domingo, 18 de novembro de 2012

O meu cabelo está desfrisado... mas quero caracóis!

Já estás farta de estar sempre a usar o cabelo liso ou apanhado em rabo de cavalo, não é verdade? Porém, não te ocorre à ideia outros penteados, certo?
Neste post vou ensinar-te a encaracolar o cabelo mesmo que ele esteja desfrisado.
Não é preciso adicionar nenhum químico nem algo do género para obteres caracóis, só precisas de saber as técnicas e os produtos certos!
Estas técnicas também resultam para quem não tem o cabelo desfrisado.

Conheço cinco técnicas para conseguires caracóis definidos num cabelo quimicamente desfrisado:
  • Twist Out
  • Braid Out
  • Bantu Knots
  • Flexi Rods
  • Curlformers

Twist Out:

Twist em português significa torcer. Twist é uma espécie de "tranças", mas feita só com dois conjuntos de fios de cabelo, pegam-se nesses dois conjuntos e enrolam-se como mostra a figura seguinte...



Existem vários truques para obter um Twist Out perfeito:
  1. O teu cabelo deve ser espesso e cheio. Se o teu cabelo for muito leve e vazio os Twist Outs vão ficar um bocado estranhos.
  2. Não faças twists pequenos! Para conseguires um bom Twist Out o truque é fazeres grandes ou médios twists.
  3. Se o cabelo estiver molhado enquanto fazes os twists irás obter melhores resultados.
  4. O teu cabelo precisa de estar bem hidratado e necessitas de usar óleos (o óleo de coco é excelente!) para depois o cabelo não ficar seco e sem brilho.
  5. Se não queres que os caracóis fiquem muito encolhidos, não apertes muito os twists.
  6. Twist Outs geralmente ficam melhores a quem tem o cabelo médio (pelos ombros) ou comprido.

Realização do Twist Out passo-a-passo:
  1. Depois de lavares o cabelo utiliza um leave-in para hidratar.
  2. Usa pelo menos um óleo para deixar o cabelo mais brilhante.
  3. Podes optar por usar também uma espuma para prender os twists para que os caracóis fiquem mais definidos. No meu caso, se usar espuma ou não usar o resultado é igual, o segredo está no óleo!
  4. Agora sim, podes começar a fazer os twists.
Como eu faço os Twist Outs:
  1. Depois de lavar o cabelo utilizo o meu leave-in da Herbal Essences Pontas Sedosas. Às vezes também uso previamente o leave-in com proteínas da Creme of Nature Argan Oil.
  2. A seguir uso dois óleos: o ORS HaiRepair Vital Oils e o Óleo de Coco (adorooo este óleo!). O Óleo de Coco é o que mais dá brilho ao cabelo. Quando não tenho o óleo de coco substituo pelo óleo de cenoura da Hollywood Beauty (este óleo deixa o cabelo um pouco duro por isso meto em pequenas quantidades).
  3. Se tiver que usar uma espuma, uso Creme of Nature Argan Oil Wrap Lotion, esta espuma não contém álcool!
  4. Costumo fazer os twists um bocado apertados na parte de cima do cabelo e na parte de baixo faço mais soltos.
Neste vídeo mostra como fazer um Twist Out. A rapariga do vídeo também usa o Óleo de Coco para que os caracóis fiquem hidratados e brilhantes. Ela penteia o cabelo enquanto faz os twists, eu só penteio o cabelo durante o banho. Também não uso os flexi rods para prender os twists no final, uso estes ganchos.





O resultado da primeira vez que fiz Twist Outs.
- Foto de Novembro de 2011


Braid Out:


O Braid Out é muito parecido ao Twist Out, a única diferença é que é feito com tranças normais.
Acho mais difícil de obter um resultado perfeito de Braid Out do que de Twist Out. Basicamente, fazer um Twist Out não há quase como "dar errado" no final. Mas o Braid Out ganha muitos "jeitos".
Embora Braid Out tenha estes contratempos, os caracóis de Braid Outs são muito mais definidos do que de Twist Outs.

Nunca fiz Braid Outs no cabelo inteiro. Faço sempre Braid Outs no topo do cabelo e Twist Outs na parte de baixo, porque o cabelo não encolhe tanto com os Twist Outs.

Utilizo exactamente o mesmo processo e produtos do Twist Outs para fazer os Braid Outs.

Neste vídeo ela também usa o leave-in Herbal Essences Pontas Sedosas (nos EUA chama-se Long Term Relationship) e o Óleo de Coco.






Penso que esta foi a primeira vez que experimentei a mistura de Braid Outs com Twist Outs.
- Foto de Agosto de 2012






Bantu Knots:

Nunca experimentei Bantu Knots. Acho que ficam melhor a quem tem o cabelo curto.
Há dois métodos para fazer Bantu Knots:

1º:

2º:

No 2º método, a rapariga fez twists normais e depois enrolou tudo à volta. No 1º ela não fez twists só enrolou.


Flexi Rods:

Os Flexi Rods são tipo twists mas em vez de serem feitos com dois conjuntos de fios de cabelo são feitos com um conjunto de fios de cabelo e o rolo de flexi rods.

Os rolos de Flexi Rods são estes:

(Foram usados nos vídeos...)

Podem ser comprados em algumas lojas/armazéns chineses.
Também vendem numa loja de produtos que está entre a saída de metro do Colégio Militar e a entrada do Colombo (Lisboa) e nas lojas Diamantino Viegas (Alvalade, Saldanha, Arroios, etc.).











Curlformers:


Experimentei os Curlformers uma vez e deram-me bons resultados, contudo o cabelo demora imenso tempo a secar, por vezes tenho que ir dormir e não dá muito jeito dormir com os Curlformers. A única solução seria mesmo usar um secador...

Os Curlformers são estes rolos:


Podem ser encontrados à venda no eBay.
Vendem também em algumas lojas/armazéns chineses.







Como fazer?



Para concluir,
As técnicas que mais costumo usar são: Braid Outs misturadas com Twist Outs ou só Twist Outs. Nunca experimentei Bantu Knots. Já usei Flexi Rods, mas dão muitooo trabalho e não dá jeito dormir com as esponjas. Curlformers também já fiz uma vez, mas não consigo mesmo dormir com os rolos!

Agora que já sabes como encaracolar o cabelo sem dar muito trabalho podes parar de andar a esticá-lo todas as semanas, porque isso não faz nada bem! ;)


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

39 comentários:

  1. Gostei imenso do blog! Eu tenho o cabeço desfrizado e comprido e realmente admiro os caracóis. Onde posso arranjar óleo de coco em Lisboa? Já vi imensos blogs onde mencionam esse óleo mas não consigo encontrá-lo. Aguardo resposta. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Penso que no Celeiro têm o óleo de coco à venda, custa por volta de 14€.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. vai ao centro comercial no martim moniz na loja dos indianos é 5 euros

      Eliminar
  2. Onde posso encontrar esses Flexi - Roads aqui no Brasil? Meu cabelo é crespo e está sem química de alisamento há um ano. Gostei das suas sugestões, mas aqui no Brasil, não encontramos estes produtos.Tenho que comprar em sites internacionais.Não tem jeito.
    Eu uso o óleo de coco, porque é muito fácil de achar aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandy. Tenho uma dúvida.
      O Oleo de rícino pode ser utilizado para o Cabelo desfrisado ?

      Eliminar
  3. O seu site é muito interessante. Não conhecia.

    Vou adicioná-lo na minha lista de blogs no meu site.

    Convido-a a visitar também o meu: http://champocabelosbonitos.blogspot.pt/

    Abraços e beijocas

    ResponderEliminar
  4. oi tudo bem? estou adorando esta tua página... já sei como tratar melhor o meu cabelo e até que produtos devo usar... a minha dúvida é como manter os caracóis no dia a seguir, porque faz se o twist-out ou o braid-out tudo bem...mas depois dele estar todo bonitinho e passar o dia chego a casa a noite e vou dormir, faço o que para manter o cabelo lindo no manha seguinte? faço tudo de novo? o que voce faz? bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá está tudo e contigo?
      Os meus twist outs e braid outs costumam durar em média 2 ou 3 dias no máximo. Para manteres os penteados com o mesmo aspecto aconselho-te a fazeres alguns twists ou tranças antes de ires dormir para no dia a seguir eles permanecerem bem definidos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. ola novamente...desde que conheci as tuas dicas tenho seguido...o oleo de coco...Amoooo mesmo...e oleo de ricino tem ajudado no crescimento...Hidrato e selo pelo menos duas vezes por dia...gosto muito de ver o resultado que esta a ter no meu cabelo...espero que daqui ha algum tempo esteja grandão como o teu :p...minha dúvida: eu tenho o cabelo desfrisado e desde verao k tenho usado apenas creme ativadores de cachos..notei que ele cresceu mas as pontas sao sempre ressecadas e quando vou a cabeleireiro pronto, cortam..até demais para o meu gosto! mas ok ele agora está na altura do final do pescoço, já esteve maior...mas fica sempre por ai.. o que tenho notado é que quando "desfaço" os twists, há fios de cabelos partidos no lavatorio( é onde tenho acesso a um espelho com boa visibilidade) mas é normal acontecer? pelo menos agora no inicio?
      porque com o ativador de cachos nao via isso a acontecer, mas também nao mexia tanto no cabelo, e praticamente só o penteava quando lavava.... minha dúvida é, está a partir poque estou a fazer os twists ou porque as pontas estao ressecadas e nao aguentam os twists? que soluçao me indicarias?
      Ah os braids-outs nao funcionam cmg, fica mto estranho...e estou a usar o herbal para pontas sedosas - creme e condicionador
      sorry pelo texto gigante...bjs :)

      Eliminar
    3. Olá, em resposta à tua dúvida...será que o activador de cachos que estás a usar não contém álcool? (lê mais sobre esta informação no post de Janeiro "Ingredientes a evitar")
      Também quando faço braid outs ou twist outs caem-me alguns fios de cabelo. Mas costumas pentear antes de fazeres os twist outs? Eu só penteio o cabelo durante o banho com o condicionador, depois já não penteio mais, por isso há pouca manipulação.
      As minhas pontas também costumavam ser muito secas, aliás ainda estão um bocado porque preciso mesmo de as cortar, mas tenho hidratado sempre e com o tempo elas foram melhorando. Continua a hidratar e selar...faz também Deep Conditioning (Tratamentos com máscaras), ajuda imenso!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, adoreiiii
    Ande posso encontrara os produtos ?

    ResponderEliminar
  6. Ola! Fiquei fa e adoraria puder experimentar. Sera que podias ajudar me? Desfrizei o cabelo em fevereiro e ele ja anda horrivel para domar so mesmo com gel e apanhar, pois ja tentei deixa lo solto e conseguir caracois,mas nada. Neste momento acho que o efeito do desfrizo ja passou. As tecnicas que usaste aqui, o teu cabelo tava natural ou tava desfrizado? Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, O meu cabelo estava desfrisado.
      Estas técnicas para fazer caracóis ajudam bastante quando se passa muito tempo sem desfrisar como é o teu caso. Eu também já não desfriso desde o início de Fevereiro e neste momento estou com Braid Outs.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada! Vou continuar colada porque adorei. Vou tentar e dps darei o meu feedback. Bjs

      Eliminar
  7. Deixa-me te dizer que EU ESTOU A ADORAR O TEU BLOG! mal posso esperar para usar as tuas dicas. e os teus problemas são os meus problemas, adorei :) LINDA, bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Olá, bem eu tenho desfrisado , mas o meu cabelo é muito quebradiço e seco , podes ajudar-me se faz favor. já agora adorei o teu blog, parabéns e desejo uma continuação de um bom trabalho bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei bem o que te dizer especificamente, porque podem ter havido várias causas para o teu cabelo estar seco e quebradiço..mas olha tenta criar um regime semana para o teu cabelo como está aqui: (http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/06/como-criar-um-regime-semanal.html)

      Hidrata o teu cabelo todos os dias com creme como diz aqui - http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/06/moisturize-seal-hidratar-selar.html

      Para combateres a queda de cabelo podes ver sugestões aqui - http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/06/queda-de-cabelo.html

      Bjinhos

      Eliminar
  9. ola, amei suas dicas eu ja usei aplique e quebrou mt meu cabelo e agora to usando tranças miojinho mas vou usar suas dicas ..amei

    ResponderEliminar
  10. adoreii essas dicas sandra...obrigada tás a ser uma grande ajuda...bjs e força

    ResponderEliminar
  11. olá Sandy, td bom? preciso da tua ajuda..olha é o seguinte, eu passei muito tempo usando desfriso e meu cabelo ficou mt fraco e curto (normal) então comecei a usar tranças para ver se repunha, acontece que ficou quase todo natural e estou a pensar em fazer um black power, quais os produtos você me aconselharia a usar para poder ter um bom resultado? desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) está tudo e contigo?
      Desculpa pelo atraso a responder à mensagem...
      Não sei o que é um black power, não estou dentro do assunto =/
      Mas a melhor maneira de fortalecer o cabelo é usar máscaras com proteínas e fazer tratamentos com óleo de rícino.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, desculpa só vi agora o comentário. Há imensos produtos muitos bons, para mim é muito dificil aconselhar-te produtos especificos, até porque pode resultar muito bem comigo e contigo não. Posso dizer-te boas marcas de produtos, como a Keracare, Macadamia, Organic Root Stimulator, Creme of Nature, TIGI, Redken, Joico... Sei que normalmente os produtos destas marcas sao bons, desde o shampoo, máscaras, condicionadores, cremes, etc.

      Eliminar
  12. Olá Sandy. Amei o teu blog.
    Mas n encontro a Solução para os meus cabelos. Eu usei o permanente afro durante 1 ano e 3 meses o cabelo cresceu imenso mas depois foi caindo e ficando cada vez mais fraco ! Agora deixei de usar o Permanente afro e n meto nenlhum tipo de desfriso já a 6 meses agora estou a fazer um tratamento com os produtos da olive oil mas sem desfrisar... Mas este mês decidi desfrisar com o produto olive e ser fiel ao óleo de rícino. Mas quero saber cmo auxiliar o óleo de rícino ao cabelo desfrisado... Ajuda-me porfavor ! :'(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Use o óleo de rícino como tratamento. Sature o cabelo com o óleo principalmente o couro cabeludo, cubra-o com uma touca de alumínio e deixa actuar durante pelo menos 1h. Ou então use o óleo de rícino para fazer Moisturize & Seal.

      Eliminar
    2. Ok. Obrigada.
      Irei fazê-lo.
      Mas faço isto todos os dias?
      Isto não vai fazer com q o cabelo fique natural?

      Eliminar
  13. Amei o teu blog, para mim o blog mais perfeito para cabelos africanos que eu já vi, e te realmente tudo o que necessito. Por favor continue. Ameiiii Bjs bom trabalho

    ResponderEliminar
  14. Oi, o teu blog é muito completo. Eu também sigo as dicas e sites americanos e agora fique contente de saber que há um em português. Sabes me dizer qual é o teu tipo de cabelo ao natural?

    ResponderEliminar
  15. Oi, o teu blog é muito completo. Eu também comecei a minha HJ e tornei-me numa verdadeira product junkie. Sigo as dicas e sites americanos, e agora fiquei contente de saber que há um em português. Sabes me dizer qual é o teu tipo de cabelo ao natural?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sténia, também sou uma product junkie lool
      Olha o meu tipo de cabelo natural penso que seja o 4B.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Ola Sandy...eu estou tao anciosa para quando o meu cabelo crescer mais, visto que o cortei porque estava a cair imenso e agora decidi fazer só braids....e tenho cuidado muito melhor através de oleo de azeite natural...ja tem crescido imenso e a minha alimentação à base de legumes, etc ajudado mto...obrigada pelas dicas que tens dado...

    ResponderEliminar
  17. Ola Sandy, eu gostaria de fazer twists com cabelo postiço e como posso tratar os twists com o meu cabelo? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Seuma, dá uma vista de olhos neste post:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/05/como-tratar-do-cabelo-com-trancas.html
      Também serve para twists com postiço.

      Eliminar
  18. Ola sandy
    Eu tenho o cabelo muito curto e estou a usa-lo ao natural a 3 meses mas não noto nenhum avanço estou a ficar perdida. e tenho feito todo o tipo de tratamento que indicas mas tenho o cabelo teimoso. sempre usei postiço apenas por duas ou 3 vezes usei o desfriso mas não correu bem porque nunca sei qual foi o produto que usei anteriormente e porque nunca soube como o tratar. graças a Deus descobri o teu site enquanto tentava aprender mais sobre o meu cabelo e já tenho feito alguns tratamentos que indicas para o cabelo 4c. comprei esta semana o taliah waajid curly cream mas não fez nenhum efeito em mim. fui a uma loja de produtos africanos e indicaram-me um activador de caracóis em gel e um relaxante. e tenho muito medo de usar o relaxante. a indicação que me deram foi usar o relaxante e por fim usar o activador de caracóis no dia a dia. Devo fazer o relaxante sem medo? não o quero muito fino. Devo usar activador de caracóis tendo o cabelo relaxado? a verdade é que agora com a ajuda do teu blog já sei como o irei tratar estando desfrisado. mais ainda assim preciso de uma opinião pessoal.
    PS: amo o teu blog...é mil!!!
    Beijinhos Iolanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Iolanda :)
      Se não sentires que relaxar é o que realmente queres, então não desfrises! Podes usar um texturizer que é uma espécie de desfrisante mas mais fraco e que só tem o intuito de abrir mais os caracóis. Se te sentires à vontade em usar químicos para o cabelo, esta forma talvez seja a mais fácil.
      Como agora já sabes a forma de cuidar do cabelo com certeza já não te vai acontecer o mesmo desastre.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Ola sandy ;) por acaso encontrei o teu blog e estou gostar imenso das tuas dicas ... Vou te falar um pouco da minha situação peço-te uma opinião .. Tenho 22 anos e a primeira vez que desfrizei o meu cabelo tinha eu 7 anos de idade, o meu cabelo era cheio de caracóis, acontece que depois de dar pela primeira vez o desfrize o meu cabelo nao voltou a ser o mesmo , parace que ficou viciado no desfrize... O meu cabelo esta super estragado ha muitos anos e nao sei o que fazer, acho que ainda nao encontrei a pessoa ideal que me aconselha-se acerca do meu cabelo... Tenho as pontas todas estragadas super finas cai muito o meu cabelo, e na raiz é super grosso, as vezes ate parece um capacete! o que achas que deva fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      O meu primeiro conselho seria cortares as pontas todas estragadas que tens, porque nunca mais vão ficar iguais, para as pontas não há solução infelizmente.
      Assim que cortares as pontas, começa um regime semanal... Lê tudo o que está no final desta página:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/p/blog-page.html
      Vai ajudar-te imenso =)
      Beijinhos

      Eliminar