sábado, 10 de agosto de 2013

10 Dicas Para o Cabelo Crescer Mais Rápido

Bem, não há propriamente 'fórmulas mágicas' para que o cabelo cresça rapidamente, ou seja, o nosso cabelo cresce, praticamente sempre os mesmos centímetros todos os meses (em média 1,2 cm por mês). Mas sim, existem 'fórmulas mágicas' para reter o comprimentos dos fios, por isso, dá a sensação que o cabelo está a ter um crescimento rápido...

Vou postar as 10 Dicas para que o teu cabelo possa manter essencialmente as pontas cuidadas e hidratas e assim ficar longo, forte e saudável!...

1. Diz NÃO ao calor!!!



Esta é a regra número um, e digo regra e não dica porque deveria ser mesmo proibido o calor consecutivo no cabelo!
Tens que parar de esticar o cabelo com as pranchas, alisadores, placas, ou como lá se chama!... Os alisadores são os nossos piores inimigos! Deveria existir outro método para esticar tão bem o cabelo como estes esticam mas sem danificar.
Os secadores de mão são os nossos segundos piores inimigos, principalmente se os usares diariamente!

Vá, pronto..não vou ser tão má. Estás permitida a usar os alisadores no máximo uma vez por mês, ou só em ocasiões especiais. Sei que vai ser uma tarefa difícil de te habituares, mas tem mesmo de ser. Em alternativa, opta por usar caracóis ou o cabelo apanhado.

2. Tratamentos com Máscaras são igualmente importantes!

Já tinha falado da importância dos tratamentos com máscaras em posts anteriores, nomeadamente neste aqui.
Contudo, volto a salientar que fazer tratamentos com máscaras + um óleo, 1 vez por semana é bastante benéfico para o cabelo! Fá-lo manter sempre hidratado, sedoso, brilhante, forte, cheio de vida, enfim..poderia continuar por aí além, porque são só benefícios. Acho que esta é mesmo uma das principais chaves para reter o comprimento dos fios!
Se começares a fazer estes tratamentos, só em poucas semanas vais notar diferença no teu cabelo, vai por mim... ;)

3. Cortar as Pontas é essencial!


É necessário cortar as pontas espigadas de vez em quando. Estas só atrapalham na hora de tratar do cabelo.
Eu sei que evitas cortar, porque tens receio de te veres com um comprimento de cabelo mais curto que o usual, mas quanto mais evitares mais as pontas espigadas vão aumentando e mais terás de cortar no futuro!
Portanto, faz um esforço e corta, a sério, é para o teu bem. Assim o cabelo vai ganhar novas pontas e estas serão saudáveis, se as cuidares bem o comprimento dos fios vai ficar longo muito rapidamente.
Cortar as pontas de 6 em 6 meses é o suficiente. E não precisas de cortar muito se não estiverem tão estragadas, basta 1cm.

4. Não lavar o cabelo com shampoo todos os dias!


Lavar o cabelo constantemente com shampoo é um grande erro! O shampoo contém detergentes para removerem os óleos naturais produzidos pelo nosso couro cabeludo (o que te dá a sensação de cabelo oleoso), no entanto estes óleos são os mesmos que permitem com que o cabelo cresça! Ou seja, se os vais remover todos os dias, vais fazer com que o cabelo se torne num cabelo seco, áspero, sem vida... Portanto, não o faças!
Eu ouço muito esta frase "O meu cabelo é muito oleoso, por isso sou obrigada a lavá-lo todos os dias"... O facto de o cabelo se tornar tão oleoso é mesmo por se lavar todos os dias, o corpo é obrigado a produzir mais óleos naturais e em maior quantidade para repor os outros que foram removidos. Se habituares o cabelo a ser lavado com shampoo uma ou duas vezes por semana, o organismo vai acostumar-se a isso e já não irá produzir tantos óleos.
Uma bela alternativa para quem gosta de lavar o cabelo todos os dias, é lavar somente o cabelo com condicionador (esta técnica chama-se Co-Wash). Experimenta! Eu, por exemplo, adoro fazer Co-Wash.

5. Usar sempre um Leave-In

O Leave-In é uma espécie de condicionador para ser usado depois de se lavar o cabelo. Aplica-se e não precisa de se enxaguar depois.
O Leave-In também é muito importante pois vai repor muita da hidratação que foi perdida durante a lavagem e vai fazer com que esta permaneça no cabelo durante várias horas.

Bons exemplos de leave-in's são:
- Herbal Essences Pontas Sedosas Creme (pode ser comprado nos hipermercados como o Continente)
- Shea Moisture Restorative Conditioner
- Aphogee Keratin and Green Tea Spray (contém proteínas!)
- Cantu Shea Butter Leave-in

6. Usar sempre pelo menos um Óleo Natural


Também já tinha falado sobre óleos em posts anterios (aqui), mas volto a citar...os óleos são os nossos melhores amigos, trust me!!!
Os óleos naturais, como o óleo de coco, óleo de amêndoas doces, azeite, óleo de semente de uva, óleo de rícino, etc...têm tantas propriedades para o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Usa sempre um óleo a seguir a teres aplicado leave-in ou creme no cabelo. Não precisas de usar em grandes quantidades, senão também vais ter um cabelo super oleoso...
Os óleos junto com as máscaras nos tratamentos também é essencial, como já tinha dito anteriormente.

7. Manter as Pontas do cabelo sempre hidratadas!


Outra chave para reter comprimento é manter sempre as pontas hidratadas!
Basta aplicares, todas as noites, um creme aguado e de seguida pequenas quantidades de óleo nas pontas que estas irão agradecer-te!
Se tiveres preguiça de fazer todas as noites, pelo menos 3 vezes por semana já irá ajudar muito.
Para saberes mais sobre esta dica, clica aqui.

8. Beber muita água


Se disse que os óleos são os nossos melhores amigos, então minto em parte, porque em Nº1 está a ÁGUA!
Bebe no mínimo entre 1L e 2L de água por dia e irás notar maravilhas no cabelo! Falo muito a sério! As diferenças, vais notá-las em apenas dias.
Sei que para muitos beber bastante água é uma tarefa difícil, mas tentem!.. A água é realmente importante não só para o nosso cabelo como para o resto do nosso organismo ;)

9. Usar o cabelo apanhado protege as pontas


As pontas são a parte mais sensível de todo o nosso fio de cabelo, portanto temos que mimá-las e protegê-las.
Quando estás em casa, apanha o cabelo com uma mola/gancho (não apertes demasiado) ou faz uma bun ou mesmo um rabo-de-cavalo solto. Este método previne que as pontas rocem nos ombros ou costas e fiquem frágeis.

 10. Sê Paciente

Sê paciente com o crescimento do cabelo. Não fiques ansiosa para ver grandes resultados em poucos meses. Como já tinha dito, o cabelo cresce em média 1,2 cm por mês, ou seja, 14 cm por ano. Por isso leva tempo até veres um grande resultado. No entanto, os resultados na saúde do teu cabelo vais de certeza conseguir ver em poucos meses.




Boa Sorte :)
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

21 comentários:

  1. Adorei as dicas, principalmente de passar creme e óleos no cabelo a noite. Não tinha pensado nisso. Obrigada por compartilhar, beijos e sucesso!

    http://omeublackepower.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas!
    Mas tenho uma duvida, eu durmo smp com o cabelo solto, sem lencos , sem nada. Isso prejudica o crescimento do cabelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene, dormir com o cabelo solto não prejudica o crescimento do cabelo, mas o atrito entre os lençóis e o cabelo pode fazer com que as pontas se partam mais facilmente. Aconselho-te a usar fronhas e/ou lençóis de cetim.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Prejudica sim é bom dormir com lensos a cabeça proteger os fios para não quebrar

      Eliminar
  4. É bom dormir com o cabelo solto. (A não ser que te mexas muito!!!) Durante a noite eliminamos toxinas e grande parte da renovação celular tem lugar à noite, com a ajuda da libertação de certas hormonas. Dormir sem tensão nos fios e com eles soltos proporciona uma oxigenação e renovação óptima do couro cabeludo. Palavra de cabeleireira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade... Desde que comecei a dormir de cabelo solto, quase não tenho pontas espigadas nem cabelos no ar (estragados)...

      Eliminar
  5. ola sandy, adoro as tuas dicas. há algum creme k possas indicar para usar diariamente ou os óleos são a melhor opcao??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deves usar tanto cremes como óleos naturais no cabelo. Vê sugestões neste post: http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Sandy!
    Tenho reparado que o meu cabelo tem caido muito e partido muito mas tambem tenho reparado que ele tem crescido mais. Sabe me dizer se o uso de chá preto no cabelo apos aplicar o shampoo e antes de por o condicionar, ajuda a fortalecer e reduzir a queda de cabelo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o chá preto é muito bom para combater a queda e para fortalecer!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. ola sandy!
    dormir com o cabelo apanhada danifica o cabelo? eu tenho o cabelo abaixo do ombro e mexo muito na cama. o que poço fazer para resolver isso? bjinhos e brigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, danifica menos que dormir com o cabelo solto, mas o preferível seria dormires com uma touca de cetim ou se não tens a touca usa lençóis e fronhas de cetim porque agridem menos os fios de cabelo se te mexeres muito. Beijinhos

      Eliminar
  8. Ola sandy, eu ontem fui ao cabeleireiro e pedi para desbastar e cortar as pontas e a cabeleireira cortou me abaixo do ombro! Amanha tenho escola e tou horrivel e vao todos gozar comigo :'c sera que ha alguma coisa que eu possa fazer para deixar crescer? :'''c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Ouh sinto a tua dor, isso também já me aconteceu! Não ligues a quem goza contigo e se não te sentires confiante usa o cabelo apanhado.
      Infelizmente o cabelo demora tempo a crescer, não há nada que o faça crescer rapidamente da noite para o dia! O que pode acelerar o seu crescimento podem ser por exemplo se tomares suplementos vitamínicos como a Biotina.. Fala com um médico dermatologista antes de tomares as vitaminas.
      O Jamaican Black Castor Oil também ajuda no crescimento do cabelo.
      No entanto, tudo isto demora tempo.. Tens que ter em conta que o cabelo cresce em média 14cm por ano. Há cabelos que podem crescer mais ou menos, dependendo do organismo de cada pessoa.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Oi eu sou mercia venho passando relaxamento desde quando eu mim lembro que sou gente e estou decidida a deixar o meu cabelo ficar natural pq ele não cresce de jeito nehum fica acima dos ombros a vida toda...Mais eu não queria cortar toda as pontas relaxada eu posso e cortando aos poucos ? ,,bjuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podes ir cortando aos poucos o cabelo. Por exemplo, cortas um pouco de 2 em 2 meses ou de 3 em 3 meses para não custar tanto...
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Sandy! Reparei que quando apliquei o chá preto no cabelo, o meu cabelo ficou demasiado seco, mesmo depois de usar cremes e óleos, isto é normal quando se usa o chá no cabelo ou apenas chá preto? Mas reparei que quando uso café (pouca caffeína no cabelo) o meu cabelo fica macio brilhante? Qual é melhor café (com pouca caffeína) ou chás? Uso porque o meu cabelo tem partido e caído muito ultimamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo normal isso acontecer quando se usa chá preto.
      Aplicaste uma máscara bastante hidratante depois da lavagem com o chá?
      A cafeína é um diurético e por isso tem tendência a ressecar os fios de cabelo. Mas, também é a principal responsável da diminuição da queda de cabelo.
      O que mais se ouve falar é do Tea Rinse, mesmo assim há quem faça Coffee Rinses. Se preferes como fica o teu cabelo com o café e dá-te bons resultados em relação à diminuição da queda, deves continuar a usá-lo. Faz o que achas melhor para o teu cabelo :)

      Eliminar
  11. Amei umas dicas sabia, mas as outras nem contava. Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Meu cabelo não cresce é muito ruím(Duro) e cai muito

    ResponderEliminar