segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Equilíbrio entre Hidratação e Proteínas no Cabelo



Se ultimamente tens encontrado pequenos fios de cabelo na camisola, no chão da casa-de-banho ou na banheira, é provável que estejas a atravessar um problema de queda de cabelo. A queda de cabelo, normalmente, ocorre quando existe um desequilíbrio entre níveis de hidratação e proteína no cabelo.


Hidratação:
A água é uma das melhores substâncias para proporcionar elasticidade ao cabelo. É por isso que os cremes feitos à base de água são os melhores para hidratar.
Os bons hidratantes não contêm ingredientes baratos como o óleo mineral ou vaselina (petrolatum), que simplesmente não deixam hidratar suficientemente os fios de cabelo. Não vais querer disto!


Proteína:
As proteínas dão estrutura e força aos cabelos para "lutarem" contra a queda. Estas ligam-se às cutículas do cabelo para ajudar a reconstruir as partes enfraquecidas. Existem várias proteínas diferentes, umas são mais fortes que outras. O uso diário ou semanal de tratamentos com proteínas pode fazer com que o cabelo perca a hidratação, ou seja, o torne seco.
As mulheres com cabelos desfrisados ou pintados precisam de mais proteínas do que as outras. O uso destes químicos faz com que as ligações de proteínas se quebrem. Também existem outras mulheres que podem ter por natureza quantidades baixas de proteínas. Só te resta tentar descobrir como é o teu próprio cabelo.


Não podes ter uma sem a outra. As proteínas e a hidratação funcionam em harmonia para produzir um cabelo saudável. Elas precisam uma da outra!!! O cabelo irá absorver melhor a hidratação se tiver, regularmente, adequadas quantidades de proteínas. As moléculas de água ligam-se facilmente à estrutura da proteína no cabelo.


Vou te dar dois exemplos:
1º Exemplo:
«O cabelo da Raquel anda a partir-se muito, está muito seco, áspero e duro. Cada vez que ela o toca, pedaços de cabelo caem. Pentear é quase impossível sem haver montes de fios de cabelo a cair! Nota-se que o cabelo dela fica duro e áspero mesmo quando está molhado. Ela anda a fazer tratamentos com máscaras de proteínas, porque as embalagens dizem que é suposto parar a queda e reconstruir os fios de cabelo. Mas até agora nada está a resultar, aliás o problema só está cada vez a piorar.»


2º Exemplo:
«O cabelo da Carla também se anda a partir muito, está seco, aborrecido e muito fraco. O cabelo dela é demasiado fraco para resistir ao pentear. Quando está molhado fica super elástico e quase que segue o pente quando ela o puxa ao pentear. O cabelo está mole e sem vida. Uma vez por semana faz um tratamento profundo com máscaras super hidratantes juntamente com óleos. Desde que a queda de cabelo dela começou que intensificou o seu tratamento, mas parece que a queda só está a piorar.»


Mesmo problema, diferentes soluções!
Ambas as raparigas têm problemas de queda. Ambas as situações revelam que existe um desequilíbrio entre as proteínas e a hidratação. Demasiadas proteínas podem resultar em queda e demasiada hidratação igualmente.


Avaliar o teu cabelo (molhado ou seco):

  • (Quando está molhado ou seco) Se o teu cabelo se estica um bocado e retorna ao seu comprimento normal sem se partir, então está equilibrado com a quantidade de proteínas e hidratação. Continua com o mesmo regime semanal!
  • (Quando está molhado ou seco) Se o teu cabelo se estica um pouco mais do que o normal e parte, então precisas de mais proteínas no cabelo.
  • (Quando está molhado ou seco) Se o teu cabelo estica, estica e estica, mas não se parte...Adiciona um bocado mais de tratamentos com proteínas.
  • (Quando está molhado) Fica frágil, pegajoso, mole, flácido... Precisas de adicionar mais proteínas ao teu regime.
  • (Quando está molhado ou seco) Pouco estica e simplesmente se parte... Precisas de adicionar mais hidratação ao teu regime.
  • (Quando está seco) Fica áspero, duro, grosso, seco ou frágil, ou alguma destas combinações... Precisas de adicionar mais hidratação ao teu regime.



Quando o cabelo tem demasiadas proteínas, parte-se facilmente, tanto no cabelo molhado ou seco, porque bloqueia a elasticidade. A elasticidade é o que nos permite manusear, pentear, esticar sem que o cabelo se parta.


Para concluir,
Demasiadas Proteínas:
Cabelo que se parte facilmente sem que haja muita tensão sobre ele, é sinal de excesso de proteínas. Demasiadas proteínas tornam o cabelo rijo, sem nenhuma elasticidade, o que leva à queda de cabelo tal como aconteceu com a Raquel.


Demasiada Hidratação:
Quando o cabelo está super elástico é sinal de excesso de hidratação. Um cabelo super hidratado é "mole" e muito suave, especialmente quando está molhado. Vai-se sentir fraco, flácido, etc. Este tipo de cabelo vai esticar e esticar e depois parte-se. É o caso da Carla.


  • Vê aqui como fazer um tratamento com máscaras para acabar com estes problemas e sabe exemplos de boas máscaras hidratantes e/ou com proteínas - "Tratamentos com Máscaras"


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

18 comentários:

  1. Olá sandy. O meu nome é Isa e tenho um grave problema com o meu cabelo... O meu cabelo é do tipo 4b, mas, como usei em excesso tranças durante muito tempo, desfrisos eternos, etc, o meu cabelo está uma lastima. Pontas ressequidas e lisas, couro muito crespo e duro, ao pentear ele parte-se todo. No banho nem se fala, estica estica e depois faz nós nas pontas e claro que tenho de partir (sei que isto é derivado do desfriso e depois não fazer manuntenção, as pontas estão finas) e ja desisti de meter o pente no banho. Peço-te que me indiques o regime que posso fazer, produtos que posso usar (faceis de encontrar, pois vivo em coimbra e dificilmente me desloco a lisboa). Ajudas-me por favor? Acho que cada coisa que faço ao cabelo é uma asneira... beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa :)
      Da forma como descreves o problema, acho que o teu cabelo está a precisar essencialmente de tratamentos com proteínas. Durante 1 mês faz tratamentos com máscaras (de proteínas) uma vez por semana, assim que o mês terminar faz só de 2 em 2 semanas e vai alternando com uma máscara (de hidratação).

      Máscaras de proteínas tens: a Joico K-Pak Reconstructor; a Organic Root Stimulator Hair Mayonnaise; a Vitale Super Reconstructor.

      Máscaras de hidratação tens: Organic Root Stimulator Olive Oil Replenishing; Creme of Nature Argan Oil Intensive Conditioning; Redken All Soft Conditioner.

      Depois há mais pormenores que tens que ter em conta no teu regime, mas está tudo aqui neste post:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2012/06/como-criar-um-regime-semanal.html

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mascara com composição abaixo é de proteína ou de Hidratação??? Passo ela duas vezes por semana e mesmo assim meu cabelo esta caindo horrores quebrando facilmente, acho que estou pecando por excesso. Me ajude. Obrigada.

    Water, Cetearyl Alchohol, Petrolatum, Cethyl Esters, Trideceth-10, Behentrimonium Chloride, Gylcerin, Trideceth-5, Soybean Oil, Lauryl PEG/PPG-18/18 Methicone, Poloxamer 407,Amodimethicone, Water and Camellia Sinensis Leaf Extract, Propylene Glycol and Water and Apple Fruit Extract, Propylene Glycol and Water and Lemon Peel Extract, Propylene Glycol and Water and Sugar Cane Stalk Extract, Perfume, Polyquarternium-10, Tocopheryl Acetate, Simethicone, Methylisothiazolinone......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlinha. Lendo os ingredientes parece-me uma máscara de hidratação. Se calhar é melhor só usares uma vez por semana e alternar por uma máscara de proteínas para equilibrar. Beijinhos

      Eliminar
    2. Uau!!!!!.....que rápida..obrigada!!!! beijos

      Eliminar
  3. Adorei o teu blog, continua assim e obrigada pelas dicas estou a passar por uma breve queda de cabelo^^

    ResponderEliminar
  4. Olá sandy, adoro o teu blog!!
    O meu cabelo está maior, só que noto que está a cair um pouco e hoje fiz uma lavagem com chá preto só que mesmo assim depois da mascária quando aplique o leave in e o óleo de coco notei que ele caía na mesma... é normal?
    Tenho uma máscara da tendence só q ainda não usei tem aqua, cetyl alcohol cetearly alcohol, glycerin, cetrimonium chloride, hydrolyzed keratin, behentrimonium chlorid, pafum, benzophenone-4, citric acid, tetrasodium edta, imidazolidinyl urea, sodium hydroxide, dmdm hydantoin, iodopropynyl butylcarbanate, hexly cinnnamal. é uma máscara de proteínas ou hidratante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os tratamentos com chá preto não consegues ver os resultados logo logo. Só com o tempo é que percebes se está a resultar ou não.
      A máscara tem Hydrolyzed keratin a meio dos ingredientes, parece-me ser de proteínas. Vai usando no cabelo e vê como te deixa o cabelo. Irás perceber se é hidratante ou de proteínas ao longo do tempo. Beiinhos

      Eliminar
  5. Olá Sandy
    Continuei com a duvida sobre a nutrição. será que a mascara de proteína serve para fazer nutrição ou serve para reconstrução???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A máscara de proteínas serve para reconstrução.
      Vê mais aqui neste post: http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/07/diferenca-entre-hidratacao-nutricao-e.html
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ola Sandy tudo bem? Obrigada pela dicas. Eu uso o cabelo totalmente natural ha quase 6 meses, ja ha um tempo que tenho notado que o meu cabelo sai muito quando penteio mas sai mesmo muito. E notei tambem que quando toco para esticar sai sempre. Eu na verdade nao sei o que se passa com ele. O que achas que deveria fazer? Eu gostaria de trancar para semana porque o tempo de frio comecou. Espero tua msg. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ester :)
      Essa queda de cabelo pode ser devido ao desequilíbrio entre a hidratação e proteínas. Conseguiste descobrir qual dos dois o teu cabelo está a precisar mais?
      Costumas fazer tratamentos com máscaras?
      Se o teu cabelo está a cair deves tratá-lo antes de fazeres tranças, porque quando as tirares pode piorar.
      A tua alimentação também é equilibrada? Isso também pode influenciar muito o estado do nosso cabelo...ou então o stress!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ola Sandy,

    Me distrai por isso estou a responder-te depois de quase tres semanas. Bem, eu ainda nao notei qual dos dois careco mais, na verdade nao consigo notar. Ja trancei infelizmente e tenho tratado com oleos e agua. A minha alimentacao e estavel acredito nao sei se e equilibrada mas preciso de orientacao sobre o que fazer mesmo. Muito obrigada( Perdao por escrever sem acentos ortograficos na verdade o meu computador nao tem). Beijinhos para si tbm.

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandy! Descobri o blog por agora e estou a gostar bastante! Precisamos de mais pessoas assim.

    Venho agora pedir-te uma ajuda: vivo no brasil e após 6 meses de tranças em tranças, decidi usar o cabelo solto. Desfrizei um bocado para o amolecer porque ele é 4C e no dia a dia ficava difícil pentear. De toda a forma, procurei mantê-lo com aspeto "afro". O problema é que ele tem caído muito! Muito mesmo, e já há meses. Ele era super cheio e volumoso, e hoje dá para ver espaços entre ele quando o deixo estilo black power, está a ficar mesmo ralinho. Há épocas em que ele parte, mas na maioria das vezes reparo que o fio sai inteiro da raiz só de eu passar a mão.
    Uso o novex e intercalo com umectação a cada duas semanas, usando óleo de oliva.
    O que achas que poderia ser o problema?

    Um abraço,
    Safi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Safi,
      se a maioria dos fios do cabelo estão a cair inteiros é mesmo um problema de queda de cabelo, podes tratá-la usando chá preto, ou alho ou aloe vera (vê o meu post sobre a Queda de Cabelo).
      Estando agora o cabelo desfrisado também pode estar a precisar de mais hidratação e deves acrescentar mais uma máscara proteica ao teu regime. E também fazer o Moisturize & Seal regularmente.

      Eliminar
  9. Olá, tens um post que fala sobre o cronograma capilar. Já agora, amo o teu blog.

    ResponderEliminar
  10. Olá, tens um post que fala sobre o cronograma capilar? Já agora, amo o teu blog.

    ResponderEliminar