sábado, 10 de dezembro de 2011

Estás preparada para o Desfriso?!



Os desfrisantes contêm químicos que para além de alisarem o cabelo também o danificam!
Qual será a melhor maneira de preparar o nosso cabelo para estes químicos altamente prejudiciais?
Se estás a atravessar um período de queda de cabelo, então NÃO o desfrises agora! Nunca penses que a melhor solução para este problema é desfrisar, porque só vais piorar. Trata de cuidar disso com vitaminas, tratamentos naturais, alimentação saudável, etc. e só depois desfrisas.
Se antes de desfrisares, o cabelo estiver em boas condições, irá dar-te melhores resultados no final.


Existem 4 passos que deves seguir antes de aplicares um desfrisante:


- 1º Passo: Limpar
   4 ou 5 dias antes do desfriso lava o cabelo com um Shampoo Clarificador (Clarifying Shampoo) e depois não o deves lavar mais até desfrisares. Um Shampoo Clarificador é um shampoo que contém Sodium Lauryl/Laureth Sulfate nos ingredientes. Este shampoo serve para remover todos os resíduos que estejam no cabelo, e deixá-lo puro e limpo. ORS Uplifting Shampoo e Pantene Pro-V Purity Shampoo são exemplos de bons Shampoos Clarificadores. 
P.S. Se não quiseres o cabelo completamente liso então podes continuar a lavar e aplicar os teus produtos diários até ao dia do desfriso.


- 2º Passo: Fortalecer
   Deves sempre fazer um tratamento com uma máscara de proteínas na última lavagem antes do desfriso, e deve ser seguido de um tratamento de hidratação profunda. O desfrisante faz os cabelos perderem algumas das suas proteínas naturais e este tratamento vai ajudar a fortalecê-lo. Para determinares que máscara rica em proteínas hás de usar, aconselho-te a fazer uma "avaliação do teu tipo de cabelo". Se estás a atravessar um pouco de queda de cabelo, deves fazer um tratamento com uma máscara bastante rica em proteínas. 
Recomendo-te as máscaras: Aphogee Treament for Damaged Hair, Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor, Nexxus Emergencee, Mizani Kerafuse... ou faz 
alguma máscara natural que contenha ovos, iogurtes ou maionese, etc...
Se não tens nenhuma notável situação de queda, então faz um tratamento fraco/médio de proteínas. Algumas máscaras boas são: Aphogee 2 Minute Keratin Reconstructor, ORS Olive Oil Replenishing Conditioner, ORS Hair Mayonnaise, Aubrey Organics GPB, TIGI Catwalk Oatmeal and Honey Conditioner, TIGI Dumb Blonde Reconstructor... 


Se, posteriormente, ainda continuares com muita queda de cabelo, então não o desfrises, espera que melhore...
Depois de teres completado os passos 1 e 2, não laves, não coces, ou não faças nada parecido ao teu couro cabeludo. 


- 3º Passo: Proteger
   No dia do desfriso, toma especial atenção ao comprimento e às pontas do cabelo! O comprimento e as pontas são os mais sensíveis ao desfriso. Usa um óleo natural, como o óleo de coco, ou azeite, óleo de rícino, ou um condicionador espesso para o comprimento, ou seja a seguir à parte natural ("raiz do cabelo"). Isto previne que o resto do cabelo seja "re-desfrisado". O "re-desfriso" do cabelo provoca enfraquecimento das pontas, consequentemente, provoca a queda.


Relembra-te, também, que aplicando óleos na parte natural do cabelo ("raiz do cabelo") faz o cabelo não ficar praticamente desfrisado. Se queres um cabelo totalmente liso, não o cubras com óleos, vaselina, condicionadores... só a partir do que não queres desfrisar é que é aconselhável fazê-lo. Põe sempre vaselina ou óleos no topo das orelhas e noutras áreas sensíveis do corpo que possam vir a ser tocadas pelo desfriso.


- 4º Passo: Testar
   Faz um pequeno teste antes de aplicares algum desfrisante no cabelo, mesmo que já tenhas usado esse desfrisante anteriormente. O nosso corpo está sempre em transformação e, portanto, a nossa tolerância aos diversos produtos também. Um desfrisante pode ter resultado contigo durante anos e anos, e um dia deixar de resultar. 



P.S. Nunca deves voltar a desfrisar o cabelo antes de terem passado 8 semanas desde o último desfriso! Nunca mesmo!!! O aconselhável é desfrisar de 10 em 10 semanas.




Boa Sorte :)




 
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

50 comentários:

  1. Não entendi uma coisa. No passo 3 dizes para aplicar os óleos nas partes que nao quero redesfrisar certo ? Então meto o óleo por exemplo na pontas e só coloco o desfrisante na raíz por exemplo ?

    ResponderEliminar
  2. A APLICAÇÃO DE TISSAGEM NUM CABELO DESFRISADO FAZ MAL ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. A forma como é aplicada é que pode fazer mal ;)

      Eliminar
  3. Obrigada Sandy beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  4. posso usar outro shampoo para remover o esfrisante, q n o da marca do desfriso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro, desde que seja um shampoo neutralizante.

      Eliminar
    2. pode-se trançar um cabelo desfrizado duas semanas após o desfrizo? ou isso danifica o cabelo?

      Eliminar
    3. Sim, a partir de duas semanas após o desfriso não causa muitos danos, antes disso é não é nada aconselhável. Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá! Eu tenho uma tissagem e as partes do meu cabelo que estão de fora já estão num estado critico, posso só desfisar essa parte ou será melhor tirar tudo, desfrisar tudo e voltar a aplicar o cabelo?

    ResponderEliminar
  6. sandy ajuda- me eu tenho um corte, a minha cabeça ta toda rapada mas com cabelo em cima, cortei porque antes tava todo natural e curto, fiz o corte e desfrisei um pouco, mas eu quero ter cabelo grande mas se desfrisar parte e se deixar natural fica feio porque ta muito curto e seco. o que faço, ajuda me por favor.
    ps adoro o teu blog ajuda muito, faz mais postagens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      podes ter o cabelo desfrisado e fazer tratamentos para que ele não se parta..usar máscaras com proteínas, hidratar regularmente, etc..
      Vê mais dicas aqui:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/05/como-cuidar-do-cabelo-desfrisado_23.html

      Beijinhos

      Eliminar
  7. eu so quero desfrizar as pontas . o desfrizante atua na mesma sem tocar na raiz ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deves desfrisar só as pontas! Se já alguma vez desfrisaste todo o cabelo, só deves agora ir desfrisando a raiz porque podes danificá-lo!
      Se nunca desfrisaste o cabelo e se pretendes desfrisar só as pontas, também não aconselho muito porque senão vai surgir uma grande diferença no cabelo... uma parte com o cabelo liso e outra natural o que também pode fazer com que o cabelo se parta... devido ao limite entre a parte lisa e natural começar a enfraquecer.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. ola, eu desfriso o meu cabelo, mas ele nunca fica totalmente liso, o que faço? podes mostrar-nos bons desfrisantes para o cabelo e bons produtos a usar por favor, depois do desfriso?
    adoro o teu blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o desfrisante Dark and Lovely Shea Butter Moisture Plus Regular é um óptimo desfrisante! Se queres o cabelo muito liso basta usares o Regular desta gama que vai ficar mesmo lisinho (pelo menos é o que acontece no meu cabelo). E deixa o cabelo também muito hidratado e brilhante!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Sandy ...
    Quando aqui falas do tratamento de proteínas e hidratação é tudo no mesmo dia ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim nesse caso é no mesmo dia. Para não usares duas máscaras, podes optar por usar um condicionador altamente hidratante depois da máscara de proteínas.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. olá sandy;

    gostaria de saber se é mito ou verdade que só se pode desfrizar o cabelo quando est´a"sujo" lol bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode desfrisar-se o cabelo quando está limpo também, mas realmente quando está mais "sujo" parece que o desfriso pega mais.. Também não sei porquê lol mas isso acontece comigo!

      Eliminar
  11. Olá Sandra ...
    Olha no dia do desfrizo depois de retira-lo não se faz nenhum tratamento com máscaras, ou seja, só se tira o desfrizo e pronto ?
    obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim logo depois de tirares o desfrisante no cabelo fazer um tratamento com uma máscara média em proteínas. Geralmente na caixa dos desfrisantes já vem lá incluída uma máscara de tratamento.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá Sandy,

    Já lavei o cabelo como dizia no 1º passo. Agora não devo usar nada no cabelo( até no próximo fim de semana que será o dia que vou desfrisar) caso eu queria que ele fique todo liso? Mas assim o cabelo não vai ficar muito seco ou até
    partir!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      podes continuar a aplicar cremes e óleos especialmente nas pontas que não é a parte que vai levar o desfriso e geralmente é a parte que precisa de ser mais hidratada. Não deves é lavá-lo se quiseres que fique bem liso.

      Eliminar
  13. Eu tenho 12 anos e fiz um relaxamento no cabelo e o meu cabelo picou em metade. E agora vou fazer um ano sem relaxar, posso por o desfriso é ke o meu cabelo é muito encaracolado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Se não te importares em perder os caracóis, sim podes desfrisar.

      Eliminar
  14. Olá Sandy, :-)
    Olha eu posso estar na praia e molhar o meu cabelo na água com o desfriso no cabelo?? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      sim podes. Mas aconselho-te a aplicar óleo de coco no cabelo para protegê-lo da água do mar.

      Eliminar
  15. Meu cabelo está com caspa e cada vez que eu desfriso parece que a caspa aumenta, o que faço para acabar com a caspa? Posso continuar a desfrisar?

    ResponderEliminar
  16. O desfriso põe o meu cabelo castanho, isso é normal?

    ResponderEliminar
  17. Olá eu desfriso o cabelo à muito tempo só que o comprimento nunca passou dos ombros, por isso, quero saber se posso mesmo confiar nestes tratamentos e também queria saber se a senhora é cabelareira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não sou cabeleireira nem tenho nenhum curso no ramo. O que partilho neste blog é das experiências e conhecimentos que adquiri a partir do meu cabelo e pelas pesquisas que faço.
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Bom dia. Não desfriso o meu cabelo há cerca de 8 meses. noto que ele está mais forte e cresceu mais. quero voltar a te-lo natural. mas tenho medo que comece a partir. devo desfrisar o cabelo na mesma? ou posso ficar mesmo sem usar desfriso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal o cabelo partir-se enquanto está em transição. Provavelmente a parte que mais se tem partido é entre a separação do natural e desfrisado. Podes continuar em transição, não te preocupes :)

      Eliminar
  19. Olá Sandy! Estou a atravessar uma queda de cabelo imensa, com tudo já passou mais do que a altura de desfrisar. Sei que desanconselhas a utilização de desfriso neste caso, mas uma vez que já passou o período indicado, não poderá dever-se a isso? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      tenta perceber se o teu cabelo está a cair pela raiz ou os fios estão a partir-se na parte da transição da raiz para a parte desfrisada.
      Se o fio tiver uma bolinha branca na ponta é porque é queda, caso contrário estão a partir-se.
      Se for queda de cabelo experimenta aliviar com máscaras como a aphogee 2-step ou Joico K-Pak Reconstructor ou produtos naturais como aloe vera, alho, chá preto, etc.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  20. Olá Sandy. Antes de mais quero parabenizar-te pelo blog. Adoro-o.
    Bem o meu problema é o seguinte. No ano passado começei a usar um texturizador de cabelo no início era uma maravilha, estava a amar o meu cabelo, mas passado pouco tempo começei a ficar com quedas pontuais na parte de trás da cabeça. Então tinha de estar sempre à cortar o cabelo para ficar nivelado. Continuei insistindo no texturizador pensando que fosse uma fase de adaptação. Mas o problema persistia e começei a perder muito cabelo principalmente nas pontas. Então a minha cabeleireira sugeriu que eu trocasse de desfrizante nesse caso texturizador( na minha opinião as cabeleireira de hoje em dia não prestam,principalmente as que n têm formação, ainda bem os vocês blogeiras existem). Então esperei cerca de 2-3 meses e troquei para um outro. E o problema da queda piorou e o cabelo ficou muito avermelhado/acastanhado. Ajuda-me.
    Queria saber o que fazer. E qual é o tempo de espera para trocar de desfrizante? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nerysa,
      Não consegui perceber se o teu cabelo estava mesmo em queda ou se se partia nas pontas.
      Ocorreu-me a possibilidade de poderes ser alérgica aos químicos dos desfrisantes e daí estares a ter queda de cabelo.
      Normalmente o cabelo fica avermelhado/acastanhado quando são feitos vários re-desfrisos ao mesmo comprimento do cabelo ou então o cabelo está exposto ao Sol ou ao calor. Se re-desfrisaste o cabelo pode estar aí a origem do desnivelamento.
      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Olá Sandy,

      Desculpa a demora na resposta. Passava por aqui para dar umas espreitadelas e na altura ainda não tinhas respondido, mas depois esqueci-me da password da conta e ausentei-me um pouco. Sim, o cabelo estava com quebras gravissimas. Acho que acertaste em cheio. Fiz o exame na altura e o meu nível de alergia estava elevadissimo. Deve ser esse o motivo. Começei a fazer tranças desde ai e já não tenho tido problemas, no entanto voltei a tentar com um outro texturizador, vamos lá ver como reage. Tens alguma sugestão de produtos para quem é alergico aos químicos?

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Nerysa,
      Existe um produto da marca Beautiful Textures que amolece um bocado o cabelo durante um curto período de tempo e não contém químicos.
      Foi desenvolvido com o propósito de facilitar o alisamento com o secador ou chapinhas para quem tem o cabelo natural e acha difícil esticá-lo.
      Este produto contém proteínas que fazem o cabelo ficar mais maleável durante algum tempo. Podes ver aqui: http://www.beautifultextures.com/img/slideshow/all_models.jpg
      Existem outras marcas que fazem o mesmo, mas assim de repente só me lembro da Beautiful Textures.. Hei de fazer um post sobre isso..

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Olá Sandy. Obrigada pelas dicas. Vou procurar esse produto. Não sei se será fácil mas vamos lá. De certeza que vou adorar o post. Beijinhos

      Eliminar
  21. Olá Sandy. Antes de mais quero parabenizar-te pelo blog. Adoro-o.
    Bem o meu problema é o seguinte. A cerca de um ano começei a usar um texturizador de cabelo. No início era uma maravilha, estava a amar o meu cabelo. Mas pouco tempo depois estava a sofrer quedas pontuais na parte de trás da cabeça. Então tinha de estar sempre à cortar o cabelo para ficar nivelado. Continuei insistindo no texturizador pensando que fosse uma fase de adaptação. Mas o problema persistia. E começei a perder muito cabelo principalmente nas pontas. Então a minha cabeleireira ( sinceramente acho que as cabelereiras hoje em dia não prestam, e não sabem tratar do cabelo africano, ainda bem que vocês blogeiras existem) sugeriu que eu trocasse de desfrizante nesse caso texturizador. Então esperei cerca de 2-3 meses e troquei para um outro. E o problema da queda piorou, o cabelo ficou muito fraco e avermelhado/acastanhado. Ajuda-me.
    Queria saber o que fazer. E qual é o tempo de espera para trocar de desfrizante? Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Sandy, gostaria de saber quais produtos aconselhas para aquelas que vão desfrisar pela primeira vez? Não conheço desfrisantes bons

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      neste post sugiro algumas marcas de desfrisantes que considero boas:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2015/07/como-desfrisar-correctamente-o-cabelo.html
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Amei o post! Informação bem clara para não restarem dúvidas :)

    ResponderEliminar
  24. Oii sandy,tenho uma dúvida desfrisei o cabelo em casa so na raiz mas percebi que não ficou bem desfrisada como nos salões de cabelereiro a raiz não foi lisa contínuo um bocadinho crespa principalmente na parte posterior do cabelo,queria saber se faz algum mal desfrisar cabelo outra vez antes de completar pelo menos 8 semanas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kharla,
      se puderes tenta aguentar mesmo as 8 semanas e depois vai a um bom cabeleireiro desfrisar a raiz e retocar a parte mal desfrisada, eles saberão melhor fazer isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Olá. Desfrisei o cabelo a 1 semana.
    Gostaria de saber se daqui a 3 meses posso relaxar e vez de desfrisar? Queria ter os cachos naturais. Bjs

    ResponderEliminar
  26. O desfriso faz o cabelo crescer com dificuldade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os desfrisantes podem dificultar o crescimento do cabelo se forem mal aplicados, nomeadamente se forem aplicados no couro cabeludo.

      Eliminar