terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dicas para começar uma Hair Journey (Jornada de Cabelo)

1. Começa a Hair Journey com pontas saudáveis
Corta primeiro as pontas antes de começares a HJ. Se as tuas pontas estão severamente danificadas, corta essas pontas finas, secas e sem vida! Pontas espigadas/estragadas não têm solução, não há nenhum produto, nem nenhuma magia que consiga voltar a torná-las saudáveis, a única solução mesmo é cortá-las!


2. Tira fotos do teu comprimento inicial
Traça objectivos, metas e limites de tempo para atingires, se for necessário aponta tudo num bloco de notas. Queres ter um cabelo forte e volumoso ou comprido ou ambos? Aponta tudinho. Começa por tirar fotos do teu comprimento inicial e guarda-as bem para comparares mais tarde o crescimento do cabelo. Tira fotos de 2 em 2 meses e compara-as com as anteriores. É fantástico ver as transformações que o cabelo tem todos os meses.


3. Opta por usar um Shampoo 1 ou 2 vezes por semana
Usa sempre um shampoo hidratante (de preferência sem sulfato (sulfate free)). Sei que quase todas foram ensinadas a lavar o cabelo com shampoo uma vez por mês, mas a verdade é que a água é a fonte de hidratação dos fios de cabelo. Um cabelo seco precisa de ser hidratado e a água está aqui só para nos ajudar! Para o cabelo crescer é importante que o couro cabeludo se mantenha sempre limpo e saudável. Ahhh e não precisas de 'embaraçar' enquanto esfregas o shampoo no cabelo como fazem nos anúncios da Pantene, isso só irá criar mais nós e como sabes os nós de um cabelo africano não são nada fáceis de serem tirados.


4. Semanalmente faz um tratamento com uma máscara de proteínas e/ou máscara hidratante 
Faz um tratamento com uma máscara uma vez por semana, cobre o cabelo com uma touca de alumínio/plástico pelo menos 20min para que o cabelo absorva bem a máscara.
Máscaras hidratantes atravessam o cortex do cabelo repondo assim a hidratação nos fios. Máscaras de proteínas fortalecem o cabelo, atravessando o cortex e adicionando aminoácidos às áreas dos fios de cabelos que estão danificadas. Para distinguir uma máscara da outra basta olhar para os ingredientes, se tiver escrito nos ingredientes algo como "Hydrolized Keratin" ou "Collagen" ou tem maionese, ou ovos ou iogurte, então é uma máscara de proteínas. As restantes máscaras que não contém estes ingredientes são máscaras hidratantes.
(Para saberes mais sobre tratamentos com máscaras clica aqui)

5. Usa um Leave-in
Isto é muito importante! Um Leave-in com boa qualidade vai hidratar, desembaraçar e proteger o cabelo do calor ou de agentes exteriores. (Um Leave-in é uma espécie de condicionador mas não precisa de ser enxaguado). Usa o Leave-in sempre que acabas de lavar o cabelo, aplica-o ainda quando o cabelo está molhado/húmido.

6. Usa um ou mais Óleos Naturais!
A seguir à água os óleos naturais devem ser o que há mais de benéfico para os nossos cabelos! Óleos como o óleo de coco, azeite extra-virgem, óleo de jojoba, óleo de rícino, óleo de amêndoas doces, óleo de semente de uva, óleo de abacate, etc...estimulam o crescimento do cabelo quando aplicados no couro cabeludo, diminuem a queda de cabelo, entre outras propriedades magníficas. Descobre tudo aqui.


7. Vê sempre os ingredientes dos produtos!
Lê cuidadosamente os ingredientes dos produtos. Não uses produtos que contenham Petrolatum (Vaselina) e/ou Mineral Oil. Estes ingredientes só vão 'cobrir' os fios de cabelo e dar um aspecto brilhante muito superficial, na verdade eles não penetram os fios e impedem que outros bons produtos também penetrem. Fica longe de produtos com álcool como o gel, sprays, espumas de caracóis, etc...
(Vê mais informações sobre ingredientes prejudiciais aqui)

8. Mantém o cabelo sempre hidratado
Mantém o cabelo sempre hidratado, especialmente as pontas! O cabelo seco tem tendência a partir-se facilmente. É por isso que é tão importante manter sempre o cabelo hidratado. Muitas pessoas têm esta ideia "o meu cabelo não cresce"...Mentira! O teu cabelo está sempre a crescer, só que à medida que vai crescendo também se vai partindo. Por exemplo, o teu cabelo cresce 1cm, mas as pontas partem-se igualmente 1cm, ou seja, dá a sensação que o cabelo nunca cresce. É o teu dever hidratá-lo sempre que precisar. Se está seco todos os dias, então hidrata-o todos os dias. A hidratação aumenta a elasticidade e diminui a queda de cabelo. Dica: Hidrata o cabelo com um creme aguado e sela as pontas com um óleo natural. (Vê mais aqui)

9. Nunca penteies o cabelo com escovas enquanto está molhado!
Penteia sempre o cabelo com pentes de dentes largos ou com a Tangle Teezer.

10. Meninas com o cabelo desfrisado...
Se desfrisas o cabelo antes das 8 semanas estás a causar danos ao teu cabelo e ao couro cabeludo. Deve-se desfrisar de 10 em 10 semanas. Se conseguires ir para além disso, melhor!

11. Muito importante! Diminui o uso dos alisadores! 
O uso dos alisadores deve ser diminuído para 1 vez por mês ou só em ocasiões especiais. Usar alisadores regularmente irá definitivamente danificar o cabelo. Os alisadores são os piores inimigos de um cabelo saudável...sim, já sei que estás farta de ler isto, mas tenho que continuar a repetir lol. Falo por experiência própria! Sempre que usares o alisadores, certifica-te que aplicas um protector de calor antes! Nunca utilizes o alisador no 'cabelo sujo', isto é, o alisador não deve ser usado para além de dois dias depois de teres lavado o cabelo. Também não faças muita frequência dos secadores-de-mão, se os usares activa o modo "cold" (frio).

12. Faz penteados que protejam as pontas
Por vezes as pontas do cabelo roçam nos ombros e com o tempo podem ficar mais secas e espigadas. Também o vento e a chuva são agentes que podem influenciar à danificação das pontas. Opta por apanhar o cabelo com um gancho/mola sempre que estiveres em casa. Ou faz uma bun (donut) quando te apetecer.



13. Sabe distinguir os dois tipos de queda de cabelo
Não fiques em pânico se vires alguns dos teus fios a caírem. Normalmente caem 50-100 fios de cabelo por dia e é perfeitamente normal! Quando vês um fio de cabelo na t-shirt e se este tiver uma pequena bolinha branca na ponta do fio quer dizer que caiu da raiz e é normal isso acontecer. Caso contrário é porque o teu cabelo está a cair por outra razão qualquer, por exemplo anda muito seco ou penteias agressivamente, etc, etc...

14. Protege o cabelo à noite

Dorme sempre com uma fronha ou lençóis de cetim ou usa um lenço/touca de cetim. Dormir com fronhas ou lençóis de algodão geram atrito entre o cabelo e o tecido e isso irá parti-lo. Além disso o algodão tem tendência a absorver toda a hidratação contida no cabelo.


15. Evita cabeleireiras que não valorizam ter um cabelo saudável
Muitas cabeleireiras focam-se mais na beleza exterior e na sua aparência, do que na saúde dos cabelos. Encontra uma cabeleireira que é especialista em tratar bem do cabelo. Se a tua cabeleireira tem "cursos" de "tesourista-compulsiva" ou "chapinha-compulsiva" ou "desfrisadora-compulsiva" nunca irás ver grandes resultados!




16. Torna a  HJ prática e simples
Encontra um regime semanal simples que funcione contigo. Sê firme e paciente! Irás com certeza sofrer "set backs" (falhanços na Jornada de Cabelo) mas não desistas ao primeiro falhanço! Nem todos os produtos resultam com o teu cabelo, tenta encontrar o melhor para TI! Um produto pode ser magnífico com toda a gente e não se dar bem contigo, ou vice-versa! Grandes resultados só se vêem com o tempo, por isso mantém-te sempre persistente!

--------------//-------

Regime Semanal simples para começar a HJ

Vais precisar:

1 Shampoo Clarificador
1 Shampoo Hidratante (sem sulfato)
1 Máscara Hidratante
1 Máscara de Proteínas
1 Leave-in
1 Creme Hidratante aguado
1 Óleo Natural

Pente de dentes largos
Lenço ou touca de cetim

  • Lava o cabelo com o Shampoo Hidratante 1 ou 2 vezes por semana (de preferência sem sulfato).
  • Usa uma máscara hidratante sempre a seguir à lavagem de shampoo, e deixa actuar com uma touca de plástico pelo menos 20min.
  • Sempre depois de lavares o cabelo, enquanto ainda está molhado/húmido, usa um leave-in.
  • Usa um creme hidratante 2 ou 3 vezes por semana e sela as pontas com um óleo natural. 
  • Utiliza sempre um lenço/touca de cetim quando vais dormir.
  • Desfrisa de 10 em 10 semanas. (Se conseguires ir para além das 10 semanas, melhor!)
  • Faz um tratamento com a máscara de proteínas sempre que for necessário (sempre que o cabelo parecer mole, muito suave, fraco, demasiado elástico e/ou pegajoso, etc.)
  • Corta as pontas quando é preciso. (Aconselhável de 6 em 6 meses)
  • Usa um shampoo clarificador 1 ou 2 vezes por mês para remover completamente a sujidade do cabelo.
  • Usa um pente de dentes largos para pentear/desembaraçar. O cabelo irá cair em menores quantidades.
Para uma lista de sugestões de produtos de cabelo, clica aqui.

Boa Sorte :)
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

40 comentários:

  1. Adorei, comecei agora a minha HJ e isto ajuda muito. obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,
      de nada! É bom ler comentários destes! :)

      Eliminar
  2. Ola sandra queria saber se tens dicas para raparigas que usam tranças postiças porque nao é tao facil, lavar e aplicar as mascaras, mas penso eu que protege o cabelo! Alguma dica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica, é uma boa ideia de um post para fazer!
      Mas posso dar-te algumas dicas. Quando tiras as tranças fazes os tratamentos com máscaras e o Moisturize & Seal, porque compreendo que com as tranças seja complicado. Enquanto tens as tranças usa óleo de coco ou óleo de rícino no couro cabeludo, vai hidratar e estimular o crescimento do cabelo. Nunca faças tranças muito apertadas e espera sempre pelo menos 2 semanas depois do desfriso para fazeres tranças (caso costumes desfrisar). Fica 1 mês, no máximo 1 mês e meio com as mesmas tranças!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ok, muito obrigada, sim acho que seria uma optima ideia para um post, fica a dica ;) Este ano quero mesmo começar bem com a minha HJ,porque sempre que começo depois nao acabo, mas ainda bem que encontrei o teu blog e estou a amar as tuas dicas, também já conhecia a Megz e outras youtubers americanas e isso ajudou- me imenso, espero que finalmente este ano consiga cumprir tudo, obrigada mais uma vez and keep going like this :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandy, sempre tive imensos problemas com o meu cabelo e não sabia como trata-lo, recorria a alisadores constantemente o que só danificou ainda mais os meus fios, até que decidi cortar todo o cabelo e deixar que ele cresca natural, utilizei alisador umas 2 vezes em um ano até que recentemente descobri o teu blog e agora que sei como cuidar do meu cabelo, estou a começar a minha Hair Journey hoje graças a ti e as tuas dicas incríveis :)
    Obrigada
    Hair Journey (Disciplina e Paciência)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ety, fico feliz por saber que também estás numa Hair Journey e gostaste do blog :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ola Sandy, comprei produtos para o meu cabelo para começar a jornada... Os produtos são da marca do dr.miracle! São bons?! Qual é a sua opinião?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, nunca experimentei essa marca, mas já vi à venda e já ouvir falar dela. Bjs

      Eliminar
  6. ola sandy sou angolana e gostaria de saber o que devo usar para o crescimento do meu cabelo esta muito fraquinho e nao cresce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá desculpa pela demora a responder... deves fazer tratamentos com máscaras semanalmente e hidratar sempre as pontas com um creme e um óleo. Se desfrizas o cabelo regularmente, nunca deves desfrizar antes de terem passado pelo menos 8 ou 10 semanas. Vê aqui sugestões dos melhores produtos para o cabelo http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html

      Eliminar
  7. Olá Sandy ...
    Será que me podes ajudar ...
    Estou à procura de condicionadores que posso usar como Leave-in ...
    Podes me sugerir alguns ?
    Obrigada,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, nunca usei condicionadores como leave-in, mas conheço raparigas que usam e normalmente usam os condicionadores para co-wash... Tens aqui uma lista de condicionadores para co-wash http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Sandy olá , onde posso comprar um leave -in na zona do Porto a um preço acessivel ?? obgda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilia, vendem o leave-in da Herbal Essences Pontas Sedosas em qualquer hipermercado Continente ou Jumbo. Também há outro da Garnier Ultra Suave de Abacate...
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Sandy! Obrigada pelas digas! Ajuda imenso sabes?? Principalmente para aqueles que têm pouco tempo para cuidar do cabelo e depois de ler o post recordam-se que amanhã é dia de o lavar e a agenda já está preenchida mas para o cabelo terá que existir sempre tempo. :D Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, podes crer! Para o cabelo tem que existir sempre tempo, para ficarmos belas! ^.^
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Sandy :)
    Queria agradecer-te (novamente) pela inspiração. Comecei oficialmente a minha natural hair journey (super excited)!!! Pesquisei bastante sobre os produtos, li os teus posts sobre quais os mais adequados para hidratar e cuidar do cabelo, fui a Diamantino Viegas e encontrei os que queria. Já estou há cerca de 4 ou 5 meses sem desfrizar o cabelo. Ontem fui ter com a minha cabeleireira (que é uma brasileira bastante profissional e que já conhece o meu cabelo há 4 anos), expliquei-lhe o que queria fazer e ela deu-me um grande apoio. Fui sem medos e cortei bastante o cabelo!! (Só espero não me arrepender lol). Ele antes ultrapassava o ombro e agora nem dá para fazer as minhas cebolas :(. Hoje usei as flexi rods para fazer caracóis e estou a pensar fazer tranças para a semana (dá mais jeito já que dura mais tempo). Agora é ter muita paciência e cuidar para que ele cresça saudável :)
    Continua com os teus maravilhosos posts e que muito nos ajudam. Um beijinho :)
    Solange Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Solange =)
      As tranças são uma óptima opção, porque assim não tens que "manipular" o cabelo todos os dias e é mais fácil vê-lo crescer. Vai me deixando actualizada com a tua HJ! :)
      E obrigada pelos elogios, irei continuar com os posts com certeza!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Sandy :)
    Olhaa queria saber onde se pode comprar touca/lenço de cetim, é que andei a procura e não encontro :/
    Obrigadaa e ótimo trabalho com o blog :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a touca de cetim vendem nas lojas Diamantino Viegas, há uma no Saldanha. As toucas de lá são muito boas!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Oi sandy, amei os teus conselhos. Actualmemte tenho tranças postiças mas tenciono tirar para começas uma hair jorney.. Mas tenho muito medo.. Nao medo muitas duvidas... Nao conheco o meu cabelo!!
    Dezfrizei o cabelo a uns quatro anos e no primeiro ano o meu cabelo eatava lindo.. Preto, volumoso e saudavel.. Mas sempre teve um provlema nunca consegui fazer caracois ele ficava ondulado so e eu queria muito consguir fazer caracois ...Mas no verao do ano seguinte foi a desgraca... o meu cabelo partiu-se muito.. Constantes idas a praia e pouca paciencia para o cabelo... Nunca mais ficou o mesmo! Actualmente ja nao dou desfrize desde abril, e quando tirar as tranças vou mesmo comecar a minha jornada. O que me aconselhas? Sao tantos produtos que nunca ouvi falar.. E muita coisa nova para mim e eu nem sequer sei o tipo do meu cabelo. Obrigda desde ja. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Percebo que à primeira vista começar uma jornada pode parecer um pouco confuso e complicado...isso também me aconteceu!
      Mas tenta fazer a tua jornada algo mais simples possível..não precisas de complicar porque o teu cabelo vai responder a coisas bastante simples!
      Começa por comprar um shampoo sem sulfato, uma máscara hidratante, uma máscara de proteínas, um condicionador hidratante, um leave-in e um óleo natural.
      Vê a sugestão de produtos que proponho aqui:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html

      Não te assustes com a imensidão de produtos que há.. esses são os produtos mais populares e com melhor fama que sei! Podes escolher um qualquer da lista e experimentar..se o teu cabelo não se der bem com ele experimenta outro.. Na Hair Journey nem tudo vai-se dar bem com o teu cabelo..isto vai ser um monte de tentativas e falhas e só assim é que aprendes o que o teu cabelo mais gosta! Necessitas de paciência acima de tudo e "escuta" sempre o teu cabelo!

      Depois de teres os produtos que precisas começa por seguir estes passos:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/06/como-cuidar-do-cabelo-em-transicao.html

      Os passos não têm que ser exactamente tal e qual como estão aí..basta adaptares as dicas que dei ao que o teu cabelo mais gosta.
      Antes de tudo acho interessante começares por ler este post para descobrires se o teu cabelo está a precisar de hidratação ou de proteínas ou se tem os seus níveis equilibrados:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/01/equilibrio-entre-hidratacao-e-proteinas.html

      Se notares que o teu cabelo por exemplo, neste momento necessita de mais proteínas do que de hidratação, deves fazer um tratamento com proteínas durante algumas semanas seguidas até notares que os teus níveis de hidratação e proteínas já estão equilibrados.

      Beijinhos e espero ter ajudado :)

      Eliminar
  13. Olá Sandy , eu realmente estou decidida a começar a minha HJ ,mas estou receosa quanto ao 1º passo, cortar as pontas. Um dia fui a um cabeleireiro e pedi para cortar as pontas.Tinha o cabelo até um ponto mais abaixo dos ombros , e a senhora cortou-me o cabelo até às orelhas.Fiquei muito triste. E desde aí que não gosto muito de ir a cabeleireiros. Mas acho que vou ultrapassar esse "medo" para o bem do meu cabelo!
    Adoro o blog e as dicas, continua com o bom trabalho e beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pamela :)
      há muitas cabeleireiras que gostam da tesoura heheh
      Olha a cabeleireira Ritinha (o salão fica no Miratejo, Corroios - Margem Sul do Tejo) é uma óptima profissional e é das poucas cabeleireiras que conheço que só corta mesmo aquilo que se pede..até tem um certo receio de cortar a mais! Se estiveres perto passa por lá :)
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  14. ola Sandy,
    muito interessante o teu blog, estou a aprender muito mesmo cntigo. já comecei este fim de semana a HJ, e comecer com a mascara de proteínas, na próxima semana farei a hidratação, a minha duvida e a seguinte, posso passar o óleo de coco uma noite antes e no dia seginye fazer a mascara de hidratação e ainda assim colocar umas gotas de óleo de coco na mascara de hidratacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yola, sim claro podes usar o óleo de coco quantas vezes quiseres e como quiseres. Produtos 100% naturais nunca irão prejudicar o cabelo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Deixei de ir ao cabeleireiro africano e passei a tratar do meu cabelo sozinha,estas são as razões:
    - a 1ª vez que desfrisei o cabelo no cabeleireiro queimaram-me boa parte da cabeça,mesmo eu tendo avisado a cabeleireira que sentia a cabeça a arder(cheguei a deitar lágrimas de dor),ela continuava a aconselhar a permanência do desfrisante por mais alguns minutos "pra ficar bonita tem que sofrer."
    -lavam o cabelo das clientes com unhas,muitas africanas pensam que se o cabelo não for esfregado com as unhas não está bem lavado e chegam mesmo a avisar a cabeleireira para que esfregue muito bem.
    -usam e abusam do petrolatum
    -aconselham a lavar o cabelo só uma vez por mês
    P.S:não sei se já abordastes ,mas se não,devias abordar o assunto de lavar o cabelo com as unhas.

    ResponderEliminar
  16. Olá, agora ha umas novas coisas que as africanas usam para prender o cabelo todo, penso que seja redondo.. tipo o da foto, sabes o nome ? e onde posso comprar?https://www.facebook.com/CabelosAfricanos/photos/pb.188606007992550.-2207520000.1427738097./317392865113863/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  17. Ola sandy, o meu cabelo é super volumoso e é afro mas no que toca a comprimento é horrivel o cabelo nao cresce, quando desfriso nem se quer passa dos ombros e eu gostaria de saber dicas para que ele crescesse e se eu fizer a HJ ele ira crescer mesmo no que toca a comprimento ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =)
      Experimenta fazer primeiro um regime semanal e se depois de já estares pelo menos há 1 ano na HJ e continuar a não ganhar comprimento aí é que deves arranjar outras solução.

      Eliminar
  18. Alo!
    Uma duvida: comprei o leave in da cantu que costumo utilizar depois de lavar o cabelo como dizes neste post mas posso usa-lo para o processo de hidratação+selagem (neste caso para o primeiro passo) ou nao é indicado? Obrigada!
    p.s: adoro este blog!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      Podes usar o leave-in também como creme hidratante.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  19. Olá Sandy,eu vivo em Guiné Bissau(Africa).
    Aqui não temos esses produtos de tratamento que mencionaste na explicação.
    E agora faço como?............obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz tratamentos caseiros ou então encomenda os produtos

      Eliminar
    2. Olá, experimenta encomendar num daqueles sites que sugeri no post "Sugestão de Produtos" :)
      Beijinhos

      Eliminar