sábado, 27 de abril de 2013

Diferença entre um desfrisante Lye e um No-Lye

Existem dois tipos de desfrisantes, os Lye (não precisam de ser misturados com um activador) e os No-Lye (é um conjunto de desfrisante e activador).

Não há um tipo que seja melhor que o outro. Foram feitos para se adaptarem às necessidades de cada pessoa e claro há um que pode resultar melhor num tipo de cabelo do que outro.

Desfrisante Lye:


Foi o primeiro tipo de desfrisante que surgiu no mercado.
- Contém Sodium Hydroxide como principal ingrediente;
- Tem um elevado pH, entre 12-14 (o pH natural do cabelo é por volta de 4-5);
- Actua mais rapidamente que o desfrisante No-Lye e portanto é mais usado a nível profissional;
- Só precisa de um shampoo neutralizante para ser completamente removido e o pH do cabelo volta ao estado normal.

Nota: Este tipo de desfrisante pode ser usado mais do que uma vez. Podes guardar o desfrisante e usá-lo novamente noutra altura. Dura meses e meses! 

Exemplos de boas marcas de desfrisante Lye:
- Mizani Butter Blend
- Affirm 
- Organic Root Stimulator Olive Oil
- Silk Elements


Desfrisante No-Lye:


- Contém Calcium Hydroxide ou Guanine Hydroxide como principal ingrediente;
- Tem um pH entre 9-11;
- É ideal para quem tem um couro cabeludo sensível porque normalmente causa menos irritações que um desfrisante Lye. (No entanto, tudo depende da marca de cada desfrisante...)
- Causa Calcium buildup (acumulações de cálcio), estas acumulações tornam o cabelo seco e duro. Um shampoo neutralizante não é o suficiente para as remover, é necessário usar um chelating shampoo uma vez por mês para remover estes depósitos.

Nota: Atenção! Este desfrisante não pode ser guardado e usado novamente!!! Assim que o activador foi misturado com o desfrisante só o podes aplicar no dia em que foi feita a mistura! Nada de usá-lo no dia a seguir muito menos passadas semanas, ou meses! Se a mistura com o activador ainda não foi feita poderás guardá-lo se o desfrisante ficar bem fechado (Há marcas que vêm com dois activadores e usa-se só metade da embalagem do desfrisante para misturar com um deles. Aí sim poderás guardar a outra metade e o segundo activador para outra altura).

Exemplos do boas marcas de desfrisante No-Lye:
- Dark n Lovely Shea Butter Moisture Plus (Muitas pessoas não gostam do Dark n Lovely... Eu pessoalmente, adoroo! Mas tem que ser exactamente esta fórmula com Shea Butter 'Moisture Plus'. Deixa o meu cabelo muito brilhante e sedoso)
- Organic Root Stimulator Olive Oil
- Creme of Nature Argan Oil
- Creme of Nature
- Silk Elements MegaSilk

Exemplos de Shampoos Clarificadores:
- Paul Mitchell Clarifying Shampoo Three (à venda no site LookFantastic.com)
- Joico K-Pak Clarifying Shampoo (à venda no site BeautyBay.com)
- ORS Aloe Shampoo

Conclusão:
Por fim, só me resta dizer que de tanta pesquisa que já fiz não consigo pronunciar ao certo qual dos dois tipos é o melhor. Há pessoas que preferem o Lye por deixar o cabelo mais suave, brilhante, hidratado e com mais movimento, contudo há quem também deteste por causar queimaduras no couro cabeludo. Há quem goste do No-Lye porque não 'arde' tanto no couro cabeludo e pode aplicar-se lentamente sem pressas para enxaguar (este é uma boa opção para quem demora muito tempo a aplicar o desfrisante), no entanto há pessoas que se queixam que o No-Lye deixa o cabelo 'sem vida'. Concluindo, em regra geral, o Lye é melhor para o cabelo mas pior para o couro cabeludo e o No-Lye melhor para o couro cabeludo mas pior para o cabelo. (Isto é em regra geral mas pode não ser sempre assim, conheço quem tenha ficado com queimaduras com um No-Lye e com o Lye não...lá está, as marcas dos desfrisantes também contam muito!)

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Ola! Vc poderia me informar se em Portugal encontro algum produto q nao tire os cachos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existem uns texturizers que só tiram um pouco do volume mas mantém os caracóis do cabelo. Pode encontrar nas lojas brasileiras de produtos de cabelo.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada linda!!! Adorei suas dicas, daqui ha alguns meses estarei morando em Portugal e preciso desde ja saber um pouco sobre os tratamentos disponiveis ai. Um grande abraco querida!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, podes falar-me sobre o relaxante natural? para que serve ? qual os seus beneficios? qual o melhor para cabelo 4c? aconselhas utilizar? ouvi falar e sou seu que serve para diminuir o volume. quais as suas desvantagens?

    ResponderEliminar