrisar normalmente, porque adicionando o óleos naturais ao desfrisante vão atenuar um pouco os químicos.
      Deve-se ter os mesmo cuidados do cabelo desfrisado.

      Eliminar
    4. Obrigada pelo esclarecimento, o teu blog é bom

      Eliminar
  2. Ola sandra
    Gostaria de saber se posso misturar activador de cacho no desfriso ao invés de utizar óleo de coco ou azeite. Será que o cabelo fica mais ondulado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o melhor é mesmo adicionar algo natural ao desfrisante, o mais indicado é mesmo um óleo natural como o óleo de coco ou azeite, porque o activador de cachos já contém uma mistura de ingredientes e não se sabe se pode reagir mal com os químicos que estão contidos no desfrisante. E o activador de cachos não vai determinar como fica o aspecto final do cabelo, os químicos do desfrisante é que definem como o cabelo fica. Há relaxantes próprios para deixar o cabelo com caracóis.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. . Olá Sandra ' Bem Eu Tinha O Cabelo Cacheado Porém Desfrisei ' Já Desfrisei 5Vezes Mas Agora Quero Voltar a Te-lo Natural ' Será Que Tem Alguma Receita Pa Torná-lo Natural ' Cheio e Mais Forte Pois Ele é Muito Vazio e Fraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natercy, a única forma de voltar a ter o cabelo natural é cortar a parte que já está desfrisada e voltar a deixar crescer o cabelo de novo.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. . Olá Sandra :) ' Eu Quero Saber Se Fazer Várias Máscaras Não Danifica O Cabelo ? Por Exemplo : Hoje Faço Uma Mascara Pra Evitar a Queda De Cabelo e Amanhã Faço Outra Pra Hidratar e Dar Brilho e Assim Sucessivamente ' Pode Fazer Mau ? Bjos e Obrigada :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea, fazer tratamentos com máscaras todos os dias pode não ser lá muito benéfico porque o cabelo pode ficar rapidamente saturado de hidratação ou de proteínas. 1 ou 2 vezes por semana é o ideal! Beijinhos

      Eliminar
  5. Ola sandra
    Tenho cabelo crespo e quero utilizar permanente afro, qual é a melhor linha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, há boas marcas como a Mizani, ORS, Dark n Lovely Shea Butter, etc..
      Beijinhos

      Eliminar
  6. ola Sandra meu cabelo é lido também posso usar óleo no meu defrisante?

    ResponderEliminar
  7. Ola Sandra.
    porquê que o cabelo tratado quimicamente com permanente afro caiu muito?
    tenho amigas que ficaram quase carecas.
    existe um segredo para o cabelo na cair ?
    Monica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica, o cabelo quimicamente tratado pode cair se não for bem tratado...talvez desfrisaram por cima do cabelo já previamente desfrisado, ou não esperaram pelo menos 8 semanas para desfrisar outra vez, etc...Há inúmeros causas...
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Oi Sandy, Eu já desfriso o cabelo há algum tempo, posso para o próximo mês ao invés de desfrisar passar logo para o texlaxing?

    ResponderEliminar
  9. Oi Sandy, gostaria imenso que fizesses um tópico, em que dês conselhos para que o cabelo pare de cair e comece a crescer. Estou seriamente a precisar disso, encontrei o teu blog e achei que eras a pessoa certa para isso... Agradecia imenso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tenho alguns posts sobre esse assunto, um deles é este sobre a queda de cabelo: http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/06/queda-de-cabelo.html

      Espero que ajude. Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Sandy, comecei agora a seguir-te pelo face e pelo blog. Antes demais parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver. Só tenho uma dúvida, Texlaxing não é o mesmo que texturizar? se não é, quais são as diferenças? Qual o melhor? Beijinhos

    Cleide Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! :)
      Texlaxing consiste em misturar o desfrisante com um óleo para que o produto fique mais fraco e se obtenha um cabelo próximo do texturized.
      Texturizer é um produto, como se fosse um desfrisante, mas o seu propósito é só fazer o cabelo perder um pouco do volume (Normalmente aqui em Portugal chamamos relaxante).
      Ou seja, por ordem do mais forte em químicos para o mais fraco temos: Desfrisante Super, Desfrisante Regular, Texlax e depois Texturize.
      O Texlax pode-se assimilar mais ou menos com um Texturizer dependendo da quantidade de óleos que misturamos no desfrisante. Beijinhos

      Eliminar
    2. Ola sandra eu gostaria de saber se o texlax estimula o crescimento do cabelo visto que se adiciona óleos naturais ao desfrisante? E posso adicionar mais do que um óleo natural?

      Eliminar
    3. Olá, o texlax em si não estimula o crescimento porque continua a ter químicos o desfrisante. Pode atenuar um pouco os químicos, mas não estimula o crescimento. Sim, podes adicionar mais do que um óleo mas quanto mais óleos adicionares menos liso ficará o cabelo. Beijinhos

      Eliminar
  11. Ola Sandra eu uso activilong, posso adicionar o oleo de coco?

    ResponderEliminar
  12. Olá , eu adorei essa dica , o meu cabelo está natural e quando eu o costumo lavar , ele fica sempre todo seco , se eu fizer o texlaxing não terei problemas depois em lavar o cabelo ? Já agora esse processo não pode ser feito num salão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não te consigo assegurar isso porque não conheço bem o teu cabelo... Costumas usar um leave-in e um óleo natural depois de lavar o cabelo para que não fique seco? Penso que não seja necessário fazeres o Texlax!
      Acho que muitas cabeleireiras ainda desconhecem o processo Texlaxing, é uma técnica mais conhecida por afro-americanas. Beijinhos

      Eliminar
  13. OI , gostei da dica Sandra , só que esse tipo de tratamento no inverno , com a chuva não me vai fazer mal ao cabelo ? aconselhas-me a utilizar nessa altura ? Se não , que penteados posso fazer ao meu cabelo (caso eu não queira trançá-lo) de modo a não se partir por causa da chuva ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esta técnica é praticamente o mesmo que ter o cabelo desfrisado, a diferença é que o cabelo não fica tão liso. Se o teu cabelo já está desfrisado podes experimentar esta técnica.
      Tens aqui algumas sugestões de penteados para proteger o cabelo (protective style):
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/02/sugestoes-de-penteados.html
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Ola sandra! O meu cabelo é natural cacheado com mto encolhimento, achas que usando essa tecnica texlaxing vai melhorar no encolhimento Sem perder o caracois? Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :),
      sim é uma boa opção se não te importares de usar algo com químicos. No entanto, o texlax não tem garantias que vais ficar com cabelo todo com caracóis. Acho que uma melhor opção seria usar um Texturizer e misturar um pouco de um óleo lá dentro.. fica mais fraco.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Sandy, conheces marcas de produtos Texturizers e de Texlax que se podem encontrar facilmente? Dá para usar um desfrizante fraco ou tem de ser mesmo regular? É que apesar de estar em 22 semanas em transição e evitar químicos e calor, tenho feito deep conditionings mas mesmo assim o meu cabelo está cair muito, e não percebo porque?
    Ao fazer o textlax dá para esticar ou tem de fazer sempre de 8 em 8 semanas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      marcas de texturizers tens por exemplo a Just For Me, a Mazuri, a Organics By Africa's Best, African Pride, etc..
      Texlax não é um produto já pre-concebido, é uma mistura feita com um desfrisante normal com um óleo natural.
      O facto de o teu cabelo andar a cair muito durante a transição é perfeitamente normal, não te preocupes. Não há nenhum outro motivo, é mesmo próprio da transição pela divisão entre a parte natural e a parte desfrisada estar extremamente sensível.
      Se fizeres o texlax podes esticar ou fazer qualquer outro penteado. Podes retocar após 8 semanas ou deixar mais semanas, ou mesmo não voltar a retocar, como preferires.

      Eliminar
  16. Olá Sandra!
    Fiquei com uma dúvida acerca das 3 maneiras para se obter texlaxiing. Posso misturar mais que uma maneira, ou seja, posso aplicar óleo natural no cabelo todo e por meia garrafa do activador e ainda por oleo no desfrizante???
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Etelvina,
      sim podes, mas se puseres demasiado óleo podes tirar completamente o efeito do activador e acabar por não fazer nada ao cabelo.

      Eliminar
  17. Olá Sandra!
    Eu desfriso o cabelo a cada 3 ou mais meses e estou a pensar em usar essa nova forma, já li que posso usar sem problema, mas a minha dúvida consiste no tipo de desfrisante, eu costumo usar o olive oil, mas quero mudar para o creme natural ou para o dark and lovely, posso? Ou vai partir o meu cabelo?

    ResponderEliminar
  18. Olá Sandy,

    O meu cabelo é desfrisado mas as duas últimas vezes que apliquei por algum motivo o meu cabelo não ficou desfrisado ficou apenas mais maleável como se tivesse feito esse processo que aqui explicas mas a verdade é que eu não gosto porque fiquei com duas textura e tenho receio que com isso eu posso vir até queda já que tem duas texturas diferente. Quando voltar a desfrisar Posso passar produto nessa parte que não ficou totalmente desfrisada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      da próxima vez que desfrisares provavelmente o desfriso acabará por retocar a parte que ficou "mal desfrisada". Mas aconselharia-te a ir a um bom cabeleireiro no próximo desfriso, porque deverá retocar com melhor cuidado.
      Beijinhos

      Eliminar