quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ingredientes a evitar


Normalmente, quando estou à procura de algum produto para comprar tenho especial atenção aos ingredientes nele contidos, porque tendo conhecimento sobre alguns ingredientes, possivelmente consegue-se prever se o cabelo vai reagir bem ao produto ou não.
Vou fazer uma listagem de ingredientes que normalmente costumo evitar...

  • Sodium Lauryl Sulfate (Sulfato de Sódio):
É um ingrediente muito comum nos shampoos, costuma estar no topo dos ingredientes (ou seja, é usado em maior quantidade). É muito utilizado porque é um ingrediente barato. Actua como um detergente, o seu objectivo é remover qualquer óleo ou sujidade. Mas traz também como consequências, deixar o cabelo seco e o couro cabeludo irritado, o que facilmente permite que alguma impureza contamine as camadas irritadas/sensíveis da pele. E há quem diga que possa causar cancro, mas penso que ainda não está nada cientificamente provado.
Eu tenho cerca de 5 ou 6 shampoos em casa e todos eles têm Sulfate nos ingredientes, excepto o que eu uso regularmente da Keracare. Embora também use o shampoo ORS Uplifting (contém Sulfate) uma vez por mês para remover completamente os resíduos no meu couro cabeludo. A meu ver, o Sulfate não é assim tão mau quando não é usado regularmente.

Já li em alguns sites que o ingrediente Sodium Laureth Sulfate não é tão mau como o Sodium Lauryl Sulfate, pois não seca nem irrita o couro cabeludo. Mas também já li o contrário. Portanto, evito qualquer tipo de Sulfate para ser usado regularmente.

  • Álcool a evitar:
Existem dois tipos de álcoois que podem ser usados nos produtos de cabelo: Álcoois que secam o cabelo (Short-chain Alcohols); Álcoois gordos (Fatty Alcohols).
Os Short-chain Alcohols secam imenso o cabelo e podem até danificá-lo quando usado em demasia! Este tipo de álcool geralmente é usado no gel para o cabelo, em produtos de spray, ou em espumas para prender os caracóis. Alguns exemplos de álcoois deste tipo que podem ser encontrados nos ingredientes são: SD Alcohol; SD Alcohol 40; Alcohol denat.; Propanol; Propy Alcohol; Isopropyl Alcohol.

O outro tipo de álcool (Fatty Alcohols) é benéfico para o cabelo (logo não é de se evitar). Ele proporciona suavidade, hidratação e espessura. Usado em excesso pode fazer com o que o cabelo fique gorduroso. Este tipo de álcool geralmente é usado nos amaciadores, cremes, etc. Alguns exemplos de álcoois deste tipo que podem ser encontrados nos ingredientes são: Lauryl Alcohol; Cetyl Alcohol; Myristyl Alcohol; Stearyl Alcohol; Cetearyl Alcohol; Behenyl Alcohol.

  • Óleo Mineral e Vaselina (Mineral Oil e Petrolatum)
O Óleo Mineral e a Vaselina são dos ingredientes mais facilmente encontrados num produto de cabelo, e muitas vezes estão no topo dos ingredientes. São baratos e aparentemente fazem o mesmo efeito que outro bom ingrediente, no entanto não é bem assim. 
Estes dois ingredientes não são perigosos, não causam danos aos fios de cabelo, porém não têm qualquer propriedade específica, ao contrário dos óleos vegetais, que possuem a sua qualidade de ácidos gordos ou de possuírem vitaminas. O Óleo Mineral e a Vaselina dão um aspecto falso no tratamento dos cabelos e além disso têm o problema de se irem acumulando nos fios, deixando o cabelo pesado, com volume, sem balanço e com um aspecto sujo.
Portanto, é sempre bom evitar produtos que tenham escrito na lista dos ingredientes: Petrolatum; Vaseline; Mineral Oil ou Paraffinum Liquidum.

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Ola Sandy!
    Vim retirbuir a tua visita e ja estou te seguindo! desejo-te uma boa "jornada" capilar! :D
    Eu também aprendi bastante no ultimo ano e deixei de usar secador e chapinha, faço bantu knot out, no inicio foi dificil de aceitar o meu novo look, mas agora gosto muito.
    Tem um otimo final de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina :)
      Obrigada pela resposta!
      Eu também adoro bantu knot out e twist outs =]
      Óptimo fim de semana também para ti.

      Eliminar
  2. Oiiii Sandy, muito interessante seus post. Amei seu blog e estou te seguindo, se puder retribuir eu agradeço.
    Bjuix e fique com DEUS linda.

    Anna Dias
    www.salaodaannadias.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii Anna. Obrigada , também vou retribuir :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Andava ha uma semana a tentar perceber qual e o alcool bom para o nosso cabelo, obrigadaaaaa

    ResponderEliminar