terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tratamentos com Máscaras - Deep Conditioning

Os tratamentos com máscaras (Deep Conditioning Treatments) são muito importantes para que o cabelo se mantenha sempre saudável.
De tanta coisa que faço ao cabelo, acho que o tratamento semanal com máscaras é o que mais me ajuda a reter comprimento e a manter o meu cabelo sempre hidratado.

A cutícula é a camada externa que constitui os fios de cabelo, é como uma escama, e é responsável por permitir a entrada ou saída da água nos fios. Ao aplicares o shampoo faz com que as cutículas se abram para o cabelo poder ser limpo. É neste momento que é ideal usar uma máscara, assim os ingredientes penetram melhor nos fios de cabelo, promovendo assim a reparação e o tratamento da estrutura capilar. Como a função do condicionador é amaciar e selar as escamas, portanto este deve ser utilizado em último lugar.

Qual a diferença entre máscaras e condicionadores normais?
Acredito que muita gente tenha dúvidas e não saiba qual usar ou se há de usar os dois... Há também quem diga que a máscara pode substituir o condicionador. Mas será que pode mesmo?


Máscara:
A função das máscaras é tratar o cabelo danificado.
São indicadas para cabelos que estão enfraquecidos e a sua função é cuidar dos fios fazendo com que fiquem nutridos, hidratados, macios, brilhantes e com maior movimento.
As máscaras agem totalmente nos fios de cabelo, tanto internamente como externamente.
O tratamento com máscaras deve ser feito semanalmente ou quinzenalmente dependendo do tipo de cabelo, se é quimicamente desfrisado, pintado ou se é natural.
A máscara tem uma consistência mais grossa que o condicionador normal. Até já ouvi dizer que quanto mais espessa for a máscara melhor são as suas propriedades.



Condicionador:
O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protectora essencial para o brilho e a nutrição. Com o uso do condicionador o cabelo torna-se mais maleável e solto, ajudando assim na altura de pentear.
Tem um pH ligeiramente ácido para equilibrar o pH dos fios.
Como já foi dito anteriormente, o condicionador fecha as cutículas dos fios depois de o shampoo as ter aberto, protegendo os fios de agentes externos como o sol, o vento e a poluição, etc.
Os condicionadores agem externamente nos fios de cabelo.
O uso do condicionador pode ser diário.

Como viste os dois são importantes para o tratamento do cabelo.
Na lavagem deves usá-los por esta ordem:
1. Shampoo
2. Máscara
3. Condicionador

O meu cabelo é demasiado oleoso. Posso usar condicionadores?
Não só podes, como deves! Mesmo que os cabelos sejam oleosos, estes precisam que as suas cutículas sejam fechadas para proteger o cabelo das agressões externas e torná-lo mais macio e brilhante. Contudo, é preciso usar um condicionador específico para este tipo de cabelo.


Como fazer um bom tratamento com máscara (Deep Condition)?

1. Lava o cabelo com um bom shampoo e de seguida enxagua o cabelo com água quente.

2. (Este passo é opcional)... Num recipiente mete a quantidade de máscara que pretendes usar e mistura com um ou mais óleos naturais. Os óleos são óptimos para a hidratação dos cabelos (lê mais no post - "A importância dos Óleos no cabelo").

3. Aplica a máscara começando pelas pontas do cabelo evitando o contacto com o couro cabeludo.
Para uma aplicação mais fácil, divide o cabelo em 4 secções, aplica a máscara e faz twist outs em cada uma dessas secções para a máscara penetrar bem nos fios de cabelo.
A máscara nunca deve ser aplicada no couro cabeludo! Pondo a máscara no couro cabeludo pode interferir com os óleos naturais do cabelo, aqueles produzidos pelo nosso corpo, e se a aplicares vais ver que passados uns dias o couro cabeludo pode começar a 'descamar'.

4. Cobre todo o cabelo com uma touca de plástico e senta-te debaixo de um secador durante 20 ou 30 minutos. O calor ajuda as máscaras a penetrarem mais facilmente nos fios de cabelo. Se não tiveres daqueles secadores dos cabeleireiros usa um Heat Cap. O secador não deve estar muito quente... o tratamento fica óptimo com o calor a uma temperatura média.

5. Depois de terem passado os 20 ou 30 minutos, enxagua o cabelo. Podes optar por usar a seguir um condicionador normal para selar os fios, ou então se não quiseres basta enxaguares o cabelo com água fria ou morna (quase fria). A água fria também ajuda a selar as cutículas do cabelo.

Não tens um secador ou um Heat Cap?
Se não tens secador ou um Heat Cap, usa uma toalha quente para fazer o tratamento. Em contrapartida, o método da toalha exige mais tempo...
Como usar o método da toalha?
Depois de teres coberto o cabelo com a touca de plástico, molha uma toalha com água quente, torce-a para sair toda a água e cobre-a sobre a touca. Quando a toalha ficar fria volta a molhá-la com água quente.
Passados 30min tira a toalha e cobre a touca com uma T-shirt velha e permanece mais meia-hora.

Bons ingredientes para tratamentos:
- Óleos Naturais, por exemplo, como o óleo de coco. O óleo de coco é óptimo para tratamentos porque penetra muito facilmente os fios de cabelo, proporcionando assim uma excelente hidratação. O azeite e o óleo de girassol também são muito bons!
- Abacate - contém imensas proteínas, fortalece o cabelo e promove o seu crescimento. Além disso, amacia os fios e deixa-os bastante suaves e brilhantes.
- Mel - possui propriedades altamente humectantes, ou seja, promove a retenção da hidratação no cabelo. Previne a queda de cabelo. Ajuda a manter o couro cabeludo sempre limpo e proporciona um brilho radioso.
- Ovos - contém imensas proteínas, é óptimo para fortalecer os fios de cabelo, torná-los volumosos e com vida!
- Entre outros...

Há quem misture estes ingredientes com a máscara. Também há quem só faça tratamentos com um, sem usar máscaras, ou então mistura vários e faz uma máscara capilar natural... Isto tudo depende de cada pessoa e/ou o que o cabelo estiver a necessitar no momento.

Boas máscaras para tratamentos:


Máscaras hidratantes:
- Macadamia Natural Oil Mask (comprar aqui) (profissional)
- Cantu Shea Butter Deep Treatment Masque (comprar aqui)
- As I Am Hydration Elation Conditioner
- Beautiful Textures Rapid Repair Deep Conditioner (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Desert Essence Coconut Conditioner (comprar aqui)
- Aunt Jackie's Curls & Coils In Control Moisturizing & Softening Conditioner (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Embelleze Novex Óleo de Argan | Óleo de Coco | Manteiga de Cacau | Óleo de Abacate (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros)
- Care Liss Creme de Hidratação Açúcar (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros)
- Mizani Moisturefuse (comprar aqui) (comprar num cabeleireiro do Colombo)
- Philip Kingsley Elasticizer (comprar aqui) (profissional)
- Aubrey Honeysuckle Rose (comprar aqui)
- Creme Of Nature Argan Oil Treatment (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Keracare Humecto (comprar aqui) (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Elasta QP DPR-11
- Queen Helene Cholesterol
- Joico K-Pak Intense Hydrator (comprar aqui) (profissional)
- Moroccanoil Intense Hydrating Mask (comprar aqui) (profissional)
- Kérastase Elixir Ultime (comprar aqui) (profissional)
- Kérastase Nutritive Óleo-Relax (comprar aqui) (profissional)
- Redken All Soft Heavy Cream (comprar aqui) (profissional)
- Redken Smooth Lock Butter (comprar aqui) (profissional)
- Giovanni Smooth As Silk (comprar aqui) (não contém nenhum silicone!)
- Bio Extratus Banho de Creme Tutano (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros ou hipermercados Continente)
- Bio Extratus Banho de Creme Antiqueda (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros ou hipermercados Continente)
- Paul Mitchell Super Charged (comprar aqui) (profissional)

Máscaras hidratantes e com proteínas:
- Aphogee 2 Step Protein (profissional) (comprar aqui)
- Nexxus Keraphix (profissional)
- Affirm 5 in 1 Reconstructor (profissional) (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Vitale Super Reconstructor
- Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor (comprar aqui) (profissional)
- Redken Real Control (comprar aqui) (profissional)
- ORS Hair Mayonnaise (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Aphogee Keratin 2 Minute Reconstructor (comprar aqui)
- Shea Moisture Jamaican Black Castor Oil Strengthen, Grow & Restore Treatment Masque (comprar aqui)
- ORS Olive Oil Replenishing (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Vitale Olive Oil Hair Mayonnaise (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)
- Africa's Best Organics Hair Mayonnaise (comprar na loja Diamantino Viegas no Saldanha)

Ver mais sugestões de máscaras aqui.

A lista das máscaras hidratantes foi feita aleatoriamente, não está ordenada por nenhuma categoria (se a máscara é melhor ou pior, ou por preços...nada disso!)
A lista das máscaras com proteínas foi ordenada consoante a quantidade de proteínas que cada uma possui. As máscaras que estão mais acima possuem grandes níveis de proteínas, isto é, são perfeitas para cabelos excessivamente fracos, leves, MUITO danificados e sem vida. Se o teu cabelo só está um pouco fraco ou danificado ou mesmo até nada, não te atrevas a usar uma máscara forte em proteínas, porque esta pode fazer com que o cabelo se parta! Neste caso procura uma das máscaras que estão mais ao meio da lista...


Como já tinha falado em posts anteriores, eu faço o meu tratamento semanalmente, com uma máscara + um ou dois óleos.
Tenho duas máscaras e vou alternando-as a cada semana. Uma das máscaras não contém nada de proteínas e a outra é média em proteínas. Faço isto para poder equilibrar o nível de hidratação e proteínas no meu cabelo. Portanto, de 2 em 2 semanas uso uma máscara com proteínas para o meu cabelo se manter sempre forte e volumoso.
O meu cabelo já é forte e cheio por natureza e se usar, frequentemente, uma máscara com elevados níveis de proteínas, ele tende a ficar duro, seco, com pouca hidratação e sem elasticidade.
Logo, tenho que usar mais máscaras hidratantes do que ricas em proteínas.

Tens de conhecer o teu cabelo, se for mais fraco e nada volumoso, uma boa alternativa seria escolheres uma máscara rica em proteínas e fazeres um tratamento com ela a cada 2 semanas. Ou escolheres uma média em proteínas e escolheres outra forte em proteínas para usares 1 vez por mês... Tu própria fazes o teu regime e vês o que é melhor para ti. Espero ter ajudado ;)
(Se tiveres dúvidas sobre este tópico, lê o post - "Equilibrio entre Hidratação e Proteínas no Cabelo")
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

28 comentários:

  1. Great beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how can
    i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast
    provided bright clear concept

    my web page: ray ban wayfarer sale

    ResponderEliminar
  2. Very descriptive blog, I loved that bit. Will there be a
    part 2?

    Here is my web-site: cheap nike free run

    ResponderEliminar
  3. Hey excellent website! Does running a blog similar to this require a
    massive amount work? I've very little knowledge of coding however I had been hoping to start my own blog in the near future. Anyway, if you have any suggestions or tips for new blog owners please share. I understand this is off subject nevertheless I simply had to ask. Kudos!

    Stop by my page; cheap mac cosmetics

    ResponderEliminar
  4. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying your blog.

    I too am an aspiring blog writer but I'm still new to everything. Do you have any helpful hints for rookie blog writers? I'd genuinely appreciate it.



    Also visit my web page: cheap mac cosmetics

    ResponderEliminar
  5. I think that everything typed made a bunch
    of sense. But, what about this? what if you were to create a awesome headline?
    I mean, I don't wish to tell you how to run your blog, however suppose you added a title that grabbed folk's
    attention? I mean "Tratamentos com M�scaras - Deep Condition" is a
    little vanilla. You could glance at Yahoo's home page and note how they create article titles to grab viewers interested. You might add a related video or a pic or two to get readers interested about what you've got to say.

    In my opinion, it could bring your website a little livelier.


    Here is my web-site; polo factory outlet

    ResponderEliminar
  6. Thanks for sharing your thoughts about ralph lauren.
    Regards

    Feel free to surf to my web blog wholesale polo shirts

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    se fizer duas vezes por semana uma máscara de deep condition, quando lavar o cabelo no banho normalmente volto a pôr novamente shampoo - máscara - condicionador?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite, depois do shampoo aplica a máscara em todo o cabelo e deixa actuar, depois da máscara é só passar o cabelo por água não precisas de aplicar o condicionador no fim.

      Eliminar
  8. Olá Sandy, eu tenho uma questão, eu sempre meti a mascara no couro cabeludo, até depois de espalhar no cabelo, passo na raiz nas zonas que eu acho que não tem quase nada, e nunca notei que "descamei" e também as pessoas que trataram do meu cabelo põem a mascara das pontas a raiz do cabelo. Agora minha dúvida é se devo parar de meter a mascara no couro? Pois eu ate pensava que isso era bom para a raiz. Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Átila, deve-se passar a máscara só da raiz até às pontas. No couro cabeludo não é muito aconselhável porque a máscara não é um produto natural, pode entupir os poros e "descamar" o couro. Não quer dizer que isso vá necessariamente acontecer, mas pode acontecer e por isso deve-se evitar. Só deves aplicar óleos naturais no couro cabeludo. Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  9. Quais as melhores máscaras p Deep Condicion.... As máscaras hidratantes ou hidratantes com proteínas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as duas devem ser utilizadas, alternando-as sempre ou de mês a mês ou semana a semana. Beijinhos

      Eliminar
  10. Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena, através do site www.beautybay.com ou www.lookfantastic.com encontras muitos produtos. E os portes são grátis para a Europa e outros países. Beijinhos

      Eliminar
  11. Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

    ResponderEliminar
  12. Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

    ResponderEliminar
  13. Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

    ResponderEliminar
  14. No ORS haor Mayonaise adicipnei oleo de Ricino e o cabelo estava áspero e fcou embarassado. É normal? (i.bettyboop@hotmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não é normal não. Eu costumo misturar no ORS hair mayonnaise o óleo de rícino e de coco e o meu cabelo fica bem macio e hidratado.
      Pode ser que o teu cabelo esteja muito saturado em proteínas e possas estar a usar a máscara demasiadas vezes...
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Ola sandy, adoro o teu blog comecei a pouco tempo a minha hair journey to natural hair e o teu blog e o meu livro d instrucoes e a minha base.Gostaria k me aconselhases uma boa mascara hidratante para cabelo 4c e mto seco pois e poroso, mas ja ta bem melhor devido as tuas dicas, adoro.Plz preciso d uma boa mascara hidratante, vi a tua lista e n sei kual comprar, beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, existem muitas máscaras hidratantes óptimas para o cabelo natural, no entanto nem sempre tudo funciona com o nosso cabelo...o que quero dizer é o que pode resultar com uns pode não resultar com outros, é questão de ir tentando até se acertar.
      A máscara Cantu Shea Butter Natural Hair Deep Treatment Masque, Creme of Nature Argan Oil Intense Conditioning Treatment... são exemplos de boas máscaras para o cabelo natural do tipo 4.
      Vê mais sugestões aqui:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html
      As sugestões são todas muito boas, podes escolher uma e ver se resulta no teu cabelo.. Ou procura pela que tem melhor review na internet...
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Como faço pra adquirir moro na capital de angola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ercilia,
      alguns sites enviam para Angola, como por exemplo o iHerb.com

      Eliminar
  17. Olá Sandy
    O teu blog tem me ajudado muito meu cabelo está cada vez melhor.
    Eu comprei uma máscara da bc provir repair. É uma máscara de reparação intensa fortalecedor. Será que posso usar ela na reconstrução no cronograma capilar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yola,
      Fico muito satisfeita por saber que o blog está a ser útil para ti =)
      Vê este post:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/07/diferenca-entre-hidratacao-nutricao-e.html
      Vai para a parte da Reconstrução e vê se a tua máscara tem um ou mais dos ingredientes mencionados.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito Obrigada Sandy. eu estou seguindo sempre as tuas dicas. a única coisa e que não consigo ter o cabelo natural. fiquei um bom tempo ser desfrisar mas não consegui, mas estou fazendo o cronograma capilar e já vejo resultados. obrigada pela ajuda Sandy

      Eliminar